NA BELA PRAIA DOS SONHOS EM ITANHAÉM, AS ONDAS QUEBRAVAM COM FORÇA E GRAÇA, ATRAINDO SURFISTAS DE TODOS OS CANTOS. ENTRE ELES, DESTACAVA-SE RUI, UM JOVEM SURFISTA CONHECIDO POR SUA HABILIDADE E AMOR PELO MAR. SEU CABELO LISO E DESPENTEADO PELO VENTO, PELE BRONZEADA PELO SOL E SORRISO CONTAGIANTE FAZIAM DELE UMA FIGURA INESQUECÍVEL NA PRAIA.
CERTA MANHÃ, RUI ESTAVA SE PREPARANDO PARA MAIS UM DIA DE SURFE. ELE COLOCOU SUA BERMUDA COLORIDA, PEGOU SUA PRANCHA FAVORITA E CORREU EM DIREÇÃO AO MAR. ENQUANTO CORRIA, ELE ENCONTROU SEU MELHOR AMIGO, PEDRO, QUE JÁ ESTAVA COM SUA PRANCHA NA AREIA.
"EI, PEDRÃO! PRONTO PARA ENCARAR ESSAS ONDAS IRADAS?" GRITOU RUI, LEVANTANDO A PRANCHA ACIMA DA CABEÇA.
"COM CERTEZA, MEU IRMÃO! HOJE O MAR TÁ PERFEITO! VAMOS PEGAR UNS TUBOS INCRÍVEIS!" RESPONDEU PEDRO, EMPOLGADO.
OS DOIS AMIGOS CORRERAM PARA A ÁGUA, RINDO E BRINCANDO. AS ONDAS ESTAVAM ALTAS E DESAFIADORAS, MAS RUI E PEDRO ESTAVAM PRONTOS. ELES REMARAM COM FORÇA E LOGO ESTAVAM EM POSIÇÃO PARA PEGAR AS ONDAS.
"OLHA SÓ AQUELA ONDA, RUI! VAI SER ÉPICA!" APONTOU PEDRO.
"VAMO NESSA, MANO!" RUI RESPONDEU, REMANDO COM FORÇA.
RUI PEGOU A ONDA PERFEITA. ELE SE LEVANTOU NA PRANCHA COM AGILIDADE, DESLIZANDO COM GRAÇA SOBRE A ÁGUA. O VENTO SOPRAVA EM SEU ROSTO ENQUANTO ELE EXECUTAVA MANOBRAS RADICAIS. ELE FEZ UM CUTBACK PERFEITO E, EM SEGUIDA, UM FLOATER, DESLIZANDO SOBRE A CRISTA DA ONDA. A GALERA NA PRAIA APLAUDIA E GRITAVA DE EMOÇÃO.
"ISSO AÍ, RUI! ARREBENTA!" GRITAVAM OS ESPECTADORES.
PEDRO TAMBÉM PEGOU UMA ONDA INCRÍVEL E OS DOIS AMIGOS SURFARAM LADO A LADO, RINDO E SE DIVERTINDO. QUANDO CHEGARAM À PRAIA, ESTAVAM EXAUSTOS, MAS FELIZES.
"HOJE FOI DEMAIS, CARA! AQUELAS ONDAS ESTAVAM INSANAS!" DISSE PEDRO, SENTANDO-SE NA AREIA.
"COM CERTEZA! PRAIA DOS SONHOS NUNCA DECEPCIONA. E A GALERA VIBROU MUITO!" RESPONDEU RUI, SORRINDO.
DE REPENTE, UMA MENINA CHAMADA SOFIA, QUE ESTAVA OBSERVANDO OS DOIS AMIGOS, SE APROXIMOU TIMIDAMENTE. ELA SEGURAVA UMA PRANCHA PEQUENA E PARECIA NERVOSA.
"OI, RUI. OI, PEDRO. EU... EU QUERIA MUITO APRENDER A SURFAR, MAS TENHO UM POUCO DE MEDO. VOCÊS PODERIAM ME AJUDAR?" PERGUNTOU SOFIA, COM OS OLHOS BRILHANDO DE ESPERANÇA.
RUI OLHOU PARA PEDRO E AMBOS SORRIRAM.
"CLARO QUE SIM, SOFIA! VAMOS TE MOSTRAR COMO É DIVERTIDO PEGAR ONDA!" DISSE RUI, ANIMADO.
OS TRÊS FORAM PARA A ÁGUA NOVAMENTE. RUI E PEDRO ENSINARAM SOFIA A REMAR, SE EQUILIBRAR NA PRANCHA E, FINALMENTE, A SE SE LEVANTAR. COM PACIÊNCIA E INCENTIVO, SOFIA COMEÇOU A PEGAR PEQUENAS ONDAS.
"ISSO AÍ, SOFIA! TÁ MANDANDO MUITO BEM!" ELOGIOU PEDRO.
"CONTINUA ASSIM, GAROTA! VOCÊ TÁ PEGANDO O JEITO!" INCENTIVOU RUI.
COM O PASSAR DO TEMPO, SOFIA FICOU CADA VEZ MAIS CONFIANTE E LOGO ESTAVA PEGANDO ONDAS MAIORES. ELA RIA E GRITAVA DE ALEGRIA ENQUANTO SURFAVA AO LADO DE SEUS NOVOS AMIGOS.
A PRAIA DOS SONHOS CONTINUAVA A SER UM LUGAR MÁGICO ONDE OS SURFISTAS ENCONTRAVAM ALEGRIA E AMIZADE NAS ONDAS DO MAR. E ASSIM, RUI, PEDRO E SOFIA PASSARAM MUITOS DIAS INESQUECÍVEIS SURFANDO JUNTOS, SEMPRE EM BUSCA DA PRÓXIMA ONDA PERFEITA.