Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

 NA FAZENDA CAPIM SANTO, HAVIA UMA VAQUINHA CHAMADA GILDA. GILDA ERA CONHECIDA POR SUA TRANQUILIDADE E, PRINCIPALMENTE, POR SEU HÁBITO PECULIAR DE TIRAR UMA LONGA SONECA TODOS OS DIAS EXATAMENTE ÀS 2h09 DA TARDE. NÃO IMPORTAVA O QUE ESTIVESSE ACONTECENDO, GILDA SEMPRE DAVA UM JEITO DE TIRAR SUA SONECA PONTUALMENTE.

 

UM DIA, O GALO RUFINO, FAMOSO POR SEU AMOR POR CAFÉ, ESTAVA CANTANDO ANIMADAMENTE QUANDO PERCEBEU QUE OS PONTEIROS DO RELÓGIO MARCAVAM 2h08. ELE RAPIDAMENTE ALERTOU OS OUTROS ANIMAIS.

 

— PESSOAL, PESSOAL! ESTÁ QUASE NA HORA DA SONECA DA GILDA! — CANTOU RUFINO.

 

OS PORQUINHOS RONY E RINA, QUE ESTAVAM BRINCANDO NA LAMA, PARARAM DE BRINCAR E OLHARAM PARA O RELÓGIO.

 

— OLHA SÓ, RONY! VAI COMEÇAR O SHOW DA GILDA! — DISSE RINA RINDO.

 

NO EXATO MOMENTO EM QUE O RELÓGIO MARCOU 2h09, GILDA ESTAVA NO MEIO DO PASTO, MASTIGANDO CALMAMENTE UM PUNHADO DE CAPIM. ELA DEU UM GRANDE BOCEJO, OLHOU PARA OS LADOS E, COM UMA ELEGÂNCIA SURPREENDENTE PARA UMA VAQUINHA, DEITOU-SE NO CHÃO E FECHOU OS OLHOS.

 

A GALINHA MARICOTA, QUE SEMPRE TINHA ALGO A COMENTAR, NÃO PERDEU A OPORTUNIDADE:

 

— AH, ESSA GILDA! NÃO SEI COMO CONSEGUE DORMIR ASSIM, NO MEIO DO DIA. É UMA DORMINHOCA MESMO!

 

OS OUTROS ANIMAIS RIRAM, MAS RESPEITAVAM O HORÁRIO SAGRADO DA SONECA DE GILDA. TODOS SABIAM QUE ELA ACORDARIA REVIGORADA E PRONTA PARA AJUDAR COM QUALQUER TAREFA DA FAZENDA.

 

UM DIA, O DONO DA FAZENDA, SEU ZÉ, FICOU CURIOSO PARA SABER COMO GILDA CONSEGUIA DORMIR SEMPRE NO MESMO HORÁRIO. ELE DECIDIU OBSERVAR DE LONGE PARA DESCOBRIR O SEGREDO. AO PERCEBER A PONTUALIDADE DE GILDA, RESOLVEU PERGUNTAR DIRETAMENTE A ELA.

 

— GILDA, COMO VOCÊ CONSEGUE DORMIR SEMPRE ÀS 2h09 DA TARDE? — PERGUNTOU SEU ZÉ, COÇANDO A CABEÇA.

 

GILDA, COM SEU JEITO CALMO, RESPONDEU:

 

— É SIMPLES, SEU ZÉ. EU SIGO O RITMO DO SOL E DO VENTO. QUANDO O SOL ESTÁ NO PONTO CERTO E O VENTO SOPRA DE LEVE, MEU CORPO SABE QUE É HORA DE DESCANSAR.

 

SEU ZÉ COÇOU O QUEIXO, PENSATIVO. ELE NUNCA TINHA OUVIDO ALGO TÃO INTERESSANTE E NATURAL. DECIDIU QUE NÃO IRIA PUNIR NEM VENDER GILDA, AFINAL, ELA ERA UMA VAQUINHA ESPECIAL.

 

— SABE, GILDA, ACHO QUE TODOS NÓS PODEMOS APRENDER UM POUCO COM VOCÊ SOBRE DESCANSAR E RESPEITAR NOSSO CORPO. — DISSE SEU ZÉ, SORRINDO.

 

E ASSIM, GILDA CONTINUOU TIRANDO SUAS SONECAS PONTUALMENTE ÀS 2h09 DA TARDE. OS ANIMAIS DA FAZENDA RESPEITAVAM SEU HORÁRIO DE DESCANSO E ATÉ COMEÇARAM A APROVEITAR PARA FAZER UMA PAUSA TAMBÉM. RUFINO PARAVA DE CANTAR, OS PORQUINHOS DESCANSAVAM NA SOMBRA, E ATÉ MARICOTA TIRAVA UM COCHILO RÁPIDO.

 

NA FAZENDA CAPIM SANTO, O RITMO TRANQUILO DE GILDA TROUXE MAIS HARMONIA E BEM-ESTAR A TODOS. E TODOS APRENDERAM QUE, ÀS VEZES, UMA BOA SONECA É O SEGREDO PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 06/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish