Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ UM MENINO CHAMADO GENIVALDO QUE MORAVA NA PEQUENA CIDADE DE VILA ENCANTADA, AO PÉ DA MISTERIOSA SERRA DO MEDO. GENIVALDO ERA UM GAROTO CURIOSO E ADORAVA EXPLORAR TODOS OS CANTOS DA CIDADE, MAS SEMPRE EVITAVA A SERRA POR CAUSA DAS HISTÓRIAS ASSUSTADORAS QUE OS MORADORES CONTAVAM.

 

CERTA NOITE, DURANTE UMA BRINCADEIRA DE ESCONDE-ESCONDE COM SEUS AMIGOS, GENIVALDO SE ESCONDEU TÃO BEM QUE ACABOU SE AFASTANDO DO GRUPO E SUBINDO A TRILHA DA SERRA DO MEDO SEM PERCEBER. QUANDO DEU POR SI, ESTAVA NO MEIO DE UMA FLORESTA DENSA, ONDE A LUZ DA LUA MAL CONSEGUIA PENETRAR.

 

DE REPENTE, UM VENTO FRIO SOPROU E GENIVALDO SENTIU UM CALAFRIO SUBIR PELA ESPINHA. TENTOU LEMBRAR-SE DAS HISTÓRIAS QUE OUVIRA SOBRE A SERRA E COMEÇOU A SE SENTIR UM POUCO NERVOSO. FOI ENTÃO QUE ELE OUVIU UM BARULHO ESTRANHO, COMO UM FARFALHAR DE FOLHAS.

 

— QUEM ESTÁ AÍ? — PERGUNTOU GENIVALDO COM A VOZ TRÊMULA.

 

PARA SUA SURPRESA, UMA FIGURA APARECEU ENTRE AS ÁRVORES. ERA UM FANTASMA! MAS NÃO UM FANTASMA QUALQUER. ESTE FANTASMA ESTAVA VESTIDO COM A ELEGÂNCIA DE UMA ERA PASSADA: UM TERNO ALINHADO E UM GUARDA-CHUVA NA MÃO. ELE PARECIA TER SAÍDO DE UMA FOTOGRAFIA ANTIGA.

 

GENIVALDO FICOU PARALISADO DE MEDO. SEU CORAÇÃO BATIA TÃO RÁPIDO QUE ELE PODIA OUVI-LO NOS OUVIDOS.

 

— BOA NOITE, JOVEM RAPAZ — DISSE O FANTASMA COM UMA VOZ GENTIL E UM POUCO MELANCÓLICA. — MEU NOME É BARTHOLOMEU, E EU COSTUMAVA MORAR NESTA SERRA HÁ MUITOS ANOS.

 

— AI, QUE SUSTO! — EXCLAMOU GENIVALDO, DANDO UM SALTO PARA TRÁS. — VOCÊ... VOCÊ É UM FANTASMA!

 

— SIM, SOU — RESPONDEU BARTHOLOMEU COM UM SORRISO TRISTE. — MAS NÃO PRECISA TER MEDO DE MIM. ESTOU APENAS AQUI PARA PROTEGER ESTE LUGAR.

 

GENIVALDO, AINDA TREMENDO, COMEÇOU A SE ACALMAR UM POUCO. O FANTASMA NÃO PARECIA SER PERIGOSO.

 

— PROTEGER? PROTEGER DO QUÊ? — PERGUNTOU O GAROTO, CURIOSO.

 

— PROTEGER A SERRA DAS PESSOAS QUE NÃO RESPEITAM A NATUREZA E DAS LENDAS QUE PODEM CAUSAR MAIS MEDO DO QUE PROTEÇÃO — EXPLICOU BARTHOLOMEU, GIRANDO O GUARDA-CHUVA DE MANEIRA ELEGANTE. — VENHA, VOU TE MOSTRAR ALGO.

 

COM CERTA HESITAÇÃO, GENIVALDO SEGUIU BARTHOLOMEU POR UM CAMINHO ESTREITO ENTRE AS ÁRVORES. ELES CHEGARAM A UM PONTO ONDE A VISTA ERA MAGNÍFICA, A CIDADE DE VILA ENCANTADA BRILHAVA AO LONGE E AS ESTRELAS CINTILAVAM NO CÉU.

 

— ESTE LUGAR É ESPECIAL, GENIVALDO. E QUERO QUE VOCÊ AJUDE A PROTEGÊ-LO, ESPALHANDO HISTÓRIAS DE RESPEITO E CUIDADO — DISSE BARTHOLOMEU, COM UM OLHAR ESPERANÇOSO.

 

GENIVALDO ASSENTIU, SENTINDO UMA NOVA RESPONSABILIDADE CRESCER DENTRO DE SI. ELE NÃO ESTAVA MAIS COM MEDO. NA VERDADE, ESTAVA ANSIOSO PARA CONTAR A TODOS SOBRE SUA AVENTURA E O GENTIL FANTASMA DA SERRA.

 

— VOU CONTAR PARA TODOS NA CIDADE! — PROMETEU GENIVALDO. — VOU FAZER COM QUE TODOS RESPEITEM A SERRA E AS LENDAS DAQUI.

 

BARTHOLOMEU SORRIU E, COM UM ACENO DE SEU GUARDA-CHUVA, COMEÇOU A DESAPARECER NA NÉVOA.

 

— OBRIGADO, GENIVALDO. E LEMBRE-SE, A VERDADEIRA CORAGEM É ENFRENTARMOS NOSSOS MEDOS E TRANSFORMÁ-LOS EM ALGO POSITIVO — DISSE ELE, ANTES DE DESAPARECER COMPLETAMENTE.

 

GENIVALDO DESCEU A SERRA DE VOLTA PARA A CIDADE, COM O CORAÇÃO LEVE E CHEIO DE HISTÓRIAS PARA CONTAR. NA MANHÃ SEGUINTE, ELE REUNIU SEUS AMIGOS E MORADORES DA CIDADE E COMEÇOU A COMPARTILHAR SUA AVENTURA E A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER A SERRA DO MEDO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 06/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish