Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

EM SÃO PEDRO DAS PALMEIRAS, UMA PEQUENA CIDADE NO INTERIOR DE MINAS GERAIS, VIVIAM DOIS AMIGOS INSEPARÁVEIS: JOÃO E PEDRO. ELES ERAM CONHECIDOS POR SUAS TRAVESSURAS E COMPETIÇÕES AMIGÁVEIS, SEMPRE DISPUTANDO PARA VER QUEM ERA O MAIS FORTE, O MAIS RÁPIDO, OU O MAIS CORAJOSO. MAS, NAQUELE VERÃO, ELES DECIDIRAM RESOLVER DE UMA VEZ POR TODAS A GRANDE QUESTÃO: QUEM ERA O MAIS FORTE NO BRAÇO DE FERRO.

A NOTÍCIA DA DISPUTA SE ESPALHOU RAPIDAMENTE PELA CIDADE, E NO DIA DA GRANDE COMPETIÇÃO, A PRAÇA PRINCIPAL ESTAVA CHEIA DE CRIANÇAS E ADULTOS CURIOSOS PARA ASSISTIR AO DUELO. UMA MESA FOI COLOCADA BEM NO CENTRO, COM DUAS CADEIRAS, UMA DE CADA LADO.

JOÃO, COM SEU SORRISO TRAVESSO E OLHAR DETERMINADO, SE SE SENTOU À DIREITA, ENQUANTO PEDRO, COM SEU SEMBLANTE FIRME E MÚSCULOS À MOSTRA, SE POSICIONOU À ESQUERDA. DONA MARIA, A DONA DA PADARIA, FOI A JUÍZA ESCOLHIDA PARA A COMPETIÇÃO.

"PREPARADOS, MENINOS?" PERGUNTOU DONA MARIA, SEGURANDO UM LENÇO BRANCO QUE SERIA USADO PARA DAR INÍCIO À DISPUTA.

"PREPARADO!" RESPONDEU JOÃO, APERTANDO BEM A MÃO DE PEDRO, SENTINDO A FORÇA DO AMIGO.

"MAIS DO QUE PREPARADO!" AFIRMOU PEDRO, SENTINDO O CALOR DO APERTO DE JOÃO.

DONA MARIA ERGUEU O LENÇO. "AOS SEUS POSTOS... JÁ!"

OS DOIS AMIGOS COMEÇARAM A APLICAR FORÇA, OS MÚSCULOS DOS BRAÇOS SE CONTRAINDO ENQUANTO OS ROSTOS MOSTRAVAM A TENSÃO DO ESFORÇO. A MULTIDÃO TORCIA E GRITAVA PALAVRAS DE INCENTIVO, CRIANDO UMA ATMOSFERA DE PURA ADRENALINA.

"VAI, JOÃO! MOSTRA SUA FORÇA!"

"PEDRO, VOCÊ CONSEGUE!"

A DISPUTA ESTAVA ACIRRADA. OS BRAÇOS DOS DOIS AMIGOS TREMIAM ENQUANTO ELES TENTAVAM FORÇAR O BRAÇO DO OUTRO CONTRA A MESA. SUAS MÃOS SUAVAM, E OS OLHARES FIXOS UM NO OUTRO REVELAVAM A INTENSIDADE DA COMPETIÇÃO. A FORÇA ERA TANTA QUE PARECIA QUE A MESA IA QUEBRAR.

"VOCÊ VAI PERDER, PEDRO!" BRINCOU JOÃO, COM OS DENTES CERRADOS, TENTANDO DISTRAIR O AMIGO.

"NUNCA, JOÃO! EU SOU MAIS FORTE!" RESPONDEU PEDRO, SEM PERDER A CONCENTRAÇÃO, SEU ROSTO VERMELHO DE ESFORÇO.

O PÚBLICO ESTAVA HIPNOTIZADO, ACOMPANHANDO CADA MOVIMENTO DOS CONTENDORES. OS GRITOS DE TORCIDA ECOAVAM PELA PRAÇA, AUMENTANDO A TENSÃO NO AR.

DE REPENTE, JOÃO CONSEGUIU UMA PEQUENA VANTAGEM, FAZENDO O BRAÇO DE PEDRO CEDER UM POUCO. MAS PEDRO, COM UM GRITO DE DETERMINAÇÃO, CONSEGUIU RECUPERAR A POSIÇÃO INICIAL, TRAZENDO A DISPUTA DE VOLTA AO PONTO DE PARTIDA.

AMBOS ESTAVAM NO LIMITE DE SUAS FORÇAS. O SUOR ESCORRIA PELAS TESTAS, OS BRAÇOS TREMIAM VISIVELMENTE, E A RESPIRAÇÃO ESTAVA PESADA. A BATALHA CONTINUAVA SEM UM VENCEDOR CLARO À VISTA.

DE REPENTE, UM GRITO DE UMA CRIANÇA ECOOU PELA PRAÇA. "OLHA, UM PÁSSARO PRESO NA ÁRVORE!"

TODOS SE VIRARAM PARA VER O QUE ESTAVA ACONTECENDO. NO TOPO DE UMA ÁRVORE PRÓXIMA, UM PEQUENO PÁSSARO ESTAVA PRESO EM UM GALHO. JOÃO E PEDRO, SEM HESITAR, SOLTARAM AS MÃOS E CORRERAM PARA AJUDAR O PÁSSARO.

"VAMOS SUBIR JUNTOS, PEDRO!" DISSE JOÃO, JÁ COMEÇANDO A ESCALAR A ÁRVORE.

"BOA IDEIA, JOÃO!" RESPONDEU PEDRO, SEGUINDO O AMIGO.

COM HABILIDADE E TRABALHO EM EQUIPE, OS DOIS AMIGOS CONSEGUIRAM ALCANÇAR O PÁSSARO E SOLTÁ-LO DO GALHO. A MULTIDÃO APLAUDIU ENQUANTO O PÁSSARO VOAVA LIVREMENTE PELO CÉU.

QUANDO DESCERAM DA ÁRVORE, DONA MARIA OS ESPERAVA COM UM SORRISO. "VOCÊS SÃO VERDADEIROS HERÓIS!"

JOÃO E PEDRO SE ENTREOLHARAM, SORRINDO. "ACHO QUE NÃO PRECISAMOS DE UMA COMPETIÇÃO PARA SABER QUEM É O MAIS FORTE, NÉ, PEDRO?" DISSE JOÃO.

"VOCÊ TEM RAZÃO, JOÃO. A VERDADEIRA FORÇA ESTÁ NA NOSSA AMIZADE E NO QUE FAZEMOS JUNTOS," CONCORDOU PEDRO.

E ASSIM, A GRANDE DISPUTA DE BRAÇO DE FERRO SE TRANSFORMOU EM UMA AVENTURA INESPERADA, MOSTRANDO A TODOS EM SÃO PEDRO DAS PALMEIRAS QUE A VERDADEIRA FORÇA ESTÁ NA UNIÃO E NA AMIZADE.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 03/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish