NUMA ILHA NO CORAÇÃO DO CARIBE, ONDE AS ÁGUAS AZUIS BRILHAVAM COMO SAFIRAS E OS COQUEIROS BALANÇAVAM AO SABOR DA BRISA, UM SEGREDO ANTIGO ESTAVA PRESTES A SER DESCOBERTO. UM SEGREDO GUARDADO POR UM GUARDIÃO NADA CONVENCIONAL: UM DRAGÃO DOURADO CHAMADO FLAMEJANTE.
FLAMEJANTE NÃO ERA UM DRAGÃO QUALQUER. SEU BRILHO DOURADO RELUZIA AO SOL E SUAS ESCAMAS PARECIAM FEITAS DE OURO PURO. ELE ERA CONHECIDO POR SEU TEMPERAMENTO ARDENTE E SEU BAFO DE FOGO QUE PODIA DERRETER ATÉ AS ROCHAS MAIS DURAS. CERTO DIA, ENQUANTO VOAVA POR UMA PRAIA DESERTA, ALGO CHAMOU SUA ATENÇÃO. HAVIA UM BRILHO ESTRANHO VINDO DA AREIA.
CURIOSO, FLAMEJANTE POUSOU E COMEÇOU A CAVAR COM SUAS ENORMES GARRAS. APÓS ALGUNS MINUTOS, ENCONTROU UM VELHO BAÚ DE MADEIRA COM FERRAGENS ENFERRUJADAS. AO ABRIR O BAÚ, SEUS OLHOS SE ARREGALARAM: ESTAVA CHEIO DE OURO, JOIAS E OUTROS TESOUROS! SEM SABER, ELE HAVIA ENCONTRADO O LENDÁRIO TESOURO DO PIRATA BARBA NEGRA.
"ISSO É INCRÍVEL!" FLAMEJANTE EXCLAMOU, SEUS OLHOS BRILHANDO DE EXCITAÇÃO. "A PARTIR DE HOJE, EU SEREI O GUARDIÃO DESTE TESOURO!"
E ASSIM FOI. FLAMEJANTE CONSTRUIU UMA CAVERNA PARA ESCONDER O BAÚ E, DESDE ENTÃO, QUALQUER UM QUE OUSASSE CHEGAR PERTO DO TESOURO CORRIA O RISCO DE SAIR CHAMUSCADO PELO SEU FOGO. O DRAGÃO TORNOU-SE FAMOSO EM TODA A ILHA E MUITOS AVENTUREIROS TENTARAM, SEM SUCESSO, ROUBAR O TESOURO.
UM DIA, UM JOVEM E CORAJOSO GAROTO CHAMADO JOÃO DECIDIU QUE IRIA TENTAR. ELE OUVIU AS HISTÓRIAS SOBRE O TESOURO E ESTAVA DETERMINADO A CONSEGUIR UMA PARTE PARA AJUDAR SUA ALDEIA.
"EU TENHO UM PLANO," DISSE JOÃO A SI MESMO. "VOU CONVERSAR COM FLAMEJANTE. QUEM SABE ELE NÃO É TÃO ASSUSTADOR QUANTO DIZEM?"
JOÃO SE APROXIMOU DA CAVERNA COM CUIDADO. ELE AVISTOU O DRAGÃO ADORMECIDO NA ENTRADA E DECIDIU CHAMÁ-LO.
"OLÁ, FLAMEJANTE!" GRITOU JOÃO.
FLAMEJANTE ABRIU UM OLHO PREGUIÇOSO E SOLTOU UM PEQUENO JATO DE FOGO PARA MOSTRAR QUE ESTAVA ALERTA. "QUEM OUSA ME INCOMODAR?" ELE RUGIU.
"SOU EU, JOÃO," RESPONDEU O GAROTO, TENTANDO PARECER CORAJOSO. "EU OUVI FALAR DO SEU TESOURO E PENSEI QUE TALVEZ PUDÉSSEMOS FAZER UM ACORDO."
FLAMEJANTE LEVANTOU-SE LENTAMENTE E ENCAROU JOÃO. "UM ACORDO? O QUE VOCÊ PODE OFERECER A MIM, UM PODEROSO DRAGÃO, EM TROCA DO TESOURO DE BARBA NEGRA?"
JOÃO SORRIU E DISSE: "EU POSSO TRAZER DELICIOSOS COCOS FRESCOS TODOS OS DIAS! EU SEI QUE VOCÊ ADORA COCOS."
FLAMEJANTE, QUE REALMENTE TINHA UMA QUEDA POR COCOS, PENSOU POR UM MOMENTO. "COCOS FRESCOS TODOS OS DIAS, VOCÊ DIZ? ISSO PARECE TENTADOR. MAS, E SE VOCÊ TENTAR ME ENGANAR?"
"EU NUNCA FARIA ISSO!" EXCLAMOU JOÃO. "PODE CONFIAR EM MIM."
DEPOIS DE UM LONGO SILÊNCIO, FLAMEJANTE SUSPIROU. "MUITO BEM, JOÃO. TRAGA-ME COCOS FRESCOS TODOS OS DIAS E EU PERMITIREI QUE VOCÊ PEGUE UMA PEQUENA PARTE DO TESOURO PARA AJUDAR SUA ALDEIA. MAS LEMBRE-SE, SE TENTAR ME ENGANAR, SAIRÁ DAQUI MAIS TOSTADO QUE UM BISCOITO QUEIMADO."
E ASSIM FOI FEITO. TODOS OS DIAS, JOÃO TRAZIA COCOS FRESCOS PARA FLAMEJANTE E, EM TROCA, PEGAVA UMA PEQUENA PARTE DO TESOURO PARA SUA ALDEIA. COM O TEMPO, FLAMEJANTE E JOÃO TORNARAM-SE GRANDES AMIGOS. O DRAGÃO, ANTES SOLITÁRIO E FURIOSO, AGORA ERA FELIZ E TRANQUILO, GRAÇAS À COMPANHIA DE JOÃO E SEUS DELICIOSOS COCOS.
E ASSIM, A LENDA DE FLAMEJANTE, O DRAGÃO GUARDIÃO DO TESOURO, ESPALHOU-SE POR TODAS AS ILHAS DO CARIBE, NÃO COMO UMA FERA TEMÍVEL, MAS COMO UM AMIGO LEAL E JUSTO.