NO CORAÇÃO DA FLORESTA DOS GOYTACAZES , ONDE AS ÁRVORES SE ENCONTRAM TÃO ALTAS QUE PARECEM TOCAR O CÉU, VIVIA UMA TRIBO GUARANI. ENTRE ELES, HAVIA UM JOVEM ÍNDIO CHAMADO ARUÃ, CONHECIDO POR SUA BRAVURA E HABILIDADE NA CAÇA E PESCA. ARUÃ AMAVA A NATUREZA E PASSAVA HORAS ADMIRANDO A BELEZA AO SEU REDOR.
CERTA MANHÃ, ARUÃ SAIU PARA CAÇAR E PESCAR. O SOL ESTAVA BRILHANDO INTENSAMENTE, REFLETINDO NO RIO E CRIANDO UM ESPETÁCULO DE LUZES. FOI ENTÃO QUE ELE AVISTOU UMA BORBOLETA VERDE E AMARELA, DE UMA BELEZA INDESCRITÍVEL. ELA SOBREVOAVA AO REDOR DELE, SUAS ASAS BRILHANDO COMO ESMERALDAS E OURO.
"QUE CRIATURA MAGNÍFICA!" EXCLAMOU ARUÃ, MARAVILHADO. "NUNCA VI NADA IGUAL."
A BORBOLETA, COMO SE ENTENDESSE SUAS PALAVRAS, COMEÇOU A VOAR LENTAMENTE EM DIREÇÃO À FLORESTA. ARUÃ, FASCINADO, DECIDIU SEGUI-LA.
POR HORAS ELE A SEGUIU, ATRAVESSANDO RIOS E SUBINDO COLINAS, ATÉ CHEGAR A UM LUGAR MÁGICO. AS ÁRVORES ERAM ADORNADAS COM FLORES DE TODAS AS CORES, E O AR ESTAVA REPLETO DE BORBOLETAS DE DIFERENTES TAMANHOS E CORES. ELE HAVIA CHEGADO AO REINO DE PANAPANÁ, A TERRA DAS BORBOLETAS.
"BEM-VINDO, ARUÃ," UMA VOZ SUAVE ECOOU. ARUÃ OLHOU AO REDOR, MAS NÃO VIU NINGUÉM. A BORBOLETA VERDE E AMARELA POUSOU EM UMA FLOR PRÓXIMA E, PARA SUA SURPRESA, COMEÇOU A SE TRANSFORMAR. DIANTE DE SEUS OLHOS, A BORBOLETA VIROU UMA BELA MULHER.
"QUEM É VOCÊ?" PERGUNTOU ARUÃ, AINDA INCRÉDULO.
"MEU NOME É IARA," RESPONDEU A MULHER COM UM SORRISO. "SOU A GUARDIÃ DESTE REINO. TUPÃ, O DEUS DO TROVÃO, ME DEU ESSA FORMA PARA PROTEGER E CUIDAR DAS BORBOLETAS."
ARUÃ, ENCANTADO POR IARA, SENTIU SEU CORAÇÃO BATER MAIS RÁPIDO. ELE PASSAVA OS DIAS NO REINO DE PANAPANÁ, EXPLORANDO SUAS MARAVILHAS AO LADO DE IARA. QUANTO MAIS TEMPO PASSAVA, MAIS ELE SE APAIXONAVA POR ELA.
UMA NOITE, ENQUANTO OBSERVAVAM AS ESTRELAS, ARUÃ SE VIROU PARA IARA E DISSE: "IARA, QUERO FICAR AQUI COM VOCÊ PARA SEMPRE. MAS SOU APENAS UM HOMEM E VOCÊ UMA BORBOLETA. NÃO PODEMOS ESTAR JUNTOS."
IARA OLHOU NOS OLHOS DE ARUÃ E RESPONDEU: "TALVEZ HAJA UMA MANEIRA. PODEMOS PEDIR A TUPÃ."
E ASSIM FIZERAM. ARUÃ SE AJOELHOU E, COM TODO O SEU CORAÇÃO, PEDIU A TUPÃ: "GRANDE TUPÃ, PERMITA-ME FICAR COM IARA. FAÇA DE MIM UMA BORBOLETA PARA QUE POSSAMOS VIVER JUNTOS NESTE REINO."
TUPÃ, OUVINDO O PEDIDO SINCERO DE ARUÃ, RESPONDEU: "DE DIA, ARUÃ, VOCÊ SERÁ UMA BORBOLETA, VOANDO LIVREMENTE PELO REINO DE PANAPANÁ. E À NOITE, IARA, VOCÊ SE TORNARÁ UMA MULHER, PARA QUE POSSAM COMPARTILHAR O AMOR QUE SENTEM UM PELO OUTRO."
E ASSIM ACONTECEU. DURANTE O DIA, ARUÃ VOAVA AO LADO DE IARA, EXPLORANDO CADA CANTO DO REINO DE PANAPANÁ. À NOITE, ELES SE ENCONTRAVAM COMO HOMEM E MULHER, COMPARTILHANDO HISTÓRIAS, RISOS E AMOR.
E ASSIM, ARUÃ E IARA DECIDIRAM SE CASAR. A CERIMÔNIA FOI CELEBRADA POR TODAS AS BORBOLETAS DO REINO, QUE DANÇARAM AO REDOR DO CASAL, CRIANDO UM ESPETÁCULO DE LUZES E CORES.
"EU PROMETO TE AMAR E TE PROTEGER PARA SEMPRE," DISSE ARUÃ, SEGURANDO AS MÃOS DE IARA.
"E EU PROMETO ESTAR AO SEU LADO, NOS MOMENTOS DE ALEGRIA E DE TRISTEZA," RESPONDEU IARA, COM OS OLHOS BRILHANDO DE EMOÇÃO.
E ASSIM, ARUÃ E IARA VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE NO REINO DE PANAPANÁ, A TERRA DAS BORBOLETAS, ONDE O AMOR E A MAGIA SE ENCONTRAM EM PERFEITA HARMONIA.