Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

 

ERA UMA VEZ, NA ANTIGA CIDADE DE ATENAS, UM JOVEM MORTAL CHAMADO PERDIZ. ELE ERA CONHECIDO POR SUA INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE, SEMPRE INVENTANDO NOVAS ENGENHOCAS QUE DEIXAVAM TODOS MARAVILHADOS. SUAS INVENÇÕES ERAM TÃO EXTRAORDINÁRIAS QUE CHEGARAM AOS OUVIDOS DE ZEUS, O PODEROSO REI DOS DEUSES DO OLIMPO.

 

ZEUS, TEMENDO QUE PERDIZ PUDESSE UM DIA SE TORNAR MAIS PODEROSO QUE ELE E TOMAR SEU TRONO, DECIDIU ASSOMBRÁ-LO. E O FARIA DA MANEIRA MAIS CRUEL E ENGENHOSA: ATRAVÉS DOS SONHOS MÁGICOS.

 

TODA NOITE, QUANDO PERDIZ ADORMECIA, ZEUS ENTRAVA EM AÇÃO. CRIAVA SONHOS ASSUSTADORES QUE DEIXAVAM O JOVEM MORTAL APAVORADO.

 

NO PRIMEIRO SONHO, PERDIZ SE ENCONTROU EM UM LABIRINTO INFINITO. AS PAREDES ERAM FEITAS DE MÁRMORE BRANCO, REFLETINDO A LUZ DA LUA QUE VINHA DE LUGAR NENHUM E DE TODOS OS LUGARES AO MESMO TEMPO. PERDIZ CAMINHAVA E CAMINHAVA, MAS PARECIA QUE NUNCA ENCONTRARIA A SAÍDA. ELE OUVIA A VOZ DE ZEUS ECOANDO PELO LABIRINTO.

 

ZEUS, FALOU RINDO MALICIOSAMENTE "VOCÊ ACHA QUE PODE ESCAPAR, JOVEM MORTAL? ESTE LABIRINTO É INFINITO, ASSIM COMO A MINHA IRA."

 

PERDIZ, RESPONDEU DESESPERADAMENTE "POR QUE ESTÁ FAZENDO ISSO COMIGO? O QUE EU FIZ PARA MERECER TAL TORMENTO?"

 

ZEUS, RETRUCOU FALANDO "VOCÊ OUSA SONHAR ALTO DEMAIS, PERDIZ. ACHA QUE SUAS INVENÇÕES PODEM DESAFIÁ-LO? PROVE QUE PODE SAIR DAQUI, SE PUDER!"

 

NO SEGUNDO SONHO, PERDIZ ESTAVA EM UM PEQUENO BARCO NO MEIO DE UM OCEANO AGITADO. O CÉU ESTAVA NEGRO, E RAIOS CORTAVAM AS NUVENS, ILUMINANDO BREVEMENTE O CENÁRIO ATERRORIZANTE. AS ONDAS ERAM GIGANTESCAS, AMEAÇANDO ENGOLIR O BARCO A QUALQUER MOMENTO. ZEUS APARECEU ENTRE AS NUVENS, SEGURANDO UM RAIO EM SUA MÃO.

 

ZEUS, DISSE COM UMA VOZ TROVEJANTE "VOCÊ PENSA QUE PODE ENFRENTAR A FÚRIA DOS DEUSES, PERDIZ? ENFRENTE AGORA O PODER DA MINHA TEMPESTADE!"

 

PERDIZ, RESPONDEU TENTANDO MANTER O BARCO ESTÁVEL "EU NÃO QUERO ENFRENTAR VOCÊ, ZEUS. EU SÓ QUERO CRIAR, INVENTAR... POR FAVOR, DEIXE-ME EM PAZ!"

 

ZEUS, RETROCOU NOVAMENTE "NUNCA! VOCÊ APRENDERÁ QUE NÃO HÁ LUGAR PARA MORTAIS OUSADOS COMO VOCÊ NO REINO DOS DEUSES."

 

NO TERCEIRO SONHO, PERDIZ ESTAVA NO TOPO DE UM VULCÃO PRESTES A ENTRAR EM ERUPÇÃO. O CHÃO TREMIA SOB SEUS PÉS, E O CALOR ERA INSUPORTÁVEL. RIOS DE LAVA COMEÇAVAM A DESCER PELAS ENCOSTAS. ZEUS APARECEU NOVAMENTE, DESTA VEZ EM UMA NUVEM DE FUMAÇA.

 

ZEUS, DISSE COM UM SORRISO CRUEL “VEJA O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ DESAFIA OS DEUSES, PERDIZ. A DESTRUIÇÃO ESTÁ À SUA VOLTA, E NÃO HÁ COMO ESCAPAR."

 

PERDIZ, IMPLORA SUANDO E COM MEDO "POR FAVOR, ZEUS, EU IMPLORO! NÃO QUERO TOMAR O SEU TRONO. EU SÓ QUERO VIVER EM PAZ E CONTINUAR COM MINHAS INVENÇÕES."

 

ZEUS, MAIS FURIOSO COM O JOVEM, RESMUNGA "SE ISSO É VERDADE, MOSTRE-ME QUE VOCÊ É DIGNO DE MISERICÓRDIA. ESCAPE DESTE VULCÃO ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS."

 

ESSES SONHOS ASSUSTADORES CONTINUARAM A ATORMENTAR PERDIZ NOITE APÓS NOITE. MAS, APESAR DO MEDO E DO TERROR, O JOVEM MORTAL NÃO DESISTIU. ELE USOU SUA INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE PARA SUPERAR CADA UM DOS DESAFIOS QUE ZEUS LHE IMPÔS. NO FINAL, ZEUS PERCEBEU QUE PERDIZ NÃO ERA UMA AMEAÇA, MAS SIM UM SER EXCEPCIONALMENTE TALENTOSO QUE SÓ QUERIA VIVER EM PAZ.

 

E ASSIM, ZEUS CESSOU SUAS PERSEGUIÇÕES, E PERDIZ PÔDE CONTINUAR A CRIAR SUAS MARAVILHOSAS INVENÇÕES. ELE SE TORNOU UMA LENDA EM ATENAS, CONHECIDO NÃO SÓ POR SUA INTELIGÊNCIA, MAS TAMBÉM POR SUA CORAGEM E PERSEVERANÇA. E OS SONHOS MÁGICOS DE ZEUS, QUE ANTES ERAM DE TERROR, SE TRANSFORMARAM EM AVENTURAS CHEIAS DE APRENDIZADO E SABEDORIA.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 30/06/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish