Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

 

ERA UMA VEZ, EM UMA FAZENDA ALEGRE E MOVIMENTADA, UM TOURO VAIDOSO CHAMADO TONHÃO. TONHÃO ERA CONHECIDO POR SEU PORTE IMPONENTE E SEUS CHIFRES BRILHANTES, MAS ELE QUERIA MAIS. QUERIA MUDAR SEU ESTILO VISUAL E, PARA ISSO, DECIDIU VISITAR O FAMOSO SALÃO DE BELEZA DA CABELEIREIRA LEILA, A MAIS TALENTOSA ESTILISTA DA REGIÃO.

 

— LEILA, QUERIDA, QUERO UM NOVO VISUAL! — DECLAROU TONHÃO AO ENTRAR NO SALÃO.

 

LEILA, UMA CABELEIREIRA BEM-HUMORADA E EXPERIENTE, LEVANTOU UMA SOBRANCELHA E PERGUNTOU:

 

— E O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO, TONHÃO? TALVEZ UM CORTE MODERNO E UMA BARBA ESTILIZADA?

 

TONHÃO ASSENTIU ENTUSIASMADO E SENTOU-SE NA CADEIRA. LEILA COMEÇOU A TRABALHAR, APARANDO O CABELO E A BARBA DE TONHÃO COM PRECISÃO. APÓS ALGUM TEMPO, ELA GIROU A CADEIRA E MOSTROU O RESULTADO NO ESPELHO.

 

—  QUE VISUAL MARAVILHOSO! — EXCLAMOU LEILA. — O QUE ACHA?

 

TONHÃO OLHOU PARA SI MESMO NO ESPELHO E ABRIU UM LARGO SORRISO.

 

— ESTOU INCRÍVEL! — DISSE ELE, CHEIO DE ORGULHO. — CLARITA VAI ADORAR!

 

TONHÃO VOLTOU PARA O CURRAL, ANSIOSO PARA MOSTRAR SEU NOVO VISUAL À SUA ESPOSA, A VACA CLARITA. NO ENTANTO, AO VÊ-LO, CLARITA ARREGALOU OS OLHOS E SOLTOU UM MUGIDO DE ESPANTO.

 

— TONHÃO, O QUE VOCÊ FEZ?! — EXCLAMOU ELA, CLARAMENTE INSATISFEITA.

 

— EU MUDEI MEU VISUAL! NÃO FICOU BOM? — PERGUNTOU TONHÃO, UM POUCO DESAPONTADO COM A REAÇÃO DE CLARITA.

 

— NÃO, NÃO FICOU! VOCÊ PARECE UM PAVÃO, NÃO UM TOURO! — RETRUCOU CLARITA, IRRITADA.

 

A DISCUSSÃO SE ACALOROU, E CLARITA, FURIOSA, DECIDIU SAIR DO CURRAL. COM A CABEÇA ERGUIDA, ELA MARCHOU EM DIREÇÃO AO BREJO, RESMUNGANDO SOBRE COMO SEU MARIDO HAVIA PERDIDO A CABEÇA.

 

TONHÃO, CHATEADO, FOI ATRÁS DE CLARITA.

 

— CLARITA, VOLTE AQUI! NÃO ERA MINHA INTENÇÃO TE ABORRECER! — IMPLOROU ELE, TENTANDO ALCANÇÁ-LA.

 

CLARITA PAROU, VIROU-SE E DISSE:

 

— TONHÃO, VOCÊ PRECISA ENTENDER QUE MUDAR O VISUAL É UMA DECISÃO IMPORTANTE. EU GOSTAVA DE VOCÊ DO JEITO QUE ERA!

 

TONHÃO SUSPIROU E RESPONDEU:

 

— EU SÓ QUERIA TE SURPREENDER E ME SENTIR MELHOR COMIGO MESMO.

 

CLARITA OLHOU PARA TONHÃO, VENDO A SINCERIDADE EM SEUS OLHOS, E SUSPIROU.

 

— TALVEZ EU TENHA EXAGERADO. DESCULPE, TONHÃO. VOCÊ SEMPRE FOI MARAVILHOSO, COM OU SEM NOVO VISUAL. VAMOS VOLTAR PARA CASA? — DISSE ELA, MAIS CALMA.

 

TONHÃO SORRIU E, JUNTOS, ELES VOLTARAM PARA O CURRAL, RINDO E CONVERSANDO SOBRE A AVENTURA NO SALÃO DE BELEZA.

 

— MAS, TONHÃO, DA PRÓXIMA VEZ, VAMOS ESCOLHER O VISUAL JUNTOS, ESTAMOS ENTENDIDOS? — SUGERIU CLARITA.

 

— COMBINADO, MEU AMOR. COMBINADO. — RESPONDEU TONHÃO, ALIVIADO.

 

E ASSIM, A FAZENDA VOLTOU À SUA ALEGRE ROTINA, COM TONHÃO E CLARITA MAIS UNIDOS DO QUE NUNCA, SABENDO QUE, COM AMOR E COMPREENSÃO, QUALQUER PROBLEMA PODE SER SUPERADO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 28/06/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish