O VALOR DE UM ABRAÇO
ERA UMA VEZ, EM UMA GRANDE LOJA DE BRINQUEDOS CHAMADA CITTA’ DEL SOLE, NA CIDADE DE ROMA, HAVIA UM CASAL DE URSINHOS DE PELÚCIA CHAMADO TINO E TECA. ELES PASSAVAM OS DIAS NA VITRINE, OLHANDO PARA O MUNDO LÁ FORA, DESEJANDO UMA VIDA CHEIA DE AVENTURAS. UM DIA, UMA FADA BOAZINHA CHAMADA CELESTE APARECEU NA LOJA.
"VOCÊS DOIS PARECEM TÃO TRISTES," DISSE CELESTE, COM UM SORRISO GENTIL. "VOU DAR A VOCÊS A CHANCE DE VIVER UMA GRANDE AVENTURA."
COM UM TOQUE DE SUA VARINHA DE CONDÃO, TINO E TECA GANHARAM VIDA. SEUS OLHOS DE BOTÃO BRILHARAM E SUAS PEQUENAS PATAS DE PELÚCIA COMEÇARAM A SE MOVER.
"VAMOS, TECA! VAMOS EXPLORAR O MUNDO!" EXCLAMOU TINO, CHEIO DE ENTUSIASMO.
"SIM, TINO! VAMOS!" RESPONDEU TECA, SEGURANDO A PATA DE TINO.
ELES SAÍRAM DA LOJA, ACOMPANHADOS POR OUTROS BRINQUEDOS QUE TAMBÉM GANHARAM VIDA COM A MAGIA DE CELESTE: UM SOLDADINHO DE CHUMBO CHAMADO BRUNO, UMA BONECA DE PANO CHAMADA LILI, E UM CARRINHO DE MADEIRA CHAMADO MAX.
ROMA, A CIDADE ETERNA, OS ESPERAVA COM SUAS RUAS MOVIMENTADAS, MONUMENTOS ANTIGOS E PESSOAS CURIOSAS. LOGO AO SAIR, OS BRINQUEDOS SE DEPARARAM COM A GRANDIOSIDADE DO COLISEU. AS PESSOAS NA RUA NÃO ACREDITAVAM NO QUE VIAM: BRINQUEDOS DE PELÚCIA ANDANDO E CONVERSANDO.
"OLHEM, MAMÃE! URSINHOS DE PELÚCIA ANDANDO!" GRITOU UMA CRIANÇA, APONTANDO PARA TINO E TECA.
AS PESSOAS PARARAM E COMEÇARAM A SEGUIR OS BRINQUEDOS, MARAVILHADAS. EM MEIO A TANTA AGITAÇÃO, OS BRINQUEDOS PERCEBERAM ALGO ESPECIAL.
"VEJA, TINO," DISSE TECA, APONTANDO PARA UMA MÃE QUE ABRAÇAVA SUA FILHA COM FORÇA. "AQUELE ABRAÇO PARECE TÃO CHEIO DE AMOR."
"SIM, TECA," RESPONDEU TINO. "OS ABRAÇOS SÃO TÃO IMPORTANTES. ELES MOSTRAM O QUANTO AS PESSOAS SE IMPORTAM UMAS COM AS OUTRAS."
BRUNO, O SOLDADINHO DE CHUMBO, TAMBÉM OBSERVAVA AS PESSOAS. "OS ABRAÇOS TRAZEM CONFORTO E SEGURANÇA," DISSE ELE. "ACHO QUE DESCOBRIMOS ALGO MUITO VALIOSO."
ENQUANTO CAMINHAVAM PELAS RUAS, MAX, O CARRINHO DE MADEIRA, SUGERIU: "VAMOS FAZER ALGO ESPECIAL. VAMOS DAR ABRAÇOS PARA AS PESSOAS E VER O QUE ACONTECE."
OS BRINQUEDOS COMEÇARAM A SE APROXIMAR DAS PESSOAS, OFERECENDO SEUS ABRAÇOS CALOROSOS. CADA PESSOA QUE RECEBIA UM ABRAÇO SENTIA UMA ONDA DE FELICIDADE E AMOR. LILI, A BONECA DE PANO, ABRAÇOU UMA SENHORA IDOSA QUE COMEÇOU A CHORAR DE ALEGRIA.
"OBRIGADA, MINHA QUERIDA," DISSE A SENHORA. "SEU ABRAÇO ME FEZ LEMBRAR DO TEMPO EM QUE EU ERA CRIANÇA E MINHA MÃE ME ABRAÇAVA ASSIM."
OS BRINQUEDOS CONTINUARAM DISTRIBUINDO ABRAÇOS POR TODA ROMA. ELES ABRAÇARAM CRIANÇAS, ADULTOS E IDOSOS, ESPALHANDO AMOR E ALEGRIA POR ONDE PASSAVAM.
AO FINAL DO DIA, TINO E TECA SENTARAM-SE NA PRAÇA, OBSERVANDO AS PESSOAS FELIZES AO REDOR.
"TECA," DISSE TINO, SEGURANDO A PATA DE SUA AMADA. "HOJE APRENDEMOS QUE UM ABRAÇO PODE MUDAR O DIA DE UMA PESSOA. PODE TRAZER ALEGRIA, CONFORTO E AMOR."
"SIM, TINO," RESPONDEU TECA, COM OS OLHOS BRILHANDO. "DESCOBRIMOS O VALOR DE UM ABRAÇO. E ISSO É ALGO QUE LEVAREMOS CONOSCO PARA SEMPRE."
OS BRINQUEDOS, AGORA CANSADOS, MAS CHEIOS DE FELICIDADE, VOLTARAM PARA A LOJA DE BRINQUEDOS. CELESTE, A FADA BOAZINHA, OS ESPERAVA COM UM SORRISO.
"VOCÊS APRENDERAM UMA LIÇÃO IMPORTANTE HOJE," DISSE CELESTE. "O VALOR DE UM ABRAÇO É INESTIMÁVEL. ELE PODE FAZER O MUNDO UM LUGAR MELHOR."
E ASSIM, TINO E TECA, JUNTO COM SEUS AMIGOS, VOLTARAM PARA A VITRINE DA LOJA, SABENDO QUE A MAGIA DO AMOR E DOS ABRAÇOS NUNCA DESAPARECERÁ. ELES PASSARAM A ENCARAR OS DIAS COM MAIS ALEGRIA, ESPERANDO ANSIOSAMENTE A PRÓXIMA AVENTURA, E SEMPRE LEMBRANDO QUE UM SIMPLES ABRAÇO PODE FAZER TODA A DIFERENÇA.