Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

 

NO REINO ENCANTADO DAS FLORES DE NÉCTAR, ONDE O AR ESTAVA SEMPRE PERFUMADO E AS CORES DAS FLORES PARECIAM SAÍDAS DE UM ARCO-ÍRIS MÁGICO, VIVIA UMA BORBOLETA CHAMADA GLORINHA. GLORINHA ERA UMA BORBOLETA DA ESPÉCIE LEPIDOPTERA, CONHECIDA POR SUAS ASAS MAGNÍFICAS COBERTAS POR ESCAMAS PIGMENTADAS QUE REFLETIAM A LUZ DO SOL EM MIL CORES DIFERENTES. COM SEU CORPO MOLE E DIVERSAS ESTRUTURAS SENSORIAIS, ELA ERA UMA VERDADEIRA JOIA DA NATUREZA.

 

GLORINHA ACABARA DE SAIR DA ADOLESCÊNCIA, TRANSFORMANDO-SE EM UMA BELÍSSIMA BORBOLETA ADULTA. AGORA, COM SUAS PEÇAS BUCAIS ADAPTADAS PARA SUGAR O NÉCTAR DAS FLORES, ELA VOAVA GRACIOSA DE FLOR EM FLOR, CONTRIBUINDO PARA A POLINIZAÇÃO E ESPALHANDO BELEZA POR ONDE PASSAVA. FEMININA E DELICADA, GLORINHA TINHA UM SONHO: PARTICIPAR DO CONCURSO DE MISS BORBOLETA, ORGANIZADO PELA PODEROSA LAURINHA, A RAINHA DAS BORBOLETAS.

 

UM DIA, ENQUANTO DESCANSAVA SOBRE UMA MARGARIDA, GLORINHA OUVIU UMA CONVERSA ANIMADA ENTRE DUAS ABELHAS OPERÁRIAS QUE TRABALHAVAM NA COLMEIA PRÓXIMA.

 

— VOCÊ OUVIU FALAR DO CONCURSO DE MISS BORBOLETA? — PERGUNTOU A PRIMEIRA ABELHA.

 

— CLARO! DIZEM QUE A RAINHA LAURINHA ESTÁ PROCURANDO A BORBOLETA MAIS GRACIOSA E TALENTOSA DO REINO PARA COROAR COMO MISS BORBOLETA DESTE ANO! — RESPONDEU A SEGUNDA ABELHA.

 

GLORINHA, COM SUAS ANTENAS AGUÇADAS, NÃO PÔDE DEIXAR DE OUVIR E SEU CORAÇÃOZINHO BATEU MAIS FORTE. ELA VOOU RAPIDAMENTE ATÉ SUA AMIGA MARIPOSA, CONHECIDA POR SEUS SÁBIOS CONSELHOS.

 

— MARIPOSA, VOCÊ OUVIU SOBRE O CONCURSO DE MISS BORBOLETA? EU QUERO MUITO PARTICIPAR, MAS ESTOU UM POUCO NERVOSA. O QUE DEVO FAZER? — PERGUNTOU GLORINHA, AGITANDO SUAS ASAS COLORIDAS.

 

MARIPOSA SORRIU COM CARINHO E DISSE:

 

— QUERIDA GLORINHA, VOCÊ JÁ É UMA VENCEDORA SÓ POR QUERER PARTICIPAR. SEJA VOCÊ MESMA, MOSTRE SUA GRAÇA E TALENTO, E TENHO CERTEZA QUE A RAINHA LAURINHA VAI SE ENCANTAR COM VOCÊ. MAS LEMBRE-SE, NÃO É APENAS A BELEZA QUE IMPORTA, MAS TAMBÉM A BONDADE E O CORAÇÃO.

 

COM ESSAS PALAVRAS DE INCENTIVO, GLORINHA DECIDIU SE INSCREVER NO CONCURSO. NO DIA DO EVENTO, O REINO DAS FLORES DE NÉCTAR ESTAVA EM FESTA. BORBOLETAS DE TODOS OS CANTOS SE REUNIRAM PARA ASSISTIR AO GRANDE ESPETÁCULO. A PODEROSA LAURINHA, COM SUAS ASAS DOURADAS E COROA BRILHANTE, OBSERVAVA ATENTAMENTE DO SEU TRONO FEITO DE PÉTALAS DE ROSA.

 

QUANDO CHEGOU A VEZ DE GLORINHA, ELA RESPIROU FUNDO E ENTROU NO PALCO. COM ELEGÂNCIA, ELA COMEÇOU A DANÇAR, SUAS ASAS CRIANDO PADRÕES HIPNOTIZANTES NO AR. EM SEGUIDA, MOSTROU SEU TALENTO EM SUGAR O NÉCTAR DAS FLORES, FAZENDO MALABARISMOS COM SEU CORPO LEVE E ÁGIL. A PLATEIA ESTAVA ENCANTADA.

 

— VEJA COMO ELA É GRACIOSA! — EXCLAMOU UMA BORBOLETA AZUL.

 

— E TÃO TALENTOSA! — ACRESCENTOU UMA BORBOLETA VERDE.

 

NO FINAL DE SUA APRESENTAÇÃO, GLORINHA FEZ UMA REVERÊNCIA E, COM UM SORRISO TÍMIDO, DIRIGIU-SE À RAINHA LAURINHA.

 

— SUA MAJESTADE, EU SOU GLORINHA, E É UMA HONRA ESTAR AQUI. INDEPENDENTEMENTE DO RESULTADO, AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR MINHA ALEGRIA COM TODOS VOCÊS.

 

A RAINHA LAURINHA LEVANTOU-SE E APLAUDIU, SEGUIDA POR TODA A PLATEIA. COM UM BRILHO NOS OLHOS, LAURINHA DISSE:

 

— GLORINHA, SUA APRESENTAÇÃO FOI MAGNÍFICA. VOCÊ MOSTROU NÃO SÓ BELEZA, MAS TAMBÉM GRAÇA, TALENTO E UM CORAÇÃO PURO. É COM GRANDE ALEGRIA QUE LHE COROO COMO A NOVA MISS BORBOLETA!

 

O REINO DAS FLORES DE NÉCTAR EXPLODIU EM APLAUSOS E VIVAS. GLORINHA, COM A COROA DE PÉTALAS NA CABEÇA, SENTIU-SE MAIS FELIZ DO QUE NUNCA. ELA SABIA QUE AQUELE ERA APENAS O COMEÇO DE MUITAS AVENTURAS E QUE, COM BONDADE E CORAGEM, PODERIA CONQUISTAR QUALQUER SONHO.

 

E ASSIM, GLORINHA VIVEU FELIZ, ESPALHANDO BELEZA E ALEGRIA POR TODO O REINO, SEMPRE LEMBRANDO-SE DE QUE A VERDADEIRA BELEZA VEM DE DENTRO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 28/06/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish