Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

TUDO POR UM MORANGO

 

ERA UMA VEZ UM RATINHO CHAMADO OLIVER, QUE VIVIA EM UMA PEQUENA TOCA NO CAMPO. OLIVER ERA UM RATINHO COMO QUALQUER OUTRO, EXCETO POR UMA COISA: ELE ERA COMPLETAMENTE ALUCINADO POR MORANGOS. SE PUDESSE, ELE COMERIA MORANGOS NO CAFÉ DA MANHÃ, NO ALMOÇO, NO JANTAR E ATÉ NA SOBREMESA!

 

CERTA MANHÃ, OLIVER ACORDOU COM UM PENSAMENTO FIXO: "HOJE É DIA DE MORANGO!" ELE SE ESPREGUIÇOU, ESFREGOU SUAS PATINHAS E SAIU CORRENDO EM DIREÇÃO À PLANTAÇÃO DO SENHOR GERALDO. O FAZENDEIRO TINHA OS MORANGOS MAIS VERMELHINHOS E SUCULENTOS DE TODA A REGIÃO.

 

AO CHEGAR NA PLANTAÇÃO, OLIVER AVISTOU UM MORANGO ENORME, RELUZENTE AO SOL. ELE LAMBEU OS LÁBIOS E MURMUROU: "AH, MEU PRECIOSO MORANGO, VOCÊ SERÁ MEU!" MAS HAVIA UM PROBLEMA: O SENHOR GERALDO ESTAVA FURIOSO COM OS CONSTANTES ROUBOS DE SEUS MORANGOS E TINHA ESPALHADO RATOEIRAS POR TODA A FAZENDA.

 

OLIVER, PORÉM, NÃO SE INTIMIDOU. SEU LEMA ERA "TUDO POR UM MORANGO!"

 

ENQUANTO OLHAVA EM VOLTA, AVISTOU UMA RATOEIRA BEM AO LADO DO SEU ALVO. ELE SE ESGUEIROU CUIDADOSAMENTE, PENSANDO ALTO: "VAMOS LÁ, OLIVER. VOCÊ CONSEGUE! É SÓ NÃO TOCAR NA RATOEIRA..."

 

DE REPENTE, OUVIU UMA VOZ FAMILIAR. ERA RÚBIA, A RATINHA DA FLORESTA, E SUA MELHOR AMIGA.

 

— OLIVER, VOCÊ FICOU MALUCO? NÃO ESTÁ VENDO AS RATOEIRAS? — PERGUNTOU RÚBIA, ESPANTADA.

 

— AH, RÚBIA, VOCÊ NÃO ENTENDE! — RESPONDEU OLIVER. — ESSES MORANGOS SÃO COMO TESOUROS PARA MIM! EU PRECISO DELES!

 

RÚBIA REVIROU OS OLHOS, MAS NÃO PODIA DEIXAR SEU AMIGO SOZINHO.

 

— ENTÃO, VAMOS PENSAR EM UM PLANO. — DISSE RÚBIA.

 

OS DOIS COMEÇARAM A PENSAR, ATÉ QUE OLIVER TEVE UMA IDEIA BRILHANTE.

 

— E SE USÁSSEMOS UM GRAVETO PARA DESARMAR A RATOEIRA? — SUGERIU ELE.

 

RÚBIA OLHOU PARA OLIVER E SORRIU.

 

— ISSO PODE FUNCIONAR! VAMOS TENTAR.

 

OLIVER ENCONTROU UM GRAVETO E, COM CUIDADO, EMPURROU A RATOEIRA. SNAP! A RATOEIRA SE FECHOU SEM PEGAR NINGUÉM.

 

— CONSEGUIMOS! — COMEMOROU OLIVER.

 

ELE CORREU EM DIREÇÃO AO MORANGO E, FINALMENTE, CONSEGUIU PEGÁ-LO. COM UM SORRISO ENORME NO ROSTO, DEU UMA MORDIDA NO SUCULENTO MORANGO.

 

— AH, ISSO É VIDA! — SUSPIROU OLIVER, FELIZ.

 

MAS A FELICIDADE DUROU POUCO. DE REPENTE, OUVIRAM PASSOS PESADOS. ERA O SENHOR GERALDO, QUE VINHA VERIFICAR SUAS RATOEIRAS.

 

— RÁPIDO, OLIVER! VAMOS EMBORA! — SUSSURROU RÚBIA, PUXANDO OLIVER PELA PATA.

 

OS DOIS CORRERAM O MAIS RÁPIDO QUE PUDERAM, E CONSEGUIRAM ESCAPAR POR UM TRIZ. DE VOLTA À TOCA, OLIVER DIVIDIU O MORANGO COM RÚBIA, QUE APESAR DE TUDO, ERA SUA GRANDE AMIGA E MERECIA UMA RECOMPENSA POR SUA AJUDA.

 

— SABE, OLIVER, VOCÊ É REALMENTE DOIDO POR MORANGOS. — DISSE RÚBIA, RINDO.

 

— E VOCÊ É A MELHOR AMIGA QUE UM RATINHO PODE TER. — RESPONDEU OLIVER, SORRINDO.

 

E ASSIM, OLIVER APRENDEU A SER MAIS CAUTELOSO, MAS NUNCA PERDEU SUA PAIXÃO POR MORANGOS. AFINAL, COMO ELE SEMPRE DIZIA: "TUDO POR UM MORANGO!"

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 24/06/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish