Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

NO TRANQUILO BECO DO SOSSEGO, UMA RUA SEM SAÍDA ONDE AS CRIANÇAS COSTUMAVAM BRINCAR SEM PREOCUPAÇÕES, ALGO ESPECIAL ESTAVA PARA ACONTECER. ERA UM DIA ENSOLARADO, E AS CRIANÇAS ESTAVAM ANIMADAS, POIS UM GRANDE EVENTO SE APROXIMAVA: O TORNEIO DE BOLINHAS DE GUDE!

 

O SOL BRILHAVA NO CÉU E OS PÁSSAROS CANTAVAM ALEGREMENTE ENQUANTO PEDRO E ANA ORGANIZAVAM A COMPETIÇÃO. ELES HAVIAM PASSADO SEMANAS PLANEJANDO TUDO.

 

— VAMOS COMEÇAR LOGO! — DISSE PEDRO, EMPOLGADO, SEGURANDO UM SACO DE BOLINHAS DE GUDE COLORIDAS. — TEMOS UMA PISTA INCRÍVEL!

 

ANA, COM SEUS LONGOS CABELOS PRESOS EM UM RABO DE CAVALO, VERIFICAVA A LISTA DE PARTICIPANTES. — CERTO, PESSOAL! — ANUNCIOU ELA. — TODOS OS PRONTOS PARA O TORNEIO?

 

AS CRIANÇAS SE REUNIRAM AO REDOR, ANSIOSAS PARA COMEÇAR. HAVIA O JOÃO, SEMPRE COM UM SORRISO TRAVESSO; A SOFIA, QUE NUNCA PERDIA UMA PARTIDA; O LUCAS, CONHECIDO POR SUA MIRA CERTEIRA; E A JÚLIA, QUE TRAZIA SUAS BOLINHAS DE GUDE DA SORTE.

 

— AS REGRAS SÃO SIMPLES! — EXPLICOU PEDRO. — CADA UM JOGA UMA BOLINHA POR VEZ, E QUEM CONSEGUIR DERRUBAR MAIS BOLINHAS DO CÍRCULO, VENCE!

 

JOÃO, JÁ ANIMADO, GRITOU: — VOU GANHAR DE TODO MUNDO! MEUS DEDOS ESTÃO PRONTOS PARA A AÇÃO!

 

SOFIA, RINDO, RESPONDEU: — VEREMOS, JOÃO. TENHO TREINADO TODOS OS DIAS!

 

A PRIMEIRA RODADA COMEÇOU COM JOÃO. ELE SE AGACHOU, MIROU E LANÇOU SUA BOLINHA COM FORÇA. AS OUTRAS CRIANÇAS PRENDERAM A RESPIRAÇÃO. A BOLINHA DELE ACERTOU PRECISAMENTE UMA DAS BOLINHAS NO CÍRCULO, QUE SAIU ROLANDO.

 

— UAU! — EXCLAMOU LUCAS. — QUE TIRO!

 

SOFIA FOI A PRÓXIMA. ELA RESPIROU FUNDO, AJUSTOU A POSIÇÃO DA MÃO E LANÇOU SUA BOLINHA COM PRECISÃO. ACERTOU DUAS BOLINHAS DE UMA VEZ!

 

— NADA MAL, SOFIA! — DISSE JÚLIA, IMPRESSIONADA.

 

E ASSIM, A COMPETIÇÃO CONTINUOU. CADA CRIANÇA TEVE SUA VEZ, E TODAS ESTAVAM SE DIVERTINDO MUITO. ATÉ QUE CHEGOU A VEZ DE JÚLIA.

 

— VAI, JÚLIA! — GRITOU ANA, TORCENDO PELA AMIGA.

 

JÚLIA, UM POUCO NERVOSA, SEGUROU SUA BOLINHA DA SORTE. FECHOU OS OLHOS POR UM SEGUNDO, COMO SE ESTIVESSE FAZENDO UM PEDIDO, E ENTÃO LANÇOU. SUA BOLINHA FEZ UMA CURVA INESPERADA E ACERTOU TRÊS BOLINHAS DE UMA VEZ, LEVANDO A MULTIDÃO DE CRIANÇAS A APLAUDIR E GRITAR DE ALEGRIA.

 

— INCRÍVEL! — EXCLAMOU PEDRO, COM OS OLHOS ARREGALADOS. — JÚLIA, VOCÊ ESTÁ FAZENDO SUCESSO!

 

JÚLIA SORRIU, MAS ANTES QUE PUDESSE RESPONDER, UM SOM ESTRANHO CHAMOU A ATENÇÃO DE TODOS. UM VENTO FORTE COMEÇOU A SOPRAR, LEVANTANDO FOLHAS E POEIRA. DE REPENTE, UMA BOLINHA DE GUDE DOURADA SURGIU NO MEIO DO CÍRCULO.

 

— DE ONDE VEIO ESSA BOLINHA? — PERGUNTOU LUCAS, CONFUSO.

 

ANA, CURIOSA, PEGOU A BOLINHA E A OBSERVOU DE PERTO. — PARECE MÁGICA... — MURMUROU ELA.

 

PEDRO, SEMPRE PRONTO PARA UMA AVENTURA, DISSE: — TALVEZ SEJA UM DESAFIO EXTRA DO TORNEIO! QUEM CONSEGUIR USAR ESSA BOLINHA PARA ACERTAR O MAIOR NÚMERO DE OUTRAS BOLINHAS GANHARÁ UM PRÊMIO ESPECIAL!

 

AS CRIANÇAS, COM OS OLHOS BRILHANDO DE EXCITAÇÃO, CONCORDARAM. A BOLINHA DOURADA FOI COLOCADA NO CENTRO, E AS RODADAS RECOMEÇARAM.

 

TODOS TENTARAM, MAS A BOLINHA DOURADA PARECIA TER VIDA PRÓPRIA, DESVIANDO-SE DAS OUTRAS BOLINHAS. FINALMENTE, FOI A VEZ DE ANA. COM UM SORRISO DETERMINADO, ELA SEGUROU A BOLINHA DOURADA, MIROU E LANÇOU COM TODA SUA FORÇA. PARA SURPRESA DE TODOS, A BOLINHA ACERTOU TODAS AS OUTRAS DE UMA SÓ VEZ, ESPALHANDO-AS PELO BECO DO SOSSEGO.

 

— UAU! — GRITOU JOÃO. — ANA, VOCÊ É UMA CAMPEÃ!

 

AS CRIANÇAS CORRERAM PARA ABRAÇAR ANA, QUE RIA DE FELICIDADE. PEDRO, AINDA SURPRESO, DECLAROU: — ACHO QUE TEMOS UMA VENCEDORA! E O PRÊMIO ESPECIAL É... UM SACO CHEIO DE BOLINHAS DE GUDE PARA TODOS! ASSIM PODEMOS JOGAR JUNTOS SEMPRE QUE QUISERMOS.

 

E ASSIM, O TORNEIO DE BOLINHAS DE GUDE TERMINOU COM RISADAS, ABRAÇOS E NOVAS BOLINHAS DE GUDE PARA TODOS. NO BECO DO SOSSEGO, AS CRIANÇAS APRENDERAM QUE A VERDADEIRA VITÓRIA ESTAVA NA AMIZADE E NA DIVERSÃO COMPARTILHADA.

 

— MAL POSSO ESPERAR PELO PRÓXIMO TORNEIO! — DISSE SOFIA, COM UM SORRISO.

 

— NEM EU! — CONCORDOU JOÃO. — ATÉ LÁ, VAMOS TREINAR AINDA MAIS!

 

E O BECO DO SOSSEGO VOLTOU A SER O LUGAR MAIS FELIZ E TRANQUILO, ONDE A MAGIA DAS BOLINHAS DE GUDE E A AMIZADE DAS CRIANÇAS FAZIAM CADA DIA SER UMA NOVA AVENTURA.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 21/06/2024
Alterado em 22/06/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish