RA UMA VEZ, EM UMA PEQUENA ALDEIA CERCADA POR FLORESTAS ESCURAS, UMA MENINA CHAMADA BERNARDA. ELA ERA CURIOSA E CORAJOSA, SEMPRE EXPLORANDO NOVOS CANTOS E DESVENDANDO SEGREDOS ESCONDIDOS. SEUS CABELOS DOURADOS BRILHAVAM AO SOL E SEUS OLHOS VERDES REFLETIAM A VIVACIDADE DE SEU ESPÍRITO.
UMA TARDE, ENQUANTO CAMINHAVA PELO BOSQUE PRÓXIMO À ALDEIA, BERNARDA VIU ALGO SE MOVENDO ENTRE AS SOMBRAS DAS ÁRVORES. ERA UM GATO, MAS NÃO UM GATO COMUM. SEU PELO ERA METADE PRETO E METADE BRANCO, FORMANDO UM CONTRASTE IMPRESSIONANTE. O GATO TINHA OLHOS BRILHANTES E INTELIGENTES QUE PARECIAM ENXERGAR DIRETAMENTE A ALMA DE QUEM O OLHASSE.
"OI, GATINHO", CHAMOU BERNARDA COM UM SORRISO GENTIL, SE APROXIMANDO CAUTELOSAMENTE.
O GATO SE SENTOU E A OBSERVOU POR UM MOMENTO, ANTES DE COMEÇAR A ANDAR LENTAMENTE NA DIREÇÃO OPOSTA, COMO SE QUISESSE QUE BERNARDA O SEGUISSE. INTRIGADA, ELA DECIDIU SEGUIR O FELINO PELAS TRILHAS SINUOSAS DO BOSQUE.
DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS, O GATO LEVOU BERNARDA A UMA CLAREIRA. NO CENTRO DELA, HAVIA UMA FIGURA ALTA E IMPONENTE – UMA BRUXA CHAMADA ZIRALDO, CONHECIDA POR SEUS PODERES E SUA CAPACIDADE DE SE TRANSFORMAR EM ANIMAIS, ESPECIALMENTE EM GATOS.
ZIRALDO OLHOU PARA BERNARDA COM UM SORRISO MALICIOSO. "VEJO QUE VOCÊ ENCONTROU MEU FAMILIAR", DISSE ELA, REFERINDO-SE AO GATO.
BERNARDA SENTIU UM ARREPIO NA ESPINHA, MAS NÃO DEIXOU O MEDO TOMAR CONTA. "EU NÃO SABIA QUE ELE ERA SEU. ELE ME TROUXE ATÉ AQUI."
ZIRALDO RIU. "CLARO QUE TROUXE. GATOS SEMPRE TÊM UM PROPÓSITO."
DE REPENTE, O GATO PRETO E BRANCO COMEÇARAM A CIRCULAR AO REDOR DE BERNARDA, SUAS PATAS MOVENDO-SE SILENCIOSAMENTE NA GRAMA. A MENINA SENTIU UMA ESTRANHA SENSAÇÃO DE FORMIGAMENTO, COMO SE ALGUMA MÁGICA ESTIVESSE SENDO LANÇADA. ZIRALDO LEVANTOU AS MÃOS E COMEÇOU A ENTOAR UM FEITIÇO, SUAS PALAVRAS ECOANDO PELA CLAREIRA.
MAS ALGO INESPERADO ACONTECEU. EM VEZ DE BERNARDA SER ENFEITIÇADA, UMA LUZ BRILHANTE EMANOU DO GATO, ILUMINANDO A CLAREIRA. O FEITIÇO DE ZIRALDO SE VOLTOU CONTRA ELA MESMA. EM UM INSTANTE, A BRUXA SE TRANSFORMOU EM UMA ESTÁTUA DE GATO COM A PATINHA LEVANTADA, IMÓVEL E SEM VIDA.
O GATO PRETO E BRANCO, AGORA LIVRE DA INFLUÊNCIA DA BRUXA, MIOU SUAVEMENTE E ESFREGOU-SE NAS PERNAS DE BERNARDA, COMO SE AGRADECESSE POR SUA LIBERTAÇÃO. BERNARDA OLHOU PARA A ESTÁTUA DA BRUXA E ENTÃO PARA O GATO, COMPREENDENDO QUE O PODER DO BEM HAVIA PREVALECIDO.
"VAMOS PARA CASA, GATINHO", DISSE BERNARDA COM UM SORRISO, ACARICIANDO O GATO.
E ASSIM, BERNARDA E SEU NOVO AMIGO VOLTARAM PARA A ALDEIA. ELA CONTOU A TODOS SOBRE SUA AVENTURA, E A ESTÁTUA DA BRUXA PERMANECEU NA CLAREIRA COMO UM LEMBRETE DE QUE A BONDADE E A CORAGEM SEMPRE TRIUNFAM SOBRE O MAL. E O GATO PRETO E BRANCO? ELE SE TORNOU UM COMPANHEIRO FIEL DE BERNARDA, SEMPRE AO SEU LADO, COMPARTILHANDO NOVAS AVENTURAS E PROTEGENDO-A DE QUALQUER PERIGO.