A COBRA DE BRONZE
HOUVE UM TEMPO EM QUE O POVO DE ISRAEL VAGAVA PELO DESERTO, GUIADO POR MOISÉS, EM BUSCA DA TERRA PROMETIDA. ERA UMA JORNADA LONGA E CHEIA DE DESAFIOS. UM DIA, ALGO ASSUSTADOR ACONTECEU: SERPENTES VENENOSAS APARECERAM E COMEÇARAM A MORDER AS PESSOAS, TRAZENDO DOR E MEDO.
O PEQUENO JAIRO, UM GAROTO CURIOSO E CORAJOSO, ESTAVA ENTRE OS ISRAELITAS. ELE OBSERVAVA TUDO COM SEUS GRANDES OLHOS CASTANHOS, SEMPRE PROCURANDO ENTENDER O QUE ACONTECIA AO SEU REDOR. QUANDO AS SERPENTES COMEÇARAM A MORDER AS PESSOAS, ELE VIU SEU MELHOR AMIGO, SILAS, SER ATACADO. O VENENO RAPIDAMENTE FEZ SILAS SE SENTIR MUITO MAL, E JAIRO FICOU DESESPERADO.
JAIRO CORREU ATÉ ONDE ESTAVA MOISÉS, PEDINDO AJUDA COM A VOZ TRÊMULA. MOISÉS, SEMPRE SÁBIO E TEMENTE A DEUS, FOI FALAR COM O SENHOR, PEDINDO ORIENTAÇÃO. E O SENHOR RESPONDEU A MOISÉS: “FAÇA UMA SERPENTE DE BRONZE E A COLOQUE NO ALTO DE UM POSTE. QUANDO ALGUÉM FOR MORDIDO POR UMA SERPENTE E OLHAR PARA A SERPENTE NO ALTO DO POSTE, ESCAPARÁ COM VIDA.”
COM RAPIDEZ E PRECISÃO, MOISÉS FEZ UMA SERPENTE DE BRONZE E A COLOCOU NO ALTO DE UM POSTE, NO CENTRO DO ACAMPAMENTO. ELE CHAMOU TODAS AS PESSOAS E EXPLICOU O QUE O SENHOR HAVIA DITO.
JAIRO, SEGURANDO A MÃO DE SILAS, AJUDOU SEU AMIGO A OLHAR PARA A SERPENTE DE BRONZE. SILAS, COM OS OLHOS CHEIOS DE LÁGRIMAS DE DOR, LEVANTOU A CABEÇA COM A AJUDA DE JAIRO E OLHOU FIXAMENTE PARA A SERPENTE DE BRONZE. POUCO A POUCO, A DOR COMEÇOU A DIMINUIR, E NOÉ SENTIU SUAS FORÇAS RETORNANDO.
"ESTOU ME SENTINDO MELHOR, JAIRO!" DISSE SILAS, COM UM SORRISO ALIVIADO.
JAIRO NÃO PODIA ACREDITAR NO QUE VIA. A SERPENTE DE BRONZE REALMENTE FUNCIONAVA! ELE VIU OUTRAS PESSOAS QUE HAVIAM SIDO MORDIDAS TAMBÉM SE RECUPERAREM AO OLHAR PARA A SERPENTE NO ALTO DO POSTE. FOI UM MILAGRE!
OS ISRAELITAS FICARAM GRATOS E CHEIOS DE FÉ. ELES APRENDERAM A CONFIAR AINDA MAIS EM DEUS E NA SABEDORIA DE MOISÉS. JAIRO, SEGURANDO A MÃO DE SEU AMIGO CURADO, OLHOU PARA A SERPENTE DE BRONZE E SENTIU UMA ONDA DE ESPERANÇA ENCHER SEU CORAÇÃO.
DEPOIS DESSE EVENTO, O POVO DE ISRAEL PARTIU PARA UM LUGAR CHAMADO OBOTE, ONDE ACAMPARAM. JAIRO E SILAS CONTINUARAM SUA JORNADA, SABENDO QUE, MESMO NAS SITUAÇÕES MAIS DIFÍCEIS, ELES PODERIAM SEMPRE CONFIAR NA AJUDA DIVINA.
E ASSIM, O POVO DE ISRAEL SEGUIU SUA JORNADA PELO DESERTO, COM A FÉ RENOVADA E A ESPERANÇA SEMPRE PRESENTE, LEMBRANDO-SE DA SERPENTE DE BRONZE QUE OS SALVOU.