Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

 

ERA UMA VEZ, EM UM VILAREJO ENCANTADO NA SERRA DO RIO DO RASTRO, EM SANTA CATARINA, UMA MENINA CHAMADA CLARA. CLARA TINHA DEZ ANOS E ERA CONHECIDA POR TODOS COMO “CLARA DAS IDEIAS”. ISSO PORQUE SUA CABEÇA ESTAVA SEMPRE FERVILHANDO DE PENSAMENTOS MIRABOLANTES E PLANOS AVENTUREIROS.

 

UM DIA, ENQUANTO CLARA ESTAVA SENTADA EM UM GRANDE PENHASCO ADMIRANDO A VISTA DESLUMBRANTE DA SERRA, ELA TEVE UMA IDEIA BRILHANTE. "E SE EU ENCONTRAR O TESOURO PERDIDO DO VELHO CAPITÃO MÁRIO?" DISSE ELA A SI MESMA, COM OS OLHOS BRILHANDO DE EXCITAÇÃO.

 

CLARA DESCEU CORRENDO A COLINA PARA CONTAR A NOVIDADE A SEUS AMIGOS, JOÃO E ANA.

 

— JOÃO! ANA! EU TIVE A MELHOR IDEIA DE TODAS! VAMOS ENCONTRAR O TESOURO PERDIDO DO CAPITÃO MÁRIO! — EXCLAMOU CLARA, SEM CONSEGUIR CONTER A EMPOLGAÇÃO.

 

JOÃO, UM GAROTO DE CABELOS ARREPIADOS E SEMPRE CURIOSO, RESPONDEU:

 

— MAS CLARA, TODO MUNDO DIZ QUE ESSE TESOURO É SÓ UMA LENDA. E MESMO QUE FOSSE VERDADE, ONDE VAMOS COMEÇAR A PROCURAR?

 

ANA, A MAIS CAUTELOSA DO GRUPO, ACRESCENTOU:

 

— E SE FOR PERIGOSO? A SERRA DO RIO DO RASTRO É CHEIA DE SURPRESAS, VOCÊ SABE.

 

CLARA, COM UM SORRISO TRAVESSO, RESPONDEU:

 

— TENHO UM MAPA! — DISSE, PUXANDO UM PEDAÇO DE PAPEL AMARELADO DO BOLSO. — ENCONTREI NO SÓTÃO DA MINHA AVÓ. DIZ QUE O TESOURO ESTÁ ESCONDIDO EM UMA CAVERNA SECRETA ATRÁS DA GRANDE CACHOEIRA.

 

OS OLHOS DE JOÃO E ANA SE ARREGALARAM.

 

— UAU! ISSO É INCRÍVEL! — EXCLAMOU JOÃO.

 

— BEM, SE VOCÊ TEM UM MAPA... — DISSE ANA, AINDA UM POUCO RECEOSA, MAS JÁ COMEÇANDO A SE ANIMAR COM A AVENTURA.

 

E ASSIM, OS TRÊS AMIGOS PARTIRAM EM SUA JORNADA. NO CAMINHO, CLARA CONTOU SUAS IDEIAS PARA POSSÍVEIS ARMADILHAS QUE PODERIAM ENCONTRAR E COMO SUPERÁ-LAS. ELA PENSAVA EM TUDO: DE UM SISTEMA PARA DESVIAR DE ROCHAS DESMORONANDO A UM JEITO DE ATRAVESSAR RIOS COM CORDAS E MADEIRAS.

 

A TRILHA ERA LONGA E CHEIA DE DESAFIOS. PRIMEIRO, TIVERAM QUE ATRAVESSAR UMA PONTE DE CORDAS QUE BALANÇAVA PERIGOSAMENTE SOBRE UM DESFILADEIRO.

 

— CLARA, ESSA PONTE NÃO PARECE MUITO SEGURA... — DISSE ANA, OLHANDO NERVOSAMENTE PARA A PROFUNDIDADE ABAIXO.

 

— É SÓ NÃO OLHAR PARA BAIXO! VAMOS EM FRENTE! — RESPONDEU CLARA, CONFIANTE.

 

DEPOIS DE ATRAVESSAREM A PONTE, ENFRENTARAM UMA TEMPESTADE REPENTINA. CLARA, JÁ PREPARADA, PUXOU UMA CAPA DE CHUVA PARA CADA UM DE SEUS AMIGOS.

 

— SABIA QUE ALGO ASSIM PODERIA ACONTECER! — DISSE ELA, COM UM SORRISO.

 

FINALMENTE, APÓS VÁRIAS HORAS DE CAMINHADA, CHEGARAM À GRANDE CACHOEIRA. O SOM DA ÁGUA CAINDO ERA ENSURDECEDOR. CLARA OLHOU PARA O MAPA E DEPOIS PARA A CACHOEIRA.

 

— A CAVERNA DEVE ESTAR BEM ATRÁS DA CORTINA DE ÁGUA. VAMOS LÁ! — GRITOU ELA.

 

COM DIFICULDADE, OS TRÊS AMIGOS CONSEGUIRAM PASSAR POR TRÁS DA CACHOEIRA E, PARA SUA SURPRESA, ENCONTRARAM A ENTRADA DA CAVERNA. O AR ESTAVA ÚMIDO E FRESCO, E A CAVERNA ERA ILUMINADA POR CRISTAIS BRILHANTES NAS PAREDES.

 

— UAU! — EXCLAMOU JOÃO. — PARECE MÁGICA!

 

— VAMOS EM FRENTE — DISSE CLARA, LIDERANDO O CAMINHO.

 

ELES ANDARAM POR UM CORREDOR ESTREITO ATÉ CHEGAREM A UMA SALA AMPLA E MISTERIOSA. NO CENTRO, HAVIA UM BAÚ ANTIGO E ENFERRUJADO.

 

— ESSE É O TESOURO DO CAPITÃO MÁRIO! — DISSE CLARA, COM OS OLHOS BRILHANDO DE ALEGRIA.

 

COM ALGUM ESFORÇO, CONSEGUIRAM ABRIR O BAÚ. LÁ DENTRO, ENCONTRARAM MOEDAS DE OURO, PEDRAS PRECIOSAS E UM PERGAMINHO VELHO.

 

— SOMOS RICOS! — GRITOU JOÃO.

 

— ESPERA — DISSE ANA, PEGANDO O PERGAMINHO. — PARECE UMA MENSAGEM.

 

NO PERGAMINHO, ESTAVA ESCRITO: "PARA AQUELES QUE ENCONTRAM MEU TESOURO, USEM-NO COM SABEDORIA PARA O BEM DE TODOS".

 

CLARA SORRIU E DISSE:

 

— ACHO QUE O VERDADEIRO TESOURO É A AVENTURA QUE TIVEMOS E O QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR NOSSO VILAREJO.

 

OS TRÊS AMIGOS CONCORDARAM, E ASSIM VOLTARAM PARA CASA, NÃO APENAS COM UM BAÚ DE RIQUEZAS, MAS COM O CORAÇÃO CHEIO DE ALEGRIA E ORGULHO POR SUA INCRÍVEL AVENTURA.

 

E ASSIM, CLARA DAS IDEIAS CONTINUOU A TER SUAS IDEIAS MIRABOLANTES, SEMPRE TRAZENDO NOVAS AVENTURAS PARA SEUS AMIGOS E SUA COMUNIDADE NA BELA SERRA DO RIO DO RASTRO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 20/06/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish