ERA UMA VEZ UM GATINHO CHAMADO BAMBAM QUE VIVIA EM UMA PEQUENA CASA DE FAZENDA. NÃO IMPORTAVA SE ERA VERÃO, OUTONO, INVERNO OU PRIMAVERA, BAMBAM ESTAVA SEMPRE TREMENDO DE FRIO. SUAS PATINHAS GELADAS, O RABO ARREPIADO E O NARIZINHO TRÊMULO ERAM A MARCA REGISTRADA DO NOSSO AMIGO FELINO.
CERTA MANHÃ ENSOLARADA DE VERÃO, ENQUANTO OS OUTROS ANIMAIS APROVEITAVAM O CALOR, BAMBAM ESTAVA ENCOLHIDO EM UM CANTO, TREMENDO COMO UMA FOLHA AO VENTO. SEU MELHOR AMIGO, O CACHORRO TOBIAS, SE APROXIMOU COM SEU SORRISO CANINO E PERGUNTOU:
- BAMBAM, POR QUE VOCÊ ESTÁ TREMENDO? ESTÁ UM DIA TÃO BONITO E QUENTE!
- AH, TOBIAS – SUSPIROU BAMBAM, ENQUANTO SE ENROLAVA AINDA MAIS. – NÃO SEI POR QUE, MAS ESTOU SEMPRE COM FRIO. E NÃO HÁ COBERTOR QUE ME AQUEÇA!
A GALINHA CLOTILDE, QUE ESTAVA POR PERTO, OUVIU A CONVERSA E RESOLVEU AJUDAR.
- JÁ TENTOU UM BANHO QUENTE? – CACAREJOU ELA. – EU SEMPRE ME SINTO QUENTINHA DEPOIS DE UM BANHO DE SOL.
BAMBAM BALANÇOU A CABEÇA NEGATIVAMENTE, OS OLHOS TRISTES.
- JÁ TENTEI DE TUDO, CLOTILDE. BANHO QUENTE, BANHO DE SOL, ATÉ MESMO CACHECÓIS! NADA FUNCIONA.
NISSO, O COELHO ZEZÉ, QUE ERA FAMOSO POR SUAS IDEIAS MIRABOLANTES, PULOU PARA PERTO DELES.
- EU TENHO UMA IDEIA! – ANUNCIOU ZEZÉ, COM SEUS GRANDES OLHOS BRILHANDO. – E SE A GENTE TENTASSE FAZER UMA FOGUEIRA BEM QUENTINHA PARA VOCÊ?
TODOS OS ANIMAIS SE REUNIRAM E COMEÇARAM A JUNTAR GRAVETOS. A VACA MARGARIDA TROUXE UM BALDE DE LEITE QUENTE, DIZENDO QUE SEMPRE LHE AQUECIA AS NOITES FRIAS. O PORCO ESPIRRO SUGERIU QUE BAMBAM SE ENROLASSE EM PALHA, DIZENDO QUE ERA ÓTIMO PARA RETER CALOR.
DEPOIS DE UM TEMPO, A FOGUEIRA ESTAVA PRONTA, CERCADA POR ALMOFADAS DE PALHA E UM BALDE DE LEITE QUENTE. BAMBAM SE APROXIMOU HESITANTE, MAS LOGO SE DEITOU AO LADO DA FOGUEIRA, SENTINDO O CALOR SE ESPALHAR POR SEU CORPO. TOBIAS COMEÇOU A LHE FAZER CARÍCIAS NA CABEÇA, PERTO DAS ORELHINHAS, E CLOTILDE LHE DEU UM BEIJO CARINHOSO NO FOCINHO.
- ESTÁ AJUDANDO? – PERGUNTOU ZEZÉ, ANSIOSO.
BAMBAM FECHOU OS OLHOS E UM PEQUENO SORRISO APARECEU EM SEU ROSTO.
- ESTÁ MUITO MELHOR – MURMUROU ELE. – ACHO QUE FINALMENTE ESTOU COMEÇANDO A ME SENTIR QUENTINHO!
TODOS OS ANIMAIS COMEMORARAM E, POR UM TEMPO, PARECIA QUE O PROBLEMA DE BAMBAM ESTAVA RESOLVIDO. MAS, ALGUNS DIAS DEPOIS, MESMO COM O CALOR DA FOGUEIRA, BAMBAM COMEÇOU A TREMER NOVAMENTE.
- AH, NÃO! – EXCLAMOU TOBIAS. – O QUE VAMOS FAZER AGORA?
FOI ENTÃO QUE A CORUJA OLÍVIA, QUE SEMPRE TINHA UMA RESPOSTA PARA TUDO, POUSOU EM UM GALHO PRÓXIMO E DISSE:
- BAMBAM, TALVEZ O SEU FRIO NÃO SEJA SÓ DO CORPO, MAS TAMBÉM DO CORAÇÃO. VOCÊ PRECISA DE ALGO MAIS PARA AQUECER VOCÊ POR COMPLETO.
BAMBAM LEVANTOU UMA SOBRANCELHA, CONFUSO.
- E O QUE PODERIA SER ISSO, OLÍVIA?
A CORUJA SORRIU SABIAMENTE.
- AMOR E CARINHO. MUITO AMOR E CARINHO. CONTINUE RECEBENDO AS CARÍCIAS NA CABEÇA, PERTO DAS ORELHINHAS E NO FOCINHO. ISSO SEMPRE AQUECE O CORAÇÃO.
OS AMIGOS DE BAMBAM ENTÃO DECIDIRAM SE REVEZAR PARA MANTER BAMBAM SEMPRE AQUECIDO COM CARINHO. TOBIAS CUIDAVA DE FAZER-LHE CAFUNÉS NA CABEÇA, CLOTILDE LHE DAVA BEIJOS NO FOCINHO, E ATÉ ZEZÉ LHE FAZIA CÓCEGAS PERTO DAS ORELHAS. MARGARIDA SEMPRE ESTAVA POR PERTO COM SEU LEITE QUENTE, E ESPIRRO O MANTINHA ENROLADO EM PALHA.
COM TANTO AMOR E CARINHO, BAMBAM COMEÇOU A SE SENTIR CADA VEZ MENOS FRIO. EMBORA ELE AINDA TIVESSE SEUS MOMENTOS DE TREMEDEIRA, AGORA ELE SABIA QUE, COM SEUS AMIGOS POR PERTO, SEMPRE TERIA UMA FONTE DE CALOR PARA SE AQUECER. E, ASSIM, O GATO FRIORENTO ENCONTROU A MELHOR MANEIRA DE ESPANTAR O FRIO: COM O CALOR DO AMOR E DA AMIZADE.