Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

 

ERA UMA VEZ UM REINO ENCANTADO DE PÁSSAROS, ESCONDIDO NO CORAÇÃO DE UMA FLORESTA MÁGICA. NESSE REINO, TODOS OS PÁSSAROS VIVIAM EM PERFEITA HARMONIA, CADA UM COM SUAS CORES, CANTOS E DANÇAS.

 

MAS UM DIA, A PAZ FOI PERTURBADA POR UM ANÚNCIO INESPERADO. O REI CORVO, JÁ VELHO E CANSADO, DECIDIU QUE ERA HORA DE PASSAR A COROA PARA UM SUCESSOR. A NOTÍCIA CORREU POR TODO O REINO, E TODOS OS PÁSSAROS COMEÇARAM A SE PERGUNTAR QUEM SERIA O PRÓXIMO REI.

 

NO ALTO DE UMA ÁRVORE FRONDOSA, VIVIA UM MOCHO CHAMADO CORUJITO. ELE ERA UM PÁSSARO SÁBIO, COM GRANDES OLHOS E PENAS QUE FORMAVAM O QUE PARECIAM SER CHIFRES EM SUA CABEÇA. CORUJITO SEMPRE FORA RESPEITADO POR SUA SABEDORIA E CONHECIMENTO, MAS NUNCA HAVIA PENSADO EM SER REI.

 

CERTO DIA, ENQUANTO CONVERSAVA COM SEUS AMIGOS, O PARDAL E A GRALHA, CORUJITO DESABAFOU:

 

— VOCÊS OUVIRAM SOBRE A ESCOLHA DO NOVO REI? — PERGUNTOU O MOCHO, AJUSTANDO SUAS PENAS.

 

— SIM! — RESPONDEU O PARDAL, BATENDO AS ASAS DE EXCITAÇÃO. — DIZEM QUE PODE SER QUALQUER UM DE NÓS!

 

— QUEM SABE NÃO É VOCÊ, CORUJITO? — DISSE A GRALHA, COM UM SORRISO ESPERTO. — COM ESSES "CHIFRES", VOCÊ PARECE BEM INTIMIDADOR!

 

CORUJITO RIU, MAS A IDEIA COMEÇOU A CRESCER EM SUA MENTE. TALVEZ ELE PUDESSE SER O REI, AFINAL, ELE TINHA EXPERIÊNCIA E ERA CONHECIDO POR SUA SABEDORIA. DECIDIDO, ELE FOI ATÉ O CONSELHO DOS PÁSSAROS PARA SE CANDIDATAR AO TRONO.

 

QUANDO CHEGOU, O CONSELHO ESTAVA EM ALVOROÇO. HAVIA UM GRUPO DE PÁSSAROS DEBATENDO ANIMADAMENTE. O CANÁRIO, SEMPRE ALEGRE E CANTOR, LIDERAVA A DISCUSSÃO:

 

— PRECISAMOS DE UM REI QUE NOS PROTEJA DOS PERIGOS DA FLORESTA! — DISSE O CANÁRIO. — ALGUÉM COM CHIFRES SERIA PERFEITO!

 

AO OUVIR ISSO, CORUJITO RESOLVEU INTERVIR.

 

— EU SOU CORUJITO, O MOCHO. E ESSAS "CHIFRES" QUE VOCÊS VEEM SÃO APENAS PENAS. — ELE DISSE, MOSTRANDO AS PENAS QUE FORMAVAM OS CHIFRES. — MAS ESTOU AQUI PARA ME CANDIDATAR A REI, NÃO PELA APARÊNCIA, MAS PELA MINHA SABEDORIA E EXPERIÊNCIA.

 

OS PÁSSAROS FICARAM EM SILÊNCIO, PENSANDO NAS PALAVRAS DO MOCHO. DE REPENTE, O PAPAGAIO, SEMPRE O MAIS DESCONFIADO, COMEÇOU A RIR:

 

— HAHAHA! ENTÃO, SEUS CHIFRES SÃO SÓ PENAS! — DISSE ELE, AINDA RINDO. — E EU QUE PENSEI QUE VOCÊ ERA UM MONSTRO COM CHIFRES DE VERDADE!

 

TODOS OS PÁSSAROS COMEÇARAM A RIR JUNTO COM O PAPAGAIO, TRANSFORMANDO O QUE ERA UMA TENSÃO EM UMA GRANDE BRINCADEIRA., CORUJITO SEM PERDER A CALMA, ESPEROU QUE AS RISADAS CESSASSEM E FALOU NVAMENTE:

 

— POSSO NÃO TER CHIFRES DE VERDADE, MAS TENHO ALGO MAIS VALIOSO: A SABEDORIA PARA GUIAR E PROTEGER NOSSO REINO.

 

O CONSELHO COMEÇOU A PONDERAR. O BEIJA-FLOR, CONHECIDO POR SUA AGILIDADE, COMENTOU:

 

— CORUJITO TEM RAZÃO. PRECISAMOS DE ALGUÉM SÁBIO PARA NOS LIDERAR.

 

A PARTIR DESSE MOMENTO, OS PÁSSAROS COMEÇARAM A PERCEBER QUE A APARÊNCIA NÃO ERA O MAIS IMPORTANTE. DEPOIS DE MUITA DELIBERAÇÃO, O CONSELHO DECIDIU QUE CORUJITO SERIA COROADO REI.

 

NA GRANDE CERIMÔNIA DE COROAÇÃO, TODOS OS PÁSSAROS SE REUNIRAM PARA CELEBRAR. O PARDAL E A GRALHA ESTAVAM NA PRIMEIRA FILA, ORGULHOSOS DO AMIGO. O REI CORVO COLOCOU A COROA NA CABEÇA DE CORUJITO E PROCLAMOU:

 

— A PARTIR DE HOJE, CORUJITO, O MOCHO, É NOSSO REI!

 

TODOS OS PÁSSAROS APLAUDIRAM E CANTARAM, FELIZES POR TEREM UM LÍDER TÃO SÁBIO. E ASSIM, O REINO DOS PÁSSAROS CONTINUOU A VIVER EM HARMONIA, GUIADO PELA SABEDORIA DE SUA MAJESTADE, O MOCHO.

 

E FOI ASSIM QUE SUA MAJESTADE, O MOCHO, COM SUAS PENAS EM FORMA DE CHIFRES, MOSTROU QUE A VERDADEIRA REALEZA VEM DE DENTRO, NÃO DA APARÊNCIA.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 18/06/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish