ERA UMA VEZ, EM UM FORMIGUEIRO ESCONDIDO NO QUINTAL DA DONA MAROCA, UM EXÉRCITO DE FORMIGUINHAS TRABALHADORAS E DEDICADAS. ELAS TINHAM PASSADO O ANO INTEIRO COLETANDO DOCES, FRUTAS E OUTRAS DELÍCIAS PARA UM GRANDIOSO PIQUENIQUE NO BELÍSSIMO JARDIM DA CASA. AS FORMIGUINHAS ESTAVAM ANIMADÍSSIMAS, POIS ESSE ERA O EVENTO MAIS AGUARDADO DO ANO!
- "FORMIGAS, PREPAREM-SE!" - COMANDOU A FORMIGA-CAPITÃ FELÍCIA. "HOJE É O DIA DO NOSSO MARAVILHOSO PIQUENIQUE. VERIFIQUEM SUAS MOCHILAS E SIGAM EM FORMAÇÃO!"
COM DOCES CARAMELOS, PEDAÇOS SUCULENTOS DE MELANCIA, MORANGOS BRILHANTES E BOLOS MACIOS EMPILHADOS CUIDADOSAMENTE, AS FORMIGUINHAS COMEÇARAM A MARCHA ATÉ O JARDIM. TUDO ESTAVA INDO CONFORME O PLANO, ATÉ QUE, DE REPENTE, UMA SENTINELA, A FORMIGA-EXPLORADORA SOFIA, VOLTOU CORRENDO E OFEGANTE.
- "CAPITÃ FELÍCIA! CAPITÃ FELÍCIA!" - GRITOU SOFIA. "TEMOS UM PROBLEMA SÉRIO! UM EXÉRCITO DE BARATINHAS ESTÁ BLOQUEANDO O CAMINHO E AMEAÇANDO ROUBAR NOSSOS DOCES!"
FELÍCIA FRANZIU AS ANTENAS E CONVOCOU UMA REUNIÃO DE EMERGÊNCIA.
- "FORMIGUINHAS, PRECISAMOS PROTEGER NOSSO PIQUENIQUE! TODOS AO POSTO DE BATALHA!" - ORDENOU FELÍCIA.
AS FORMIGUINHAS MONTARAM SUAS DEFESAS COM FOLHAS E GALHOS, FORMANDO BARRICADAS E POSICIONANDO ESTRATEGICAMENTE SUAS TROPAS. NO OUTRO LADO, AS BARATINHAS, LIDERADAS PELO GENERAL BARATA BERTO, SE PREPARAVAM PARA O ATAQUE.
- "FORMIGAS TOLAS! ESSES DOCES SERÃO NOSSOS!" - RIU BERTO MALICIOSAMENTE.
- "DE JEITO NENHUM!" - RESPONDEU FELÍCIA COM FIRMEZA. "TRABALHAMOS DURO O ANO TODO E NÃO VAMOS DEIXAR VOCÊS ARRUINAREM NOSSO PIQUENIQUE!"
A BATALHA COMEÇOU COM UMA CHUVA DE SEMENTES LANÇADAS PELAS FORMIGUINHAS, ENQUANTO AS BARATINHAS TENTAVAM AVANÇAR COM SEUS ESQUADRÕES. HAVIA CAOS POR TODA PARTE, MAS AS FORMIGUINHAS, COM SUA ORGANIZAÇÃO IMPECÁVEL, ESTAVAM DETERMINADAS A PROTEGER SEU PIQUENIQUE.
NO MEIO DA CONFUSÃO, A FORMIGA-ENGENHEIRA LILA TEVE UMA IDEIA BRILHANTE.
- "VAMOS USAR AS FRUTAS PARA DISTRAIR AS BARATINHAS!" - SUGERIU ELA. "PODEMOS LANÇAR PEDAÇOS DE MELANCIA E MORANGO PARA AFASTÁ-LAS!"
E ASSIM FIZERAM. AS FORMIGUINHAS LANÇARAM PEDAÇOS DE FRUTAS PELO AR, E AS BARATINHAS, FAMINTAS E GANANCIOSAS, CORRERAM ATRÁS DELAS. O EXÉRCITO DAS BARATINHAS COMEÇOU A SE DESORGANIZAR, CAINDO NA ARMADILHA DAS FORMIGUINHAS.
- "OLHEM SÓ, ELAS ESTÃO INDO EMBORA!" - EXCLAMOU A FORMIGA-EXPLORADORA SOFIA.
COM AS BARATINHAS DISTRAÍDAS E CONFUSAS, AS FORMIGUINHAS APROVEITARAM A OPORTUNIDADE PARA AVANÇAR COM SEUS PRECIOSOS CARREGAMENTOS. FINALMENTE, CHEGARAM AO JARDIM DE DONA MAROCA, ONDE MONTARAM O PIQUENIQUE MAIS ESPLÊNDIDO QUE JÁ SE VIU.
- "VITÓRIA!" - GRITOU FELÍCIA, E TODAS AS FORMIGUINHAS COMEMORARAM.
ENQUANTO DESFRUTAVAM DOS DOCES E FRUTAS, AS FORMIGUINHAS RIRAM E CONTARAM HISTÓRIAS DA BATALHA.
- "FORMIGUINHAS, APRENDEMOS UMA GRANDE LIÇÃO HOJE." - DISSE FELÍCIA. "COM UNIÃO E ESTRATÉGIA, PODEMOS SUPERAR QUALQUER DESAFIO. E O MAIS IMPORTANTE, NUNCA DEIXEM NINGUÉM ESTRAGAR O NOSSO ESFORÇO E DEDICAÇÃO."
E ASSIM, AS FORMIGUINHAS DESFRUTARAM DO SEU MERECIDO PIQUENIQUE, FELIZES E VITORIOSAS, ENQUANTO AS BARATINHAS, COM SUAS BARRIGAS CHEIAS DE FRUTAS, VOLTARAM PARA SUAS TOCAS, JURANDO NUNCA MAIS SUBESTIMAR O PODER DO EXÉRCITO DAS FORMIGUINHAS.
E VIVERAM TODOS FELIZES, ATÉ O PRÓXIMO PIQUENIQUE!