Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

O BURRO INTELIGENTE

ERA UMA VEZ, NA FAZENDA COLINA DO SOL, UM BURRINHO CHAMADO AMENDOIM. ELE ERA UM BURRINHO GENTIL E TRABALHADOR, MAS SEU DONO, ARISTÍDES, NÃO ERA NADA GENTIL. ARISTÍDES TRATAVA AMENDOIM COM GROSSERIA E NUNCA LHE DAVA UM DESCANSO. TODO DIA, AMENDOIM ACORDAVA CEDO PARA ARAR OS CAMPOS, CARREGAR LENHA E PUXAR A CARROÇA, ENQUANTO ARISTÍDES GRITAVA E BATIA SEU CHICOTE NO AR.

 

NA MESMA FAZENDA, MORAVA UMA VELHA FEITICEIRA CHAMADA MORGANA. ELA ERA UMA MULHER SÁBIA E BONDOSA, MAS CANSADA DE VER TANTA CRUELDADE, DECIDIU QUE ERA HORA DE DAR UMA LIÇÃO EM ARISTÍDES.

 

CERTA NOITE, ENQUANTO ARISTÍDES DORMIA RONCANDO ALTO E AMENDOIM DESCANSAVA, MORGANA FOI ATÉ O ESTÁBULO E MURMUROU UM ENCANTAMENTO ESPECIAL:

 

"PARA QUE APRENDAS A LIÇÃO, TROCAREI TUA POSIÇÃO ARÍSTIDES, VOCÊ UM

BURRO SERÁ, E AMENDOIM HOMEM BRUTO VIRARÁ E SERÁ O TEU DONO."

 

NO DIA SEGUINTE, AO AMANHECER, ALGO MÁGICO ACONTECEU. ARISTÍDES ACORDOU E SENTIU ALGO ESTRANHO. ELE OLHOU PARA BAIXO E VIU PATAS NO LUGAR DE PÉS! TENTOU FALAR, MAS TUDO QUE SAÍA ERA UM "I-Á, I-Á!" ASSUSTADO. AO MESMO TEMPO, AMENDOIM ACORDOU E, PARA SUA SURPRESA, ESTAVA EM PÉ, COM MÃOS NO LUGAR DE CASCOS E UMA CABEÇA CHEIA DE PENSAMENTOS. ELE PODIA FALAR E PENSAR COMO UM HUMANO!

 

AMENDOIM OLHOU PARA ARISTÍDES, AGORA UM BURRO CONFUSO, E DECIDIU AGIR COMO O NOVO DONO DA FAZENDA. ARISTÍDES, O BURRO, FICOU BUFANDO E TENTANDO ENTENDER O QUE ESTAVA ACONTECENDO.

 

— BOM DIA, ARISTÍDES! — DISSE AMENDOIM, COM UM SORRISO MALICIOSO. — PARECE QUE HOJE O DIA SERÁ BEM DIFERENTE, NÃO ACHA?

 

O BURRO ARISTÍDES SÓ CONSEGUIU RESPONDER COM UM FRUSTRADO "I-Á, I-Á!"

 

AMENDOIM, AGORA MAIS ESPERTO DO QUE NUNCA, COMEÇOU A ORGANIZAR A FAZENDA. ELE ERA GENTIL COM OS OUTROS ANIMAIS E MOSTRAVA COMO O TRABALHO PODERIA SER FEITO SEM VIOLÊNCIA. OS ANIMAIS ESTAVAM MAIS FELIZES DO QUE NUNCA, E A FAZENDA FLORESCIA COM UMA NOVA ENERGIA.

 

ENQUANTO ISSO, ARISTÍDES, O BURRO, TEVE QUE APRENDER A TRABALHAR DURO. ELE CARREGAVA LENHA, ARAVA OS CAMPOS E PUXAVA A CARROÇA, EXATAMENTE COMO FAZIA AMENDOIM ANTES. CADA VEZ QUE TENTAVA PROTESTAR, MORGANA APARECIA E DIZIA:

 

— AGORA VOCÊ SABE COMO É ESTAR NO LUGAR DE UM BURRO. TALVEZ APRENDA A SER MAIS GENTIL.

 

OS DIAS PASSARAM E A FAZENDA ESTAVA MAIS PRÓSPERA DO QUE NUNCA. AMENDOIM, COM SUA INTELIGÊNCIA E BONDADE, FEZ AMIGOS POR TODA PARTE. E EMBORA FOSSE DIFÍCIL, ARISTÍDES COMEÇOU A ENTENDER A LIÇÃO. ELE PAROU DE LUTAR E COMEÇOU A ACEITAR SUA NOVA VIDA, PERCEBENDO O QUANTO HAVIA SIDO CRUEL.

 

UM DIA, MORGANA APARECEU NOVAMENTE E DISSE:

 

— ACHO QUE VOCÊ APRENDEU A LIÇÃO, ARISTÍDES. O FEITIÇO AGORA SERÁ REVERTIDO.

 

COM UM ACENO DE SUA MÃO, MORGANA DESFAZ O ENCANTAMENTO. ARISTÍDES E AMENDOIM VOLTARAM ÀS SUAS FORMAS ORIGINAIS. ARISTÍDES, AGORA HUMANO NOVAMENTE, OLHOU PARA AMENDOIM COM LÁGRIMAS NOS OLHOS.

 

— ME PERDOE, AMENDOIM. EU FUI MUITO CRUEL COM VOCÊ. PROMETO SER UM DONO MELHOR.

 

AMENDOIM, COM SUA NOVA SABEDORIA, SORRIU E BALANÇOU A CABEÇA, ACEITANDO O PEDIDO DE DESCULPAS.

 

E ASSIM, A FAZENDA COLINA DO SOL CONTINUOU A FLORESCER, COM ARISTÍDES E AMENDOIM TRABALHANDO JUNTOS, COMO AMIGOS E PARCEIROS. E TODA VEZ QUE ALGUÉM PERGUNTAVA SOBRE A MUDANÇA DE ARISTÍDES, MORGANA DIZIA COM UM SORRISO:

 

— O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 15/06/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish