Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

 

ERA UMA VEZ UMA MENININHA CHAMADA DOMINIQUE. ELA ERA MUITO ESPERTA E TINHA UM AMOR ENORME PELAS PLANTAS. DOMINIQUE ADORAVA PASSAR SEUS DIAS NA HORTA DO SÍTIO DO VOVÔ JOÃO, PLANTANDO SEMENTES DE TODAS AS PLANTINHAS QUE ELA CONSEGUIA ENCONTRAR. ELA SABIA QUE TINHA UMA MISSÃO ESPECIAL: TRANSFORMAR VIDAS, RESSIGNIFICAR VALORES E HARMONIZAR O RITMO ACELERADO DA VIDA COM SUAS PLANTINHAS PREFERIDAS.

 

UM DIA, ENQUANTO ESTAVA NA HORTA, DOMINIQUE ENCONTROU UMA PEQUENA CAIXINHA ENTERRADA PERTO DE UMA VELHA MACIEIRA. CURIOSA, ELA A DESENTERROU E, AO ABRI-LA, ENCONTROU VÁRIAS SEMENTES BRILHANTES. "UAU, QUE LINDAS!" EXCLAMOU DOMINIQUE, COM OS OLHOS BRILHANDO DE EXCITAÇÃO.

 

— VOVÔ, VOVÔ! OLHA O QUE EU ENCONTREI! — GRITOU ELA, CORRENDO EM DIREÇÃO À CASA.

 

VOVÔ JOÃO, COM SEU CHAPÉU DE PALHA E UM GRANDE SORRISO NO ROSTO, OLHOU PARA AS SEMENTES E DISSE:

 

— AH, DOMINIQUE, ESSAS SÃO AS SEMENTES DO AMANHÃ! DIZ A LENDA QUE ELAS TÊM O PODER DE TRAZER ALEGRIA E PAZ A TODOS QUE CUIDAM DELAS COM AMOR.

 

DOMINIQUE FICOU ENCANTADA. ELA DECIDIU QUE PLANTARIA AS SEMENTES IMEDIATAMENTE. COM CUIDADO, ELA PLANTOU CADA UMA EM UM LUGAR ESPECIAL NA HORTA E REGOU-AS COM CARINHO. TODOS OS DIAS, ELA CONVERSAVA COM AS PLANTINHAS, CONTANDO-LHES HISTÓRIAS E CANTANDO CANÇÕES.

 

UM DIA, ENQUANTO REGAVA SUAS PLANTINHAS, DOMINIQUE PERCEBEU QUE UMA DELAS ESTAVA MURCHA. PREOCUPADA, ELA SE ABAIXOU E DISSE:

 

— O QUE ACONTECEU, AMIGUINHA? ESTÁ SE SENTINDO MAL?

 

PARA SUA SURPRESA, A PLANTINHA RESPONDEU, COM UMA VOZINHA FRACA:

 

— ESTOU TRISTE, DOMINIQUE. AS OUTRAS PLANTAS NÃO QUEREM BRINCAR COMIGO PORQUE SOU DIFERENTE.

 

DOMINIQUE, COM UM OLHAR DETERMINADO, DISSE:

 

— ISSO NÃO É CERTO! VAMOS RESOLVER ISSO AGORA MESMO.

 

ELA CHAMOU TODAS AS PLANTAS E DISSE:

 

— VOCÊS NÃO ACHAM JUSTO QUE NOSSA AMIGUINHA SE SINTA ASSIM. TODOS NÓS SOMOS DIFERENTES, E É ISSO QUE NOS TORNA ESPECIAIS. VAMOS SER AMIGOS E CUIDAR UNS DOS OUTROS.

 

AS PLANTAS, ENVERGONHADAS, PEDIRAM DESCULPAS E COMEÇARAM A BRINCAR JUNTAS. A PLANTINHA QUE ESTAVA TRISTE LOGO VOLTOU A SORRIR, E DOMINIQUE FICOU FELIZ POR TER AJUDADO.

 

CONFORME OS DIAS PASSAVAM, DOMINIQUE NOTOU QUE A HORTA ESTAVA FICANDO CADA VEZ MAIS BONITA. AS FLORES ESTAVAM MAIS COLORIDAS, OS FRUTOS MAIS SUCULENTOS E O AR MAIS PERFUMADO. PESSOAS DA CIDADE COMEÇARAM A VISITAR A HORTA, ATRAÍDAS PELA BELEZA E PELA PAZ QUE ENCONTRAVAM LÁ.

 

UM DIA, UMA MENININHA CHAMADA CLARA VEIO VISITAR A HORTA COM SUA MÃE. CLARA ERA TÍMIDA E RARAMENTE SORRIA. DOMINIQUE PERCEBEU E, COM SEU JEITO CARINHOSO, SE APROXIMOU.

 

— OI, EU SOU DOMINIQUE. QUER BRINCAR COMIGO?

 

CLARA, UM POUCO HESITANTE, CONCORDOU. ELAS COMEÇARAM A BRINCAR E, AOS POUCOS, CLARA FOI SE SOLTANDO E DANDO RISADAS. DOMINIQUE MOSTROU-LHE AS PLANTAS E CONTOU HISTÓRIAS SOBRE CADA UMA DELAS.

 

— SABE, CLARA — DISSE DOMINIQUE —, ESSAS SÃO AS SEMENTES DO AMANHÃ. ELAS ENSINAM A GENTE A SER FELIZ E A CUIDAR UNS DOS OUTROS.

 

CLARA SORRIU E DISSE:

 

— EU TAMBÉM QUERO PLANTAR UMA SEMENTE.

 

DOMINIQUE DEU UMA DAS SEMENTES A CLARA, E JUNTAS PLANTARAM-NA EM UM LUGAR ESPECIAL DA HORTA. CLARA PROMETEU VOLTAR TODOS OS DIAS PARA CUIDAR DELA.

 

ASSIM, A HORTA DO VOVÔ JOÃO SE TORNOU UM LUGAR MÁGICO, ONDE TODOS SE SENTIAM BEM-VINDOS E AMADOS. DOMINIQUE CUMPRIU SUA MISSÃO, TRANSFORMANDO VIDAS, RESSIGNIFICANDO VALORES E HARMONIZANDO O RITMO ACELERADO DA VIDA COM SUAS PLANTINHAS PREFERIDAS.

 

E, NO FINAL DAS CONTAS, ELA DESCOBRIU QUE AS VERDADEIRAS SEMENTES DO AMANHÃ ERAM A AMIZADE, O AMOR E O CUIDADO QUE TODOS COMPARTILHAVAM NA HORTA. E TODOS VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE, RODEADOS PELA BELEZA DAS PLANTINHAS E PELO CALOR DA AMIZADE.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 14/06/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish