ERA UMA VEZ, NA COZINHA ENCANTADA DE UMA DOCERIA, DUAS SOBREMESAS DELICIOSAS E POPULARES: MARIA-MOLE E GELATINA COLORIDA. AMBAS ERAM ADORADAS POR CRIANÇAS E ADULTOS, MAS UM DIA, ALGO INESPERADO ACONTECEU.
ENQUANTO DESCANSAVAM NA GELADEIRA, MARIA-MOLE ESTUFOU O PEITO AÇUCARADO E PROCLAMOU:
— AH, GELATINA, VOCÊ PODE ATÉ SER COLORIDA, MAS NUNCA SERÁ TÃO FOFINHA E DELICIOSA QUANTO EU. SOU A RAINHA DAS SOBREMESAS!
GELATINA COLORIDA, SEMPRE VIBRANTE EM SUAS CAMADAS, RESPONDEU COM UM BRILHO RELUZENTE:
— ORA, MARIA-MOLE, TODOS SABEM QUE A MINHA BELEZA MULTICOLORIDA CONQUISTA QUALQUER UM! AS CRIANÇAS FICAM ENCANTADAS COM MINHAS CORES E MEUS SABORES VARIADOS.
MARIA-MOLE FEZ UMA CARETA E RETRUCOU:
— BELEZA NÃO É TUDO! O QUE IMPORTA É A TEXTURA SUAVE E O GOSTO QUE DERRETE NA BOCA.
GELATINA COLORIDA, NÃO QUERENDO FICAR ATRÁS, REBATEU:
— DERRETER NA BOCA É ÓTIMO, MAS EU DANÇO! OLHA COMO BALANÇO E TREMO, TRAZENDO ALEGRIA PARA QUALQUER FESTA!
AS OUTRAS SOBREMESAS, OBSERVANDO A DISCUSSÃO, COMEÇARAM A SUSSURRAR ENTRE SI. O PUDIM DE LEITE, QUE SEMPRE FOI SÁBIO, DECIDIU INTERVIR:
— MENINAS, MENINAS, POR QUE TANTA BRIGA? CADA UMA DE VOCÊS TEM SUAS QUALIDADES. MAS TALVEZ SEJA HORA DE UMA COMPETIÇÃO AMIGÁVEL PARA RESOLVER ISSO.
MARIA-MOLE E GELATINA COLORIDA CONCORDARAM E SE PREPARARAM PARA UMA GRANDE FESTA NA COZINHA ENCANTADA. O PUDIM DE LEITE ANUNCIOU PARA TODAS AS SOBREMESAS:
— HOJE, VAMOS DESCOBRIR QUAL É A MELHOR SOBREMESA, MAS LEMBREM-SE: O VERDADEIRO VALOR ESTÁ NO CORAÇÃO.
A COMPETIÇÃO COMEÇOU COM AS SOBREMESAS EXIBINDO SUAS QUALIDADES. MARIA-MOLE SE MOSTROU FOFINHA E DOCE, ENQUANTO GELATINA COLORIDA DANÇAVA E BRILHAVA COM SUAS CORES VIBRANTES. AS CRIANÇAS RIAM E APLAUDIAM, ENQUANTO OS ADULTOS SABOREAVAM CADA PEDAÇO.
NO MEIO DA FESTA, ALGO SURPREENDENTE ACONTECEU. A GELATINA COLORIDA, AO VER MARIA-MOLE SE ESFORÇANDO TANTO, SENTIU UM APERTO NO CORAÇÃO. PERCEBEU QUE TALVEZ TIVESSE SIDO ARROGANTE DEMAIS. AO MESMO TEMPO, MARIA-MOLE, AO VER GELATINA COLORIDA BRILHAR, SENTIU UMA PONTADA DE HUMILDADE, RECONHECENDO A BELEZA E A ALEGRIA QUE SUA COLEGA TRAZIA.
DECIDIRAM ENTÃO SE APROXIMAR UMA DA OUTRA. MARIA-MOLE, COM UM SORRISO DOCE, DISSE:
— GELATINA, VOCÊ REALMENTE É MUITO ESPECIAL. SUAS CORES TRAZEM ALEGRIA A TODOS NÓS.
GELATINA COLORIDA, EMOCIONADA, RESPONDEU:
— E VOCÊ, MARIA-MOLE, É TÃO SUAVE E DELICIOSA QUE CONQUISTA QUALQUER UM. NÃO HÁ NECESSIDADE DE COMPETIRMOS.
AS DUAS SOBREMESAS SE ABRAÇARAM, E A COZINHA ENCANTADA EXPLODIU EM APLAUSOS E RISADAS. O PUDIM DE LEITE, SATISFEITO, ANUNCIOU:
— HOJE APRENDEMOS QUE NÃO PRECISAMOS SER OS MELHORES, MAS SIM RECONHECER O VALOR UNS DOS OUTROS. HUMILDADE E AMOR SÃO AS VERDADEIRAS RECEITAS DA FELICIDADE.
E ASSIM, MARIA-MOLE E GELATINA COLORIDA SE TORNARAM GRANDES AMIGAS, CADA UMA COM SEU BRILHO E SABOR ESPECIAL, FAZENDO A ALEGRIA DE TODOS NA COZINHA ENCANTADA. E VIVERAM FELIZES E DELICIOSAMENTE PARA SEMPRE.