ERA UMA VEZ, NUMA ILHA DESERTA NO MEIO DE UM OCEANO INFINITO, VIVIA UM MENINO CHAMADO OTELINO. ELE ESTAVA SE SENTINDO TRISTE E DECEPCIONADO. NAQUELE DIA, ESPECIALMENTE, OTELINO ESTAVA CANSADO DE TUDO. SENTIA-SE SOBRECARREGADO E DESANIMADO, E SEU CORAÇÃO ESTAVA PESADO COM A FALSIDADE DAS PESSOAS QUE ELE HAVIA CONHECIDO EM SUA VIDA. TODOS PARECIAM LHE DAR TAPINHAS NAS COSTAS E DIZER "BELEZA, AMIGO", MAS NUNCA ESTAVAM REALMENTE LÁ PARA ELE.
CAMINHANDO PELA PRAIA DE AREIA BRANCA, OTELINO PENSAVA EM COMO GOSTARIA DE TER UM AMIGO FIEL QUE O ESCUTASSE E O ACONSELHASSE. ELE QUERIA ALGUÉM QUE REALMENTE SE IMPORTASSE COM ELE E COM O QUE ELE ESTAVA SENTINDO. COM O CORAÇÃO APERTADO, ELE SE SENTOU EM UMA GRANDE ROCHA, OLHANDO O MAR AZUL QUE SE ESTENDIA ATÉ O HORIZONTE.
DE REPENTE, OTELINO LEMBROU-SE DE ALGO QUE SUA AVÓ SEMPRE LHE DIZIA: "O ÚNICO QUE TE ESCUTA EM SILÊNCIO E TE DÁ A RESPOSTA COM SABEDORIA, SEMPRE QUERENDO O SEU BEM, QUE NUNCA TE ABANDONA NAS HORAS TRISTES OU FELIZES DE SUA VIDA, É DEUS." COM UM SUSPIRO PROFUNDO, OTELINO FECHOU OS OLHOS E COMEÇOU A CONVERSAR COM DEUS. ELE FALOU SOBRE SUAS TRISTEZAS, SUAS DECEPÇÕES, E O QUANTO SE SENTIA CANSADO DE TUDO.
ENQUANTO FALAVA, UMA BRISA SUAVE COMEÇOU A SOPRAR, ACARICIANDO SEU ROSTO E FAZENDO-O SENTIR-SE UM POUCO MAIS LEVE. OTELINO PERCEBEU QUE, MESMO EM SILÊNCIO, DEUS ESTAVA ALI COM ELE, ABRAÇANDO-O E FORTALECENDO-O PARA AS GRANDES BATALHAS DA VIDA. SENTIU UMA PAZ QUE HÁ MUITO TEMPO NÃO SENTIA E UM PEQUENO SORRISO SURGIU EM SEUS LÁBIOS.
OTELINO DECIDIU QUE ESTAVA NA HORA DE PARAR DE TENTAR AGRADAR A TODOS E DE SEGUIR AS EXPECTATIVAS DOS OUTROS. ELE SABIA QUE PRECISAVA CUIDAR DE SI MESMO E RECARREGAR SUAS ENERGIAS. LEVANTOU-SE DA ROCHA E COMEÇOU A CAMINHAR PELA ILHA, SENTINDO-SE MAIS FORTE A CADA PASSO.
NO MEIO DA ILHA, ENCONTROU UMA PEQUENA CABANA QUE ELE HAVIA CONSTRUÍDO COM SEUS PRÓPRIOS ESFORÇOS. DENTRO DA CABANA, HAVIA UM CADERNO E UMA CANETA QUE ELE USAVA PARA ESCREVER SEUS PENSAMENTOS E SONHOS. OTELINO SENTOU-SE EM SUA CADEIRA, ABRIU O CADERNO E COMEÇOU A ESCREVER SOBRE SUAS ESPERANÇAS E SEUS PLANOS PARA O FUTURO.
ELE ESCREVEU SOBRE COMO ÀS VEZES SE SENTIA SOBRECARREGADO COM RESPONSABILIDADES E PRESSÕES, MAS QUE SABIA QUE ERA CAPAZ DE SUPERAR QUALQUER DESAFIO. ESCREVEU SOBRE COMO ESTAVA CANSADO DE TUDO, MAS PRINCIPALMENTE DE SEGUIR AS EXPECTATIVAS DOS OUTROS. E DECIDIU QUE, A PARTIR DAQUELE MOMENTO, ELE IRIA FAZER O QUE O FAZIA FELIZ.
AO TERMINAR DE ESCREVER, OTELINO OLHOU PARA FORA DA CABANA E VIU O SOL SE PONDO NO HORIZONTE, PINTANDO O CÉU COM CORES BRILHANTES DE LARANJA E ROSA. ELE SENTIU UMA RENOVADA ESPERANÇA E CONFIANÇA DE QUE DIAS MELHORES ESTAVAM POR VIR.
OTELINO PERCEBEU QUE, MESMO QUANDO SE SENTIA CANSADO DE TUDO, ELE SEMPRE TINHA DENTRO DE SI A FORÇA PARA SEGUIR EM FRENTE. ELE SABIA QUE DEUS ESTAVA COM ELE, E ISSO LHE DAVA CORAGEM PARA ENFRENTAR QUALQUER COISA.
E ASSIM, NA ILHA DESERTA, OTELINO ENCONTROU A PAZ E A FORÇA QUE PRECISAVA PARA CONTINUAR. ELE APRENDEU QUE, MESMO QUANDO PARECE NÃO HAVER LUZ NO FIM DO TÚNEL, A ESPERANÇA E A FÉ PODEM NOS GUIAR ATÉ OS DIAS MAIS BRILHANTES.
E A CADA PÔR DO SOL, OTELINO LEMBRAVA-SE DE QUE NUNCA ESTAVA SOZINHO, E QUE A VERDADEIRA FORÇA VINHA DE DENTRO DE SI MESMO. COM ESSE PENSAMENTO, ELE ENFRENTAVA CADA NOVO DIA COM UM SORRISO E UM CORAÇÃO MAIS LEVE.