NA COLORIDA E VIBRANTE FLORESTA DO BANANAL, VIVIA UM MACAQUINHO MUITO TRAVESSO E APAIXONADO POR MÚSICA CHAMADO SIMÃO. SIMÃO NÃO ERA UM MACAQUINHO COMUM; ELE ERA UM PROFUNDO CONHECEDOR DAS NOTAS MUSICAIS E CONSEGUIA DISTINGUIR QUALQUER MELODIA APENAS OUVINDO ALGUMAS POUCAS NOTAS.
SIMÃO PASSAVA SEUS DIAS SALTANDO DE GALHO EM GALHO, SEMPRE COM UM SORRISO NO ROSTO E UMA CANÇÃO NA PONTA DA LÍNGUA. SEUS AMIGOS DE AVENTURAS MUSICAIS ERAM UMA ZEBRA CHAMADA ZÉLIA, UM RINOCERONTE CHAMADO RENATO E UMA JAGUATIRICA CHAMADA JASMIM.
UM DIA, ENQUANTO SIMÃO ESTAVA PRATICANDO SUAS NOTAS MUSICAIS NA CLAREIRA CENTRAL DA FLORESTA, ELE OUVIU UMA MELODIA DISTANTE E ENCANTADORA. A MELODIA ERA TÃO BELA E INTRIGANTE QUE ELE NÃO CONSEGUIU RESISTIR. "DE ONDE VEM ESSA MÚSICA MARAVILHOSA?" PERGUNTOU SIMÃO, COÇANDO A CABEÇA.
ELE CHAMOU SEUS AMIGOS PARA INVESTIGAR. "ZÉLIA, RENATO, JASMIM! VENHAM RÁPIDO! PRECISAMOS DESCOBRIR DE ONDE VEM ESSA MELODIA!" EXCLAMOU ELE, AGITADO.
ZÉLIA, COM SUAS LISTRAS BRILHANTES, FOI A PRIMEIRA A APARECER, SEGUIDA POR RENATO, COM SEU PESADO TROTE, E JASMIM, QUE SE MOVIA COM A GRAÇA DE UMA DANÇARINA. "VAMOS RESOLVER ESSE MISTÉRIO MUSICAL!" DISSE ZÉLIA, BATENDO OS CASCOS NO CHÃO.
OS QUATRO AMIGOS COMEÇARAM A SEGUIR A MELODIA PELA FLORESTA. A MÚSICA PARECIA VIR DE TODAS AS DIREÇÕES, FAZENDO-OS RODAR E GIRAR PELO BOSQUE. SIMÃO, COM SUAS HABILIDADES MUSICAIS, LIDERAVA O CAMINHO, AJUSTANDO A ROTA SEMPRE QUE A MELODIA MUDAVA DE DIREÇÃO.
ELES PASSARAM PELO RIO DAS NOTAS, ONDE PEIXINHOS DOURADOS SALTAVAM EM SINCRONIA COM O RITMO DA MÚSICA, E ATRAVESSARAM O VALE DOS RITMOS, ONDE AS ÁRVORES DANÇAVAM AO SABOR DO VENTO.
DEPOIS DE UMA LONGA JORNADA, CHEGARAM A UM ANTIGO CARVALHO NO CORAÇÃO DA FLORESTA. NO TOPO DA ÁRVORE, ENCONTRARAM O MAESTRO PÁSSARO, UM SÁBIO ROUXINOL QUE CONTROLAVA A MELODIA COM SEU CANTO MÁGICO.
MAESTRO PÁSSARO! EXCLAMOU SIMÃO, - SUA MÚSICA É INCRÍVEL! MAS POR QUE ESTÁ TÃO TRISTE? PERGUNTOU, NOTANDO A EXPRESSÃO MELANCÓLICA DO ROUXINOL.
"ORA, PEQUENO SIMÃO," RESPONDEU O MAESTRO PÁSSARO, "ESTOU TRISTE PORQUE MINHA MELODIA, EMBORA BELA, NÃO CONSEGUE ALCANÇAR TODOS OS CANTOS DA FLORESTA. PRECISO DE AJUDA PARA QUE TODOS POSSAM OUVIR MINHA CANÇÃO."
SIMÃO TEVE UMA IDEIA BRILHANTE. "E SE NÓS AJUDARMOS A ESPALHAR SUA MÚSICA? COM ZÉLIA, RENATO E JASMIM, PODEMOS FAZER UM GRANDE CONCERTO NA CLAREIRA CENTRAL DA FLORESTA. ASSIM, TODOS PODERÃO OUVIR SUA MELODIA!"
COM OS OLHOS BRILHANDO DE ESPERANÇA, O MAESTRO PÁSSARO CONCORDOU. ELES VOLTARAM PARA A CLAREIRA E COMEÇARAM OS PREPARATIVOS. ZÉLIA USOU SUAS PATAS PARA CRIAR BATIDAS RITMADAS, RENATO SOPROU COM FORÇA PARA CRIAR UM BAIXO PROFUNDO, E JASMIM USOU SUA VOZ SUAVE PARA COMPLEMENTAR O CANTO DO MAESTRO PÁSSARO.
SIMÃO, POR SUA VEZ, CORREU DE UM LADO PARA O OUTRO, GARANTINDO QUE TODOS OS ANIMAIS DA FLORESTA SOUBESSEM DO GRANDE CONCERTO. EM POUCO TEMPO, A CLAREIRA ESTAVA LOTADA DE CRIATURAS ANSIOSAS PARA OUVIR A MÚSICA.
QUANDO O SOL COMEÇOU A SE PÔR, O CONCERTO COMEÇOU. A MELODIA ERA AINDA MAIS BONITA COM TODOS OS AMIGOS PARTICIPANDO. A MÚSICA FLUIU POR TODA A FLORESTA DO BANANAL, TOCANDO O CORAÇÃO DE CADA ANIMAL PRESENTE.
O MAESTRO PÁSSARO, AGORA FELIZ, AGRADECEU A SIMÃO E SEUS AMIGOS. - VOCÊS TRANSFORMARAM MINHA TRISTEZA EM ALEGRIA E ESPALHARAM A MAGIA DA MÚSICA POR TODA A FLORESTA.
SIMÃO SORRIU, SABENDO QUE, COM A AJUDA DOS AMIGOS, A MÚSICA PODERIA SEMPRE TRAZER FELICIDADE A TODOS. E ASSIM, A FLORESTA DO BANANAL CONTINUOU A SER UM LUGAR DE ALEGRIA, ONDE AS NOTAS MUSICAIS DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ E SIMÃO SEMPRE ENCHIAM O AR COM SUAS MELODIAS ENCANTADORAS.
E, AO SOM DA MÚSICA MAIS DOCE E HARMONIOSA QUE JÁ SE OUVIU NA FLORESTA, SIMÃO E SEUS AMIGOS EMBALARAM OS SONHOS MAIS LINDOS DE MUITAS GERAÇÕES DE BANANALENSES.