ERA UMA VEZ, EM UM SÍTIO RODEADO POR CAMPOS VERDES E ÁRVORES FRUTÍFERAS, VIVIA UM GALINHO MUITO CURIOSO CHAMADO CHICO. CHICO ERA UM GALO DE PENAS BRILHANTES E COLORIDAS, SEMPRE CISCANDO O CHÃO EM BUSCA DE GRÃOS E PEQUENOS INSETOS PARA COMER.
CERTO DIA, ENQUANTO EXPLORAVA UM CANTO DO GALINHEIRO QUE ELE NUNCA TINHA VISTO ANTES, CHICO ENCONTROU ALGO DIFERENTE NO CHÃO. ERA REDONDO, BRILHANTE E PARECIA UM PEQUENO TESOURO. "O QUE SERÁ ISSO?", PENSOU ELE, INTRIGADO. AO CISCAR UM POUCO MAIS, PERCEBEU QUE SE TRATAVA DE UMA PÉROLA. CHICO FICOU MARAVILHADO COM O BRILHO DA PÉROLA, QUE REFLETIA AS CORES DO ARCO-ÍRIS SOB A LUZ DO SOL.
CHICO PEGOU A PÉROLA COM SEU BICO E CORREU PARA MOSTRAR À SUA AMIGA, A GALINHA CLARINHA. CLARINHA, QUE ERA UMA GALINHA MUITO SÁBIA, OLHOU A PÉROLA E DISSE: "ESSA É UMA PÉROLA, CHICO! É UM TESOURO MUITO VALIOSO PARA OS HUMANOS, MAS NÃO TEM UTILIDADE PARA NÓS, GALOS E GALINHAS."
CHICO FICOU DESAPONTADO. "ENTÃO, DE QUE ADIANTA TER ENCONTRADO ALGO TÃO BONITO SE NÃO PODEMOS USAR?", PERGUNTOU ELE.
CLARINHA SORRIU E RESPONDEU: "ÀS VEZES, AS COISAS QUE PARECEM VALIOSAS PARA UNS NÃO TÊM O MESMO VALOR PARA OUTROS. O QUE REALMENTE IMPORTA É O QUE NOS É ÚTIL E TRAZ FELICIDADE NO NOSSO DIA A DIA."
CHICO PENSOU UM POUCO E DECIDIU QUE CLARINHA ESTAVA CERTA. ENTÃO, ELE DEIXOU A PÉROLA DE LADO E VOLTOU A CISCAR EM BUSCA DE GRÃOS SABOROSOS E INSETOS PARA COMER. EMBORA A PÉROLA FOSSE BONITA, ELE PERCEBEU QUE A FELICIDADE ESTAVA NAS COISAS SIMPLES E IMPORTANTES DO SEU COTIDIANO.
ALGUM TEMPO DEPOIS, UM VIAJANTE PASSOU PELO SÍTIO E ENCONTROU A PÉROLA NO CHÃO DO GALINHEIRO. ELE FICOU ENCANTADO COM O ACHADO E DEIXOU UM GRANDE SACO DE MILHO PARA OS GALOS E GALINHAS. CHICO E CLARINHA FICARAM MUITO FELIZES, POIS AGORA TINHAM COMIDA SUFICIENTE PARA MUITOS DIAS.
E ASSIM, CHICO APRENDEU UMA VALIOSA LIÇÃO SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA NA VIDA. A PARTIR DAQUELE DIA, ELE SEMPRE LEMBRAVA QUE A VERDADEIRA FELICIDADE ESTÁ NAS COISAS SIMPLES E NO QUE REALMENTE PRECISAMOS PARA VIVER BEM.