ERA UMA VEZ, NUM PEQUENO VILAREJO CHAMADO SUNÉM, UMA MULHER MUITO BONDOSA QUE VIVIA COM SEU FILHO PEQUENO. ELA ERA VIÚVA E FAZIA O MELHOR PARA CUIDAR DE SUA CASA E DE SEU FILHO, MAS ÀS VEZES ERA DIFÍCIL PORQUE NÃO TINHA MUITO DINHEIRO.
UM DIA, UM HOMEM CHAMADO ELISEU PASSOU PELO VILAREJO. ELISEU ERA UM PROFETA, UM MENSAGEIRO DE DEUS, QUE VIAJAVA POR MUITAS TERRAS AJUDANDO AS PESSOAS E FALANDO SOBRE O AMOR DE DEUS. A VIÚVA DE SUNÉM, VENDO ELISEU CANSADO DE SUA JORNADA, CONVIDOU-O PARA ENTRAR EM SUA CASA E DESCANSAR.
"POR FAVOR, SENHOR, ENTRE E DESCANSE UM POUCO. TENHO UM POUCO DE COMIDA E ÁGUA PARA VOCÊ," DISSE A VIÚVA COM UM SORRISO GENTIL.
ELISEU ACEITOU O CONVITE E FICOU MUITO GRATO PELA HOSPITALIDADE DA VIÚVA. ELE PERCEBEU COMO ELA ERA GENEROSA E AMOROSA, APESAR DE SUAS PRÓPRIAS DIFICULDADES. ELISEU VISITOU A CASA DA VIÚVA VÁRIAS VEZES E, COM O TEMPO, A VIÚVA DECIDIU FAZER ALGO ESPECIAL PARA ELE.
"VAMOS CONSTRUIR UM PEQUENO QUARTO PARA ELISEU NO TERRAÇO," SUGERIU ELA AO SEU FILHO. "ASSIM, ELE TERÁ UM LUGAR PARA DESCANSAR SEMPRE QUE PASSAR POR AQUI."
ELES TRABALHARAM JUNTOS E CONSTRUÍRAM UM QUARTINHO SIMPLES, MAS CONFORTÁVEL, COM UMA CAMA, UMA MESA, UMA CADEIRA E UM CANDEEIRO. QUANDO ELISEU VOLTOU A SUNÉM E VIU O QUARTO, FICOU PROFUNDAMENTE TOCADO PELA GENEROSIDADE DA VIÚVA E DE SEU FILHO.
"VOCÊ FOI MUITO BONDOSA COMIGO," DISSE ELISEU À VIÚVA. "O QUE POSSO FAZER POR VOCÊ EM AGRADECIMENTO?"
A VIÚVA, HUMILDE, RESPONDEU: "EU TENHO TUDO QUE PRECISO. SÓ QUERO CUIDAR DO MEU FILHO E VIVER EM PAZ."
MAS ELISEU QUERIA FAZER ALGO ESPECIAL PARA ELA. ELE OROU A DEUS, PEDINDO UMA BÊNÇÃO PARA AQUELA FAMÍLIA TÃO GENEROSA. E ENTÃO, ALGO INCRÍVEL ACONTECEU.
ALGUM TEMPO DEPOIS, O FILHO DA VIÚVA ADOECEU GRAVEMENTE E PARECIA QUE NADA PODERIA SALVÁ-LO. DESESPERADA, A VIÚVA LEMBROU-SE DE ELISEU E CORREU PARA ENCONTRÁ-LO.
"ELISEU, POR FAVOR, AJUDE MEU FILHO! ELE ESTÁ MUITO DOENTE," IMPLOROU ELA, COM LÁGRIMAS NOS OLHOS.
ELISEU ACOMPANHOU A VIÚVA ATÉ SUA CASA E VIU O MENINO DEITADO, SEM FORÇAS. O PROFETA OROU COM FERVOR A DEUS, PEDINDO QUE A VIDA DO MENINO FOSSE RESTAURADA. ELISEU DEITOU-SE SOBRE O MENINO E OROU NOVAMENTE. DE REPENTE, O MENINO ESPIRROU SETE VEZES E ABRIU OS OLHOS.
"ELE ESTÁ VIVO!" EXCLAMOU A VIÚVA, CHEIA DE ALEGRIA E GRATIDÃO.
O MENINO LEVANTOU-SE E ABRAÇOU SUA MÃE, E A VIÚVA AGRADECEU A ELISEU COM TODO O SEU CORAÇÃO.
"OBRIGADO, ELISEU. VOCÊ TROUXE DE VOLTA A VIDA DO MEU FILHO," DISSE ELA.
ELISEU SORRIU E RESPONDEU: "FOI DEUS QUEM FEZ ISSO. ELE VIU SUA BONDADE E QUIS ABENÇOÁ-LA."
E ASSIM, A VIÚVA DE SUNÉM E SEU FILHO VIVERAM FELIZES, SEMPRE LEMBRANDO-SE DO DIA EM QUE A GENEROSIDADE E A FÉ TROUXERAM UM MILAGRE PARA SUAS VIDAS. E ELISEU CONTINUOU SUA JORNADA, AJUDANDO E ABENÇOANDO MUITAS OUTRAS PESSOAS PELO CAMINHO.