NO BAIRRO DO MOINHO VELHO, EM SÃO PAULO, HAVIA UMA ANTIGA ESCOLA CHAMADA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CELESTE SONNWEND. TODOS OS DIAS, AS CRIANÇAS DO BAIRRO ERAM TRANSPORTADAS ATÉ LÁ PELA PERUA ESCOLAR DO TIO ODAIR. O TIO ODAIR ERA UM SENHOR MUITO BONDOSO, CONHECIDO POR TODOS, E TINHA UMA PECULIARIDADE QUE FAZIA AS CRIANÇAS RIREM MUITO: ELE TINHA A MANIA DE COLOCAR A LÍNGUA PARA FORA NO CANTO DA BOCA E PISCAR UM OLHO AO MESMO TEMPO.
OLUAS ERA UM MENINO ESPERTO E CURIOSO, UM DOS PASSAGEIROS MAIS FREQUENTES DA PERUA DO TIO ODAIR. ELE ADORAVA AS AVENTURAS QUE ACONTECIAM DURANTE O TRAJETO ATÉ A ESCOLA. CERTO DIA, AO ENTRAR NA PERUA, OLUAS PERCEBEU QUE HAVIA ALGO DIFERENTE NO AR. O TIO ODAIR PISCOU E MOSTROU A LÍNGUA, COMO SEMPRE, MAS DESSA VEZ PARECIA HAVER UM BRILHO DE MISTÉRIO EM SEU OLHAR.
— BOM DIA, CRIANÇAS! — SAUDOU TIO ODAIR COM SUA CARETA ENGRAÇADA. — HOJE TEREMOS UMA VIAGEM ESPECIAL!
AS CRIANÇAS RIRAM E SE ACOMODARAM NOS SEUS LUGARES. ENQUANTO A PERUA AVANÇAVA PELAS RUAS DO MOINHO VELHO, O TIO ODAIR COMEÇOU A CONTAR UMA HISTÓRIA SOBRE UM TESOURO ESCONDIDO.
— HÁ MUITOS ANOS, ANTES DE SER UMA ESCOLA, A PROFESSORA CELESTE SONNWEND ERA UMA CASA GRANDE E ANTIGA. DIZEM QUE O ANTIGO PROPRIETÁRIO, UM PIRATA REFORMADO, ENTERROU UM TESOURO NO QUINTAL. — TIO ODAIR PISCOU E MOSTROU A LÍNGUA, FAZENDO AS CRIANÇAS RIREM.
OLUAS, COM OS OLHOS BRILHANDO DE CURIOSIDADE, PERGUNTOU:
— E ONDE ESTÁ ESSE TESOURO, TIO ODAIR?
— AH, GAROTO ESPERTO! — RESPONDEU TIO ODAIR. — DIZEM QUE O TESOURO SÓ PODE SER ENCONTRADO POR QUEM TEM UM CORAÇÃO PURO E UMA RISADA SINCERA.
AS CRIANÇAS, CONTAGIADAS PELA EMPOLGAÇÃO DE OLUAS, COMEÇARAM A IMAGINAR ONDE O TESOURO PODERIA ESTAR ESCONDIDO. QUANDO A PERUA CHEGOU À ESCOLA, TIO ODAIR PISCOU MAIS UMA VEZ E DISSE:
— BOA SORTE, PEQUENOS EXPLORADORES!
NA HORA DO RECREIO, OLUAS REUNIU SEUS AMIGOS PARA PROCURAR O TESOURO. ELES CORRERAM PELO PÁTIO, VASCULHANDO CADA CANTO. DE REPENTE, OLUAS TROPEÇOU EM UMA PEDRA E CAIU NO CHÃO. QUANDO SE LEVANTOU, PERCEBEU QUE A PEDRA PARECIA ESTAR COBRINDO ALGO.
— EI, PESSOAL, VENHAM VER ISSO! — GRITOU OLUAS.
AS CRIANÇAS SE JUNTARAM EM VOLTA DA PEDRA E, COM ESFORÇO, CONSEGUIRAM REMOVÊ-LA. DEBAIXO DA PEDRA HAVIA UMA VELHA CAIXA DE MADEIRA. COM AS MÃOS TREMENDO DE EXCITAÇÃO, OLUAS ABRIU A CAIXA E ENCONTROU... UM MAPA!
— É O MAPA DO TESOURO! — EXCLAMOU ELE.
SEGUINDO AS INSTRUÇÕES DO MAPA, AS CRIANÇAS PERCORRERAM A ESCOLA, INDO DA BIBLIOTECA ATÉ O JARDIM, PASSANDO PELO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E FINALMENTE CHEGANDO AO ANTIGO CARVALHO NO FUNDO DO QUINTAL. DE ACORDO COM O MAPA, O TESOURO ESTAVA ENTERRADO ALI.
COM A AJUDA DE ALGUMAS PÁS QUE PEGARAM NA SALA DE JARDINAGEM, AS CRIANÇAS COMEÇARAM A CAVAR. APÓS ALGUNS MINUTOS DE ESCAVAÇÃO, OUVIRAM UM SOM METÁLICO. ERA UM BAÚ DE FERRO!
AO ABRIR O BAÚ, ENCONTRARAM VÁRIAS MOEDAS DE OURO, JOIAS E UMA CARTA ANTIGA. NA CARTA ESTAVA ESCRITO:
"PARA AQUELES QUE ENCONTRAREM ESTE TESOURO, LEMBREM-SE DE QUE O MAIOR TESOURO DE TODOS É A AMIZADE E A ALEGRIA COMPARTILHADA."
OLUAS E SEUS AMIGOS RIRAM E SE ABRAÇARAM, SABENDO QUE, EMBORA O TESOURO FOSSE VALIOSO, A VERDADEIRA RIQUEZA ESTAVA NA AVENTURA QUE VIVERAM JUNTOS E NAS RISADAS QUE COMPARTILHARAM.
QUANDO VOLTARAM PARA CASA NA PERUA ESCOLAR, CONTARAM AO TIO ODAIR SOBRE SUA DESCOBERTA. ELE PISCOU, MOSTROU A LÍNGUA E DISSE:
— SABEM, CRIANÇAS, EU SEMPRE SOUBE QUE VOCÊS ENCONTRARIAM O TESOURO. AFINAL, NADA É MAIS VALIOSO DO QUE A ALEGRIA DE SER CRIANÇA.
E ASSIM, A PERUA ESCOLAR DO TIO ODAIR CONTINUOU SUA JORNADA DIÁRIA, TRANSPORTANDO CRIANÇAS, RISADAS E AVENTURAS PELO BAIRRO DO MOINHO VELHO. E CADA VEZ QUE O TIO ODAIR FAZIA SUA CARETA ENGRAÇADA, TODOS SE LEMBRAVAM DO DIA EM QUE DESCOBRIRAM QUE O VERDADEIRO TESOURO ESTAVA NA AMIZADE E NAS HISTÓRIAS QUE COMPARTILHAVAM.