Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, NA BELÍSSIMA CIDADE DE ITANHAÉM, LITORAL SUL DE SÃO PAULO, UM RAPAZ CHAMADO OLUAS. OLUAS NASCEU COM PARALISIA CEREBRAL, O QUE TORNOU SUA VIDA CHEIA DE DESAFIOS DESDE O INÍCIO. MAS OLUAS TINHA UM CORAÇÃO VALENTE E UM ESPÍRITO INDOMÁVEL, SEMPRE PRONTO PARA ENFRENTAR AS ADVERSIDADES.

 

UM DIA, OLUAS DESCOBRIU UM PROJETO MARAVILHOSO CHAMADO "UM LUGAR AO SOL". ESSE PROJETO OFERECIA ATIVIDADES ESPECIAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PERMITINDO QUE ELAS SE EXERCITASSEM E DESENVOLVESSEM O EQUILÍBRIO CAVALGANDO EM CAVALOS. ANIMADO COM A IDEIA, OLUAS DECIDIU PARTICIPAR E LOGO ENCONTROU-SE NA HÍPICA DA CIDADE, ONDE CONHECEU UM CAVALO MUITO ESPECIAL.

 

O CAVALO CHAMAVA-SE UZEIRO, E ERA CONHECIDO POR SER INDOMÁVEL. MUITOS TENTARAM CONQUISTÁ-LO, MAS NENHUM CONSEGUIU CRIAR UM VÍNCULO VERDADEIRO COM ELE. NO ENTANTO, QUANDO UZEIRO ENCONTROU OLUAS, ALGO MÁGICO ACONTECEU. OLUAS, COM SEU CORAÇÃO PURO E CHEIO DE AMOR, APROXIMOU-SE DE UZEIRO COM GENTILEZA E PACIÊNCIA. DIA APÓS DIA, UMA AMIZADE PROFUNDA FOI SE FORMANDO ENTRE OS DOIS. UZEIRO, ANTES INDOMÁVEL, MOSTROU-SE DÓCIL E CARINHOSO COM OLUAS, ACEITANDO-O COMO SEU CAVALEIRO.

 

OLUAS E UZEIRO SE TORNARAM INSEPARÁVEIS. JUNTOS, ELES CAVALGAVAM PELOS CAMPOS, EXPLORANDO AS BELEZAS NATURAIS DE ITANHAÉM. OLUAS SENTIA UMA LIBERDADE INDESCRITÍVEL MONTADO EM UZEIRO, COMO SE VOASSE SOBRE AS ASAS DA AMIZADE E DA CONFIANÇA. CADA PASSEIO ERA UMA NOVA AVENTURA, UM NOVO DESAFIO SUPERADO.

 

MAS, UM DIA, ALGO INESPERADO ACONTECEU. ENQUANTO OLUAS E UZEIRO CAVALGAVAM TRANQUILAMENTE, UM ENXAME DE MOSCAS APARECEU DE REPENTE, RODEANDO UZEIRO E PERTURBANDO SUA CALMA. O CAVALO, ASSUSTADO E IRRITADO, COMEÇOU A RELINCHAR E SE EMPINAR. APESAR DOS ESFORÇOS DE OLUAS PARA ACALMÁ-LO, UZEIRO ACABOU DERRUBANDO SEU AMIGO NO CHÃO.

 

OLUAS CAIU, E AQUELE FOI UM DIA CINZENTO EM SUA VIDA. COM DOR NO CORAÇÃO E NO CORPO, ELE FOI LEVADO DE VOLTA PARA CASA. NOS DIAS QUE SE SEGUIRAM, OLUAS ESPEROU ANSIOSAMENTE POR NOTÍCIAS DE SEU AMIGO UZEIRO, MAS O CAVALO PARECIA TER DESAPARECIDO. A HÍPICA INFORMOU QUE UZEIRO HAVIA SIDO LEVADO PARA UM LUGAR MAIS SEGURO ATÉ SE ACALMAR.

 

O TEMPO PASSOU, E OLUAS NUNCA MAIS VIU SEU QUERIDO AMIGO UZEIRO. MAS ELE GUARDAVA EM SEU CORAÇÃO TODAS AS MEMÓRIAS DOS MOMENTOS FELIZES QUE VIVERAM JUNTOS. SABIA QUE, INDEPENDENTEMENTE DE ONDE UZEIRO ESTIVESSE, A AMIZADE DELES ERA ETERNA.

 

E ASSIM, OLUAS CONTINUOU SUA JORNADA, INSPIRADO PELA FORÇA E PELO AMOR QUE ENCONTROU EM UZEIRO. ELE SE LEMBROU DAS PALAVRAS SÁBIAS QUE OUVIU UM DIA:

 

"AS PEGADAS DEIXADAS NO SOLO SÃO MARCAS DE UMA JORNADA REPLETA DE DESAFIOS E TRIUNFOS. A MAGIA ACONTECE QUANDO O LAÇO ENTRE CAVALEIRO E CAVALO É MAIS FORTE DO QUE QUALQUER OBSTÁCULO."

 

E, COM ESSA VERDADE EM SEU CORAÇÃO, OLUAS SEGUIU EM FRENTE, SABENDO QUE, MESMO NAS ADVERSIDADES, O AMOR E A AMIZADE QUE ELE COMPARTILHARA COM UZEIRO NUNCA SERIAM ESQUECIDOS.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 08/06/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish