ERA UMA VEZ, EM UMA HULMILDE CASINHA, MORAVA UMA GAROTINHA CHAMADA JULIANA. ELA TINHA CABELOS CACHEADOS E OLHOS BRILHANTES QUE SEMPRE ESTAVAM CHEIOS DE CURIOSIDADE. SUA MÃE, SILVÂNIA, ERA UMA MULHER TRABALHADORA E DEDICADA, QUE TODOS OS DIAS SAÍA CEDO PARA O TRABALHO.
UM DIA, ENQUANTO SUA MÃE ESTAVA FORA, JULIANA DECIDIU BRINCAR DE EXPLORADORA DENTRO DE CASA. ELA ENTROU NO QUARTO DA MÃE, UM LUGAR QUE SEMPRE PARECIA CHEIO DE SEGREDOS E TESOUROS. COM UM SORRISO TRAVESSO, ABRIU A PORTA DO GUARDA-ROUPAS E COMEÇOU A MEXER EM TODAS AS ROUPAS. CADA PEÇA QUE ELA PUXAVA PARECIA UMA NOVA AVENTURA: VESTIDOS COLORIDOS, CASACOS ELEGANTES E ATÉ ALGUNS CHAPÉUS ENGRAÇADOS.
NO MEIO DA BAGUNÇA, ALGO CHAMOU SUA ATENÇÃO. BRILHANDO COMO UM DIAMANTE SOB A LUZ DO SOL, ESTAVA UM SAPATINHO DE CRISTAL. OS OLHOS DE JULIANA SE ARREGALARAM DE ADMIRAÇÃO. ELA JÁ TINHA OUVIDO HISTÓRIAS SOBRE PRINCESAS QUE USAVAM SAPATINHOS DE CRISTAL, E AGORA, BEM ALI, NA SUA FRENTE, ESTAVA UM VERDADEIRO!
DETERMINADA A SE TRANSFORMAR EM UMA PRINCESA, JULIANA TENTOU COLOCAR O SAPATINHO EM SEU PEZINHO PEQUENO. MAS, PARA SUA DECEPÇÃO, O SAPATO ERA ENORME. TODA VEZ QUE ELA TENTAVA DAR UM PASSO, O SAPATINHO DE CRISTAL FICAVA DANÇANDO EM SEU PÉ, QUASE ESCAPANDO.
ELA TENTOU DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS. COLOCOU MEIAS POR DENTRO, ENFIOU PAPEL PARA PREENCHER O ESPAÇO, MAS NADA ADIANTAVA. O SAPATINHO DE CRISTAL DE SILVÂNIA ERA SIMPLESMENTE GRANDE DEMAIS. JULIANA SENTOU-SE NO CHÃO, ABRAÇANDO O SAPATO, E SUSPIROU PROFUNDAMENTE.
NAQUELE MOMENTO, A PORTA DO QUARTO SE ABRIU E SILVÂNIA ENTROU. ELA OLHOU PARA A CENA: ROUPAS ESPALHADAS POR TODO O LADO E SUA PEQUENA JULIANA COM UM AR FRUSTRADO, SEGURANDO O SAPATINHO DE CRISTAL.
SILVÂNIA SORRIU E SENTOU-SE AO LADO DA FILHA. “POR QUE TANTA TRISTEZA, MINHA PRINCESA?”, PERGUNTOU CARINHOSAMENTE.
“EU QUERIA SER UMA PRINCESA, MAMÃE, MAS O SEU SAPATINHO DE CRISTAL NÃO SERVE NO MEU PÉ”, RESPONDEU JULIANA COM OS OLHOS MAREJADOS.
SILVÂNIA ACARICIOU OS CABELOS DA FILHA E DISSE: “MINHA QUERIDA, VOCÊ JÁ É UMA PRINCESA, NÃO IMPORTA O SAPATO QUE USA. NÃO IMPORTA SE A PRINCESA USA SAPATINHO DE CRISTAL OU BOTAS, TODA MULHER TEM SEU VALOR!”
JULIANA OLHOU PARA A MÃE, SEUS OLHOS BRILHANDO COM UMA NOVA COMPREENSÃO.
SILVÂNIA CONTINUOU: “USAR SALTO ALTO NA ALMA FAZ A MULHER TOCAR O CÉU! E VOCÊ, MINHA PRINCESA, JÁ TOCA O CÉU TODOS OS DIAS COM SUA BONDADE, ALEGRIA E AMOR.”
JULIANA SORRIU, LEVANTOU-SE E DEU UM GRANDE ABRAÇO NA MÃE. JUNTAS, ARRUMARAM AS ROUPAS ESPALHADAS E GUARDARAM O SAPATINHO DE CRISTAL COM CUIDADO. E ASSIM, JULIANA APRENDEU QUE A VERDADEIRA MAGIA NÃO ESTÁ NOS SAPATOS QUE USAMOS, MAS NO AMOR E NA CONFIANÇA QUE CARREGAMOS EM NOSSOS CORAÇÕES.
E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE, SABENDO QUE O VALOR DE UMA PRINCESA VEM DE DENTRO E QUE CADA MULHER, COM OU SEM SAPATINHO DE CRISTAL, PODE TOCAR O CÉU.