ERA UMA VEZ, NAS PROXIMIDADES DA PROVÍNCIA DE LEIRIA, UM DUQUE VALENTE QUE SONHAVA COM UM PORTUGAL MAIS PODEROSO E MAIS UNIDO. ESTE DUQUE, CONHECIDO POR SUA BRAVURA E SABEDORIA, CONQUISTOU A TERRA DE LEIRIA E DECIDIU CONSTRUIR UM CASTELO DIFERENTE DE TODOS OS OUTROS: UM CASTELO DE FERRO. ESTE CASTELO BRILHAVA AO SOL COMO UM FAROL DE ESPERANÇA E SEGURANÇA PARA OS HABITANTES DA REGIÃO.
APÓS A CONSTRUÇÃO, O DUQUE ENTREGOU O CASTELO À GUARDA DE SEUS GUERREIROS MAIS FIÉIS E PARTIU EM BUSCA DE NOVAS CONQUISTAS. CONTUDO, OS MOUROS, SABENDO QUE O CASTELO ESTAVA DESCUIDADO DECIDIRAM ATACAR. APÓS UMA BATALHA INTENSA, CONSEGUIRAM VENCER OS GUARDAS DO CASTELO E TOMARAM-NO PARA SI.
O NOVO GUARDIÃO DO CASTELO DE FERRO ERA UM VELHO MOURO, SÁBIO E RESPEITADO, QUE VIVIA COM SUA LINDA FILHA, ZARA. ZARA ERA UMA JOVEM DE BELEZA INCOMPARÁVEL, COM OLHOS VERDES COMO ESMERALDAS E LONGOS CABELOS LOIROS TRANÇADOS QUE BRILHAVAM À LUZ DO SOL.
UM DIA, AO ENTARDECER, ENQUANTO O SOL SE ESCONDIA ATRÁS DAS MONTANHAS, ZARA ESTAVA À JANELA DO CASTELO, VOLTADA PARA O ARRABALDE. ELA ESTAVA A PENTEAR OS CABELOS ENCANECIDOS DE SEU PAI QUANDO ALGO ESTRANHO CHAMOU SUA ATENÇÃO. DE LONGE, ELA VIU O MATO SE MOVER DE UM LADO PARA O OUTRO E EM DIREÇÃO AO CASTELO.
CURIOSA E PREOCUPADA, ZARA PERGUNTOU AO SEU PAI:
"OH, PAI, O MATO ANDA?"
E O VELHO MOURO, COM A SABEDORIA DE SEUS MUITOS ANOS, RESPONDEU:
"ANDA, SIM, MINHA FILHA, SE O LEVAM."
E DE FATO, O MATO ERA LEVADO. MAS NÃO PELO VENTO OU POR ALGUM ANIMAL, E SIM PELOS GUERREIROS CRISTÃOS DO REI AFONSO. ESCONDIDOS ATRÁS DOS FENOS QUE CORTARAM E AJUNTARAM, OS GUERREIROS AVANÇAVAM SILENCIOSAMENTE EM DIREÇÃO AO CASTELO PARA NÃO SEREM VISTOS.
CAUTELOSAMENTE, OS GUERREIROS CRISTÃOS AVANÇARAM, APROXIMANDO-SE DA PORTA CHAMADA DE TRAIÇÃO. QUANDO ESTAVAM BEM PERTO, CORRERAM COM AGILIDADE E, NUMA MANOBRA RÁPIDA, PASSARAM PELA PORTA E CONQUISTARAM O CASTELO.
APÓS A BATALHA, O CASTELO DE FERRO VOLTOU A BRILHAR SOB A BANDEIRA CRISTÃ. PORÉM, NINGUÉM NUNCA MAIS OUVIU FALAR DE ZARA, A LINDA PRINCESA DE OLHOS VERDES, NEM DE SEU VELHO PAI, O GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE LEIRIA.
E ASSIM, O CASTELO DE FERRO TORNOU-SE UMA LENDA, UM SÍMBOLO DE CORAGEM E PERSISTÊNCIA, LEMBRADO POR TODOS NA REGIÃO. E QUEM SABE, NAS NOITES DE LUA CHEIA, TALVEZ AINDA SE POSSA OUVIR OS SUSSURROS DA JOVEM PRINCESA E DE SEU PAI NAS TORRES DO CASTELO, LEMBRANDO A TODOS DA IMPORTÂNCIA DA PAZ E DA UNIÃO.