ERA UMA VEZ, NA SAVANA AFRICANA, UMA GIRAFA CHAMADA GIGI E UM RINOCERONTE CHAMADO RINO. ELES ERAM GRANDES AMIGOS E COMPARTILHAVAM UM SONHO: ALCANÇAR AS COPAS DAS ÁRVORES MAIS ALTAS, ONDE AS FOLHAS ERAM MAIS VERDES E SUCULENTAS.
UM DIA, DEPOIS DE TENTAREM, SEM SUCESSO, ALCANÇAR ESSAS FOLHAS DELICIOSAS, GIGI E RINO DECIDIRAM PROCURAR O FEITICEIRO DA FLORESTA. DIZIAM QUE ELE TINHA PODERES MÁGICOS E PODERIA AJUDAR COM QUALQUER PROBLEMA.
AO CHEGAR NA CABANA DO FEITICEIRO, UM VELHO SÁBIO COM LONGAS BARBAS BRANCAS, OS DOIS AMIGOS EXPLICARAM SEU DESEJO. O FEITICEIRO OUVIU PACIENTEMENTE E, DEPOIS DE UM MOMENTO DE REFLEXÃO, DISSE:
— VOLTEM AMANHÃ AO AMANHECER, E EU LHES DAREI UMA SOLUÇÃO.
ANSIOSOS, GIGI E RINO VOLTARAM PARA CASA. NO DIA SEGUINTE, GIGI ACORDOU CEDO, PRONTA PARA ENCONTRAR O FEITICEIRO. ELA LEMBROU RINO, QUE AINDA ESTAVA SONOLENTO, E COMEÇOU SUA CAMINHADA.
GIGI ANDAVA RÁPIDA E DECIDIDA, DETERMINADA A NÃO SE ATRASAR. NO MEIO DO CAMINHO, ELA OLHOU PARA TRÁS E PERCEBEU QUE RINO HAVIA PARADO. ELE ESTAVA COMENDO ALGUMAS FOLHAS VERDES QUE ENCONTRARA PELO CAMINHO, ATRAÍDO PELO CHEIRO DELICIOSO.
— VAMOS, RINO! — GRITOU GIGI, IMPACIENTE.
— JÁ VOU, JÁ VOU — RESPONDEU RINO, MASTIGANDO DEVAGAR.
GIGI, PREOCUPADA COM A HORA, DECIDIU SEGUIR EM FRENTE. CHEGANDO À CASA DO FEITICEIRO, FOI RECEBIDA COM UM SORRISO.
— ONDE ESTÁ SEU AMIGO RINO? — PERGUNTOU O FEITICEIRO.
— ELE PAROU PARA COMER FOLHAS — RESPONDEU GIGI.
O FEITICEIRO SORRIU E ACENOU COM A CABEÇA, COMO SE JÁ ESPERASSE ESSA RESPOSTA. ENTÃO, ELE PEGOU UMA PEQUENA BOLSA DE COURO E ENTREGOU A GIGI.
— AQUI DENTRO TEM UM PÓ MÁGICO — EXPLICOU. — JOGUE UMA PITADA SOBRE VOCÊ E SOBRE RINO QUANDO ELE CHEGAR.
GIGI, CURIOSA, ABRIU A BOLSA E VIU UM PÓ DOURADO QUE BRILHAVA COMO OURO. ELA AGRADECEU AO FEITICEIRO E VOLTOU PARA ENCONTRAR RINO.
QUANDO FINALMENTE ENCONTROU RINO, AINDA MASTIGANDO LENTAMENTE, GIGI CONTOU TUDO SOBRE O PÓ MÁGICO.
— VAMOS EXPERIMENTAR! — DISSE RINO, FINALMENTE ANIMADO.
GIGI JOGOU UMA PITADA DO PÓ SOBRE SI MESMA E OUTRA SOBRE RINO. NO MESMO INSTANTE, SENTIU-SE MAIS ALTA, SEUS PESCOÇO E PERNAS SE ALONGARAM, ALCANÇANDO AS FOLHAS MAIS ALTAS COM FACILIDADE. RINO, POR SUA VEZ, FICOU AINDA MAIS FORTE E ÁGIL, CONSEGUINDO ALCANÇAR AS FOLHAS MAIS VERDES SEM ESFORÇO.
OS DOIS AMIGOS RIRAM DE ALEGRIA E AGRADECERAM AO FEITICEIRO. A PARTIR DAQUELE DIA, GIGI E RINO VIVERAM FELIZES, SEMPRE AJUDANDO UM AO OUTRO E DESFRUTANDO DAS FOLHAS MAIS SUCULENTAS DA SAVANA.
E ASSIM, A GIRAFA E O RINOCERONTE APRENDERAM QUE, COM UM POUCO DE PACIÊNCIA E A AJUDA DE UM AMIGO, ATÉ OS SONHOS MAIS ALTOS PODEM SE TORNAR REALIDADE. E CLARO, QUE UMA BOA REFEIÇÃO PELO CAMINHO NUNCA É DEMAIS.