ERA UMA VEZ, NA VERDEJANTE FLORESTA DA REPÚBLICA DOS CAMARÕES, UMA BELA PALMEIRA CHAMADA MARARA. SUAS FOLHAS ALTAS E ESGUIAS DANÇAVAM AO VENTO, E SEUS FRUTOS DOURADOS BRILHAVAM SOB O SOL TROPICAL. MARARA ERA A MAIS ANTIGA E SÁBIA DAS ÁRVORES NA FLORESTA, E TODOS OS ANIMAIS VINHAM A ELA EM BUSCA DE CONSELHOS.
UM DIA, UMA GARÇA GRACIOSA CHAMADA NYANGA POUSOU NOS GALHOS DE MARARA. NYANGA TINHA PENAS BRANCAS COMO A NEVE E UM BICO ALONGADO QUE BRILHAVA COMO O OURO. ELA ESTAVA TRISTE, E MARARA LOGO PERCEBEU ISSO.
— O QUE TE AFLIGE, QUERIDA NYANGA? — PERGUNTOU MARARA COM SUA VOZ SUAVE E ACOLHEDORA.
— MARARA, ESTOU PREOCUPADA. O RIO ONDE EU PESCO ESTÁ SECANDO, E NÃO CONSIGO ENCONTRAR ALIMENTO SUFICIENTE PARA MINHA FAMÍLIA. TEMEMOS QUE NÃO SOBREVIVEREMOS AO PRÓXIMO MÊS SE ISSO CONTINUAR — RESPONDEU NYANGA, COM OS OLHOS BRILHANDO DE TRISTEZA.
MARARA PENSOU POR UM MOMENTO E ENTÃO DISSE:
— MINHA AMIGA, OUVI UMA ANTIGA LENDA DOS TEMPOS EM QUE EU ERA UMA JOVEM PALMEIRA. DIZ-SE QUE HÁ UM LAGO MÁGICO ESCONDIDO NA FLORESTA, ONDE A ÁGUA NUNCA SECA E ONDE OS PEIXES SÃO ABUNDANTES. A CHAVE PARA ENCONTRAR ESSE LAGO É SEGUIR O VOO DAS BORBOLETAS AZUIS AO AMANHECER. ELAS CONHECEM O CAMINHO.
NYANGA FICOU ESPERANÇOSA COM ESSA NOTÍCIA. NA MANHÃ SEGUINTE, ANTES DO SOL NASCER, ELA ACORDOU E FICOU ATENTA ÀS BORBOLETAS AZUIS. LOGO, ELAS COMEÇARAM A APARECER, FLUTUANDO GRACIOSAMENTE PELO AR. NYANGA SEGUIU AS BORBOLETAS, VOANDO SOBRE ÁRVORES E RIACHOS, ATÉ QUE FINALMENTE CHEGOU A UM LAGO ESCONDIDO NO CORAÇÃO DA FLORESTA.
ERA UM LAGO CRISTALINO, CERCADO POR FLORES COLORIDAS E ÁRVORES FRUTÍFERAS. NYANGA MERGULHOU NO LAGO E ENCONTROU UMA ABUNDÂNCIA DE PEIXES. ELA ESTAVA TÃO FELIZ QUE RAPIDAMENTE VOLTOU PARA CONTAR A NOVIDADE A MARARA E AOS OUTROS ANIMAIS DA FLORESTA.
— ENCONTREI O LAGO! — EXCLAMOU NYANGA. — É VERDADEIRAMENTE MÁGICO, E HÁ COMIDA SUFICIENTE PARA TODOS NÓS!
OS ANIMAIS COMEMORARAM E AGRADECERAM A MARARA POR SUA SABEDORIA. A PARTIR DAQUELE DIA, NYANGA E SUA FAMÍLIA VIVERAM FELIZES, NUNCA MAIS PREOCUPADOS COM A FALTA DE ALIMENTO. A FLORESTA FLORESCEU, E TODOS OS ANIMAIS APRENDERAM A SEGUIR O CONSELHO DE MARARA, RESPEITANDO A NATUREZA E CUIDANDO UNS DOS OUTROS.
E ASSIM, A BELA PALMEIRA E A GARÇA GRACIOSA TORNARAM-SE SÍMBOLOS DE ESPERANÇA E SABEDORIA NA FLORESTA DA REPÚBLICA DOS CAMARÕES, LEMBRANDO A TODOS DA IMPORTÂNCIA DE OUVIR A NATUREZA E CUIDAR DO MUNDO AO NOSSO REDOR.