HAVIA UMA PEQUENA ALDEIA DA SÉRVIA CERCADA POR UMA VASTA FLORESTA, E TODOS OS HABITANTES SABIAM QUE ALI MORAVA UMA FIGURA MISTERIOSA CONHECIDA COMO O AVÔ DA FLORESTA. ASSIM COMO A TEMIDA BABA YAGA, O AVÔ ERA UMA ENTIDADE MÍTICA QUE INSPIRAVA TANTO MEDO QUANTO RESPEITO. ELE ERA UM VELHO EREMITA DE LONGAS BARBAS GRISALHAS E OLHOS QUE PARECIAM CONTER A SABEDORIA DE SÉCULOS. SUA CABANA ESTAVA ENRAIZADA NO SOLO DA FLORESTA, QUASE CAMUFLADA ENTRE AS ÁRVORES ANCESTRAIS.
OS ALDEÕES CONTAVAM HISTÓRIAS SOBRE O AVÔ DA FLORESTA, DIZENDO QUE ELE POSSUÍA PODERES MÁGICOS E UM VASTO CONHECIMENTO DAS PLANTAS E DOS ANIMAIS. APESAR DE SUA APARÊNCIA ASSUSTADORA, ELE NUNCA MACHUCAVA NINGUÉM INJUSTAMENTE. DIZIAM QUE ELE AJUDAVA AQUELES QUE SE PERDIAM NA FLORESTA, GUIANDO-OS DE VOLTA PARA CASA, MAS TAMBÉM CASTIGAVA SEVERAMENTE OS QUE OUSAVAM DESRESPEITAR A NATUREZA.
ENTRE OS ALDEÕES, HAVIA UMA JOVEM CHAMADA ANYA, CUJA MÃE ESTAVA GRAVEMENTE DOENTE. NENHUM DOS CURANDEIROS DA ALDEIA CONSEGUIA ENCONTRAR UMA CURA, E A ÚNICA ESPERANÇA DE ANYA ERA BUSCAR A AJUDA DO AVÔ DA FLORESTA. NUMA MANHÃ FRIA DE OUTONO, ANYA ENCHEU-SE DE CORAGEM E ADENTROU A FLORESTA EM BUSCA DO EREMITA LENDÁRIO.
DEPOIS DE HORAS CAMINHANDO, ANYA ENCONTROU A CABANA DO AVÔ. ELA HESITOU POR UM MOMENTO, MAS DECIDIU BATER NA PORTA, QUE RANGEU AO ABRIR-SE. O AVÔ DA FLORESTA APARECEU NA ENTRADA, SUA FIGURA IMPONENTE PROJETANDO UMA SOMBRA LONGA. ANYA EXPLICOU SUA SITUAÇÃO COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, IMPLORANDO POR AJUDA.
O AVÔ, COM UMA VOZ ROUCA, MAS GENTIL, CONVIDOU-A A ENTRAR. ELE OUVIU ATENTAMENTE, E APÓS UM BREVE MOMENTO DE SILÊNCIO, DIRIGIU-SE A UMA PRATELEIRA CHEIA DE FRASCOS E ERVAS. ELE PREPAROU UMA POÇÃO E ENTREGOU A ANYA, DIZENDO-LHE PARA DAR À SUA MÃE TRÊS GOTAS POR DIA. ANTES DE PARTIR, ELE A ADVERTIU: “LEMBRE-SE DE RESPEITAR SEMPRE A FLORESTA E TODAS AS SUAS CRIATURAS. A NATUREZA É SÁBIA E JUSTA, MAS TAMBÉM PODE SER SEVERA COM OS IMPRUDENTES.”
ANYA AGRADECEU PROFUNDAMENTE E CORREU DE VOLTA PARA A ALDEIA. SEGUINDO AS INSTRUÇÕES DO AVÔ, ELA DEU A POÇÃO À SUA MÃE, QUE, PARA O ALÍVIO DE TODOS, COMEÇOU A MELHORAR RAPIDAMENTE. A HISTÓRIA DE ANYA ESPALHOU-SE, E O RESPEITO PELO AVÔ DA FLORESTA CRESCEU AINDA MAIS.
ANOS SE PASSARAM, E ANYA TORNOU-SE A CURANDEIRA DA ALDEIA, SEMPRE LEMBRANDO OS CONSELHOS DO AVÔ. ELA ENSINOU AOS ALDEÕES A IMPORTÂNCIA DE RESPEITAR A NATUREZA, GARANTINDO QUE O EQUILÍBRIO DA FLORESTA FOSSE MANTIDO.
O AVÔ DA FLORESTA CONTINUOU A SER UMA FIGURA MISTERIOSA, MAS AGORA OS ALDEÕES SABIAM QUE, EMBORA ELE PUDESSE SER SEVERO, SUA SABEDORIA E BONDADE ERAM INEGÁVEIS. ASSIM, A LENDA DO AVÔ DA FLORESTA PERDUROU, TORNANDO-SE UM SÍMBOLO DE RESPEITO E HARMONIA ENTRE O HOMEM E A NATUREZA.