ERA UMA VEZ, NA EXUBERANTE SELVA DA REPÚBLICA DO CONGO, UM MENINO CHAMADO AMAWOLÊ. AMAWOLÊ ERA UM GAROTO ESPECIAL, COM OLHOS BRILHANTES E UM SORRISO QUE ILUMINAVA ATÉ OS DIAS MAIS ESCUROS. DESDE MUITO PEQUENO, AMAWOLÊ DESCOBRIU QUE TINHA UM DOM MÁGICO: ELE PODIA FALAR COM TODOS OS ANIMAIS DA SELVA AFRICANA.
AMAWOLÊ VIVIA EM UMA PEQUENA ALDEIA COM SUA FAMÍLIA. SUA MÃE, KIALA, ERA UMA GRANDE CONTADORA DE HISTÓRIAS, E SEU PAI, MOSI, ERA UM CORAJOSO CAÇADOR. TODOS NA ALDEIA CONHECIAM AMAWOLÊ PELO SEU CORAÇÃO BONDOSO E SUA CAPACIDADE EXTRAORDINÁRIA DE SE COMUNICAR COM OS ANIMAIS.
UM DIA, ENQUANTO EXPLORAVA A FLORESTA, AMAWOLÊ ENCONTROU UMA JOVEM ZEBRA CHAMADA ZURI QUE ESTAVA PERDIDA E ASSUSTADA. SEUS GRANDES OLHOS ESTAVAM CHEIOS DE LÁGRIMAS, E ELA TREMIA DE MEDO.
— O QUE ACONTECEU, ZURI? — PERGUNTOU AMAWOLÊ, AJOELHANDO-SE AO LADO DELA.
— EU ME PERDI DO MEU REBANHO E NÃO SEI COMO VOLTAR PARA CASA — RESPONDEU ZURI, SOLUÇANDO.
AMAWOLÊ SORRIU GENTILMENTE E ACARICIOU A CABEÇA DE ZURI.
— NÃO SE PREOCUPE. EU VOU TE AJUDAR A ENCONTRAR SUA FAMÍLIA.
AMAWOLÊ COMEÇOU A CHAMAR SEUS AMIGOS ANIMAIS PARA AJUDAR NA BUSCA. PRIMEIRO, ELE ENCONTROU KIBWE, O ELEFANTE SÁBIO, QUE USOU SUA TROMBA PODEROSA PARA TOCAR UM SOM QUE ECOOU POR TODA A SELVA. EM SEGUIDA, AMAWOLÊ PEDIU AJUDA A SEFU, O ÁGIL MACACO, QUE BALANÇOU DE ÁRVORE EM ÁRVORE, PROCURANDO SINAIS DO REBANHO DE ZEBRAS. ATÉ AS AVES DO CÉU, LIDERADAS POR MIREMBE, O PAPAGAIO COLORIDO, VOARAM ALTO PARA TER UMA VISÃO MELHOR.
DEPOIS DE ALGUMAS HORAS DE BUSCA INCANSÁVEL, SEFU VOLTOU COM BOAS NOTÍCIAS.
— AMAWOLÊ! EU VI UM GRUPO DE ZEBRAS PERTO DO RIO! ACHO QUE ENCONTRAMOS A FAMÍLIA DE ZURI.
AMAWOLÊ E ZURI SEGUIRAM SEFU ATÉ O RIO. QUANDO CHEGARAM, ZURI CORREU FELIZ AO ENCONTRO DE SEU REBANHO, QUE A ACOLHEU COM ABRAÇOS E RELINCHOS DE ALEGRIA.
— OBRIGADO, AMAWOLÊ — DISSE ZURI COM GRATIDÃO. — VOCÊ É UM VERDADEIRO AMIGO.
AMAWOLÊ SORRIU E RESPONDEU:
— SEMPRE QUE PRECISAR, ESTAREI AQUI PARA AJUDAR.
A PARTIR DAQUELE DIA, AMAWOLÊ CONTINUOU A AJUDAR OS ANIMAIS DA SELVA SEMPRE QUE PRECISAVAM. ELE AJUDOU UM LEÃOZINHO CHAMADO BARAKA A ENCONTRAR SUA MÃE, ORIENTOU UM GRUPO DE PÁSSAROS MIGRATÓRIOS DURANTE UMA TEMPESTADE E ATÉ AJUDOU UM PEQUENO ANTÍLOPE CHAMADO TANDI A ESCAPAR DE UM CAÇADOR.
A FAMA DE AMAWOLÊ SE ESPALHOU POR TODA A SELVA, E ELE SE TORNOU UM SÍMBOLO DE BONDADE E CORAGEM. SUA HABILIDADE DE FALAR COM OS ANIMAIS NÃO ERA APENAS UM DOM, MAS TAMBÉM UMA PONTE QUE UNIA TODAS AS CRIATURAS DA SELVA EM UM ESPÍRITO DE AMIZADE E SOLIDARIEDADE.
E ASSIM, NA EXUBERANTE SELVA DA REPÚBLICA DO CONGO, O MENINO AMAWOLÊ VIVEU FELIZ, AJUDANDO SEUS AMIGOS ANIMAIS E MOSTRANDO A TODOS QUE A VERDADEIRA MAGIA ESTÁ NO CORAÇÃO DE QUEM AMA E CUIDA DOS OUTROS.