Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

 

ERA UMA VEZ, HÁ MUITO TEMPO, NO DESERTO DO SINAI, UM GRUPO DE PESSOAS CHAMADAS ISRAELITAS. ELES TINHAM UMA HISTÓRIA INCRÍVEL DE CORAGEM E FÉ, POIS HAVIAM ESCAPADO DA ESCRAVIDÃO NO EGITO COM A AJUDA DE DEUS E DE SEU LÍDER, MOISÉS.

 

DEPOIS DE CRUZAREM O MAR VERMELHO E SE VEREM LIVRES DOS EGÍPCIOS, OS ISRAELITAS CHEGARAM AO PÉ DE UM GRANDE MONTE, O MONTE SINAI. MOISÉS SUBIU O MONTE PARA FALAR COM DEUS, E LÁ FICOU POR QUARENTA DIAS. ENQUANTO ISSO, O POVO, QUE ESPERAVA IMPACIENTEMENTE, COMEÇOU A PENSAR QUE MOISÉS NÃO VOLTARIA. ELES SE ESQUECERAM DA BONDADE E DO PODER DE DEUS, QUE OS HAVIA LIBERTADO, E DECIDIRAM FAZER UM BEZERRO DE OURO PARA ADORAR.

 

"ESTE BEZERRO SERÁ O NOSSO DEUS QUE NOS GUIARÁ!" DISSERAM ELES, DANÇANDO E FESTEJANDO AO REDOR DO ÍDOLO.

 

MAS, QUANDO MOISÉS FINALMENTE DESCEU DO MONTE, ELE CARREGAVA NAS MÃOS DUAS TÁBUAS DE PEDRA COM OS DEZ MANDAMENTOS, AS LEIS SAGRADAS DE DEUS. AO VER O POVO ADORANDO O BEZERRO DE OURO, MOISÉS FICOU FURIOSO. ELE JOGOU AS TÁBUAS NO CHÃO, QUEBRANDO-AS EM PEDAÇOS.

 

A IRA DE DEUS TAMBÉM SE ACENDEU CONTRA OS ISRAELITAS POR TEREM ESQUECIDO SUAS LEIS E SEU AMOR. NAQUELE DIA, HOUVE UM GRANDE CONFLITO, E MUITOS DOS QUE HAVIAM ADORADO O ÍDOLO PERDERAM A VIDA.

 

OS ISRAELITAS PERCEBERAM O GRANDE ERRO QUE HAVIAM COMETIDO. ARREPENDIDOS, TIRARAM SEUS ORNAMENTOS E SE VOLTARAM PARA DEUS, PEDINDO PERDÃO. MOISÉS SUBIU NOVAMENTE AO MONTE SINAI, JEJUANDO E ORANDO POR OUTROS QUARENTA DIAS. DESTA VEZ, ELE DESCEU COM NOVAS TÁBUAS DOS DEZ MANDAMENTOS.

 

DEUS, EM SUA INFINITA MISERICÓRDIA, PERDOOU OS ISRAELITAS. ELE DESIGNOU O DIA EM QUE MOISÉS DESCEU DO MONTE PELA SEGUNDA VEZ COMO O DIA DA EXPIAÇÃO, UM DIA ESPECIAL DE ARREPENDIMENTO E RENOVAÇÃO. E, PARA LEMBRAR O POVO DE SEMPRE SEGUIR SUAS LEIS E NUNCA SE ESQUECER DE SEU AMOR, DEUS CRIOU UMA FESTA ESPECIAL DEZ DIAS ANTES DO DIA DA EXPIAÇÃO. ESTA FESTA ERA CONHECIDA COMO A FESTA DAS TROMBETAS.

 

NA FESTA DAS TROMBETAS, TODOS SE REUNIAM E TOCAVAM TROMBETAS, ANUNCIANDO A CHEGADA DE UM TEMPO DE REFLEXÃO E DE RECOMEÇO. AS TROMBETAS SOAVAM ALTO, ECOANDO PELO DESERTO, LEMBRANDO A TODOS DO PODER DE DEUS E DA IMPORTÂNCIA DE SEGUIR SEUS CAMINHOS.

 

AS CRIANÇAS CORRIAM E BRINCAVAM, ENQUANTO OS ADULTOS SE REUNIAM EM ORAÇÃO E MEDITAÇÃO. ERA UM TEMPO DE ALEGRIA, MAS TAMBÉM DE PROFUNDA GRATIDÃO E COMPROMISSO RENOVADO COM DEUS. A CADA ANO, AO OUVIREM O SOM DAS TROMBETAS, OS ISRAELITAS LEMBRAVAM-SE DA GRANDE LIÇÃO APRENDIDA NO DESERTO DO SINAI: QUE DEUS ERA O VERDADEIRO GUIA E QUE SEU AMOR E SUAS LEIS ERAM O CAMINHO PARA UMA VIDA ABENÇOADA.

 

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 04/06/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish