ERA UMA VEZ, EM UMA TERRA DISTANTE, UMA MENINA CHAMADA LAÍS E SUA FIEL AMIGA, UMA LEOA MANSA CHAMADA SERENA. LAÍS ERA CURIOSA E CORAJOSA, SEMPRE EM BUSCA DE AVENTURAS, E SERENA ERA SUA COMPANHEIRA INSEPARÁVEL, COM SEU CORAÇÃO BONDOSO E OLHOS VIGILANTES.
UM DIA, LAÍS E SERENA ESTAVAM EXPLORANDO OS CAMPOS VERDES QUANDO AVISTARAM UM PASTOR AO LONGE, CUIDANDO DE UM REBANHO DE OVELHAS. ESSE PASTOR ERA MOISÉS, UM HOMEM SÁBIO E BONDOSO QUE VIVIA NA REGIÃO. LAÍS E SERENA SE APROXIMARAM SILENCIOSAMENTE PARA NÃO ASSUSTAR AS OVELHAS.
MOISÉS, SEGURANDO SEU CAJADO, CONDUZIA O REBANHO PARA O MONTE HOREBE, CONHECIDO COMO A MONTANHA DE DEUS. LAÍS, SEMPRE CURIOSA, DECIDIU SEGUIR MOISÉS E SUAS OVELHAS ATÉ O MONTE. ELA COCHICHOU PARA SERENA:
— VAMOS, SERENA! VAMOS VER O QUE MOISÉS ESTÁ FAZENDO. PODE SER UMA GRANDE AVENTURA!
SERENA, COM SUA JUBA BRILHANTE, CONCORDOU E SEGUIU LAÍS COM PASSOS SUAVES E ELEGANTES.
AO CHEGAREM AO MONTE HOREBE, LAÍS E SERENA SE ESCONDERAM ATRÁS DE UMA GRANDE ROCHA E OBSERVARAM ATENTAMENTE. DE REPENTE, ALGO INCRÍVEL ACONTECEU: UM ARBUSTO COMEÇOU A ARDER EM CHAMAS, MAS SEM SE QUEIMAR! AS CHAMAS DANÇAVAM E BRILHAVAM, MAS O ARBUSTO PERMANECIA INTACTO.
MOISÉS, CURIOSO E INTRIGADO, APROXIMOU-SE DO ARBUSTO. LAÍS E SERENA FICARAM DE OLHOS ARREGALADOS, ANSIOSAS PARA VER O QUE ACONTECERIA A SEGUIR. ENTÃO, UMA VOZ PODEROSA E SUAVE SAIU DO MEIO DO ARBUSTO:
— MOISÉS, MOISÉS!
MOISÉS RESPONDEU, COM REVERÊNCIA E TEMOR:
— AQUI ESTOU.
A VOZ CONTINUOU:
— NÃO SE APROXIME MAIS. TIRE AS SANDÁLIAS DOS PÉS, PORQUE O LUGAR EM QUE VOCÊ ESTÁ É TERRA SANTA.
MOISÉS RAPIDAMENTE TIROU AS SANDÁLIAS, E LAÍS, ESCONDIDA COM SERENA, FICOU MARAVILHADA COM O QUE ESTAVA PRESENCIANDO. A VOZ FALOU NOVAMENTE:
— EU SOU O DEUS DE SEUS PAIS, O DEUS DE ABRAÃO, O DEUS DE ISAQUE E O DEUS DE JACÓ. EU VI A AFLIÇÃO DO MEU POVO NO EGITO E OUVI O SEU CLAMOR. EU DESCI PARA LIVRÁ-LOS DAS MÃOS DOS EGÍPCIOS E PARA LEVÁ-LOS A UMA TERRA BOA E AMPLA, UMA TERRA ONDE MANA LEITE E MEL.
LAÍS OLHOU PARA SERENA, QUE PARECIA ENTENDER A IMPORTÂNCIA DAQUELA MENSAGEM. MOISÉS, COM O ROSTO COBERTO DE EMOÇÃO E RESPEITO, PERGUNTOU A DEUS:
— QUEM SOU EU PARA IR AO FARAÓ E TIRAR OS ISRAELITAS DO EGITO?
DEUS RESPONDEU COM FIRMEZA E BONDADE:
— EU ESTAREI COM VOCÊ. ESTE SERÁ O SINAL DE QUE SOU EU QUEM O ENVIOU: QUANDO VOCÊ TIRAR O POVO DO EGITO, VOCÊS PRESTARÃO CULTO A DEUS NESTE MONTE.
MOISÉS, AINDA UM POUCO INSEGURO, PERGUNTOU O QUE DEVERIA DIZER AOS ISRAELITAS QUANDO PERGUNTASSEM QUEM O ENVIOU. DEUS DISSE A MOISÉS PARA DIZER QUE "EU SOU" O ENVIOU, O DEUS DOS SEUS ANTEPASSADOS.
LAÍS, COM O CORAÇÃO CHEIO DE ADMIRAÇÃO, VIU QUANDO MOISÉS LEVANTOU SEU CAJADO E MOSTROU VÁRIOS SINAIS QUE DEUS LHE DEU PARA PROVAR SEU PODER. PRIMEIRO, O CAJADO SE TRANSFORMOU EM UMA SERPENTE E DEPOIS VOLTOU A SER UM CAJADO. DEPOIS, MOISÉS COLOCOU A MÃO NO PEITO E A TIROU LEPROSA, MAS QUANDO A COLOCOU DE NOVO, ESTAVA CURADA. FINALMENTE, DEUS DISSE QUE SE ELES NÃO ACREDITASSEM NOS DOIS PRIMEIROS SINAIS, MOISÉS DEVERIA PEGAR ÁGUA DO RIO E DERRAMAR NO CHÃO, E A ÁGUA SE TRANSFORMARIA EM SANGUE.
MOISÉS AINDA ESTAVA PREOCUPADO PORQUE NÃO SE ACHAVA ELOQUENTE. ENTÃO DEUS DISSE QUE SEU IRMÃO ARÃO FALARIA POR ELE.
CHEIO DE FÉ E CORAGEM, MOISÉS FINALMENTE ACEITOU A MISSÃO QUE DEUS LHE DEU. ELE DESCEU DO MONTE HOREBE E LAÍS, COM SERENA AO SEU LADO, SEGUIU O CAMINHO DE VOLTA PARA CASA, COM O CORAÇÃO CHEIO DE NOVAS HISTÓRIAS PARA CONTAR.
E ASSIM, LAÍS E SERENA APRENDERAM QUE, COM FÉ E CORAGEM, PODEMOS ENFRENTAR QUALQUER DESAFIO, SEMPRE SABENDO QUE DEUS ESTÁ AO NOSSO LADO.