ERA UMA VEZ, EM UMA REGIÃO CAMPESTRE DA COSTA RICA, ENTRE AS CIDADES DE PARAÍSO E CARTAGO, UM ESPANTALHO MUITO ESPECIAL. DIFERENTE DOS OUTROS ESPANTALHOS, QUE FICAVAM PARADOS NOS CAMPOS ASSUSTANDO OS PÁSSAROS, ESTE ESPANTALHO ERA FAMOSO POR UMA RAZÃO MUITO PECULIAR: ELE ERA AZUL. SEU NOME ERA AZULINO.
AZULINO TINHA UMA FORMA ESTRANHA, COM BRAÇOS LONGOS E PERNAS FINAS, E SUA COR AZUL BRILHANTE FAZIA COM QUE ELE FOSSE FACILMENTE RECONHECIDO À DISTÂNCIA. MAS O QUE REALMENTE FAZIA AZULINO SER TEMIDO ERA A SUA CABEÇA DE ABÓBORA E A CAPACIDADE DE EXPELIR FOGO E CHAMAS PERMANENTEMENTE. DIZIAM AS LENDAS QUE ELE VAGAVA PELAS ESTRADAS ENTRE PARAÍSO E CARTAGO, ESPECIALMENTE NAS NOITES DE LUA CHEIA, EM BUSCA DE ALGO MISTERIOSO.
AS CRIANÇAS DE CARTAGO E PARAÍSO ADORAVAM OUVIR AS HISTÓRIAS SOBRE O ESPANTALHO AZUL. ELAS SE REUNIAM AO REDOR DAS FOGUEIRAS E OUVIAM ATENTAMENTE OS MAIS VELHOS CONTANDO AS AVENTURAS E DESVENTURAS DE QUEM TINHA ENCONTRADO AZULINO. ALGUMAS DESSAS HISTÓRIAS ERAM ASSUSTADORAS, MAS TAMBÉM HAVIA MUITAS RISADAS, ESPECIALMENTE QUANDO FALAVAM SOBRE O MEDO MAIS ESTRANHO DE AZULINO: O SANGUE.
SIM, AZULINO TINHA PAVOR DE SANGUE. NINGUÉM SABIA AO CERTO O PORQUÊ, DESSE MEDO, MAS SEMPRE QUE VIA SANGUE, ELE CORRIA EM DISPARADA, COMO SE ESTIVESSE REALMENTE FERIDO. TALVEZ FOSSE POR ISSO QUE OS MORADORES DAS CIDADES VIZINHAS APRENDERAM A CARREGAR PEQUENOS PACOTES DE KETCHUP CONSIGO. SE ENCONTRASSEM AZULINO NAS ESTRADAS, ELES SIMPLESMENTE ABRIAM OS PACOTES E DERRAMAVAM O KETCHUP SOBRE O CORPO DE PALHA DO ESPANTALHO, FAZENDO-O ACREDITAR QUE ESTAVA SANGRANDO.
CERTA VEZ, UMA MENINA CHAMADA ANIELKA ESTAVA VOLTANDO PARA CASA DEPOIS DE VISITAR SUA AVÓ EM PARAÍSO. ELA CAMINHAVA TRANQUILAMENTE PELA ESTRADA, APROVEITANDO A BRISA FRESCA DA NOITE, QUANDO DE REPENTE, VIU UMA LUZ BRILHANTE À FRENTE. SEU CORAÇÃO COMEÇOU A BATER MAIS RÁPIDO AO PERCEBER QUE ERA AZULINO, COM SUA CABEÇA DE ABÓBORA FLAMEJANTE.
ANIELKA LEMBROU-SE RAPIDAMENTE DO CONSELHO DOS MAIS VELHOS E PROCUROU NO BOLSO UM DOS PACOTES DE KETCHUP QUE SEMPRE CARREGAVA. COM MÃOS TRÊMULAS, ELA ABRIU O PACOTE E, COM UM MOVIMENTO RÁPIDO, ESGUICHOU O KETCHUP EM DIREÇÃO AO ESPANTALHO.
AZULINO PAROU IMEDIATAMENTE, OLHOU PARA O KETCHUP VERMELHO EM SEU CORPO DE PALHA E SOLTOU UM GRITO ASSUSTADOR. AS CHAMAS AO REDOR DE SUA CABEÇA DE ABÓBORA CINTILARAM, E ELE COMEÇOU A CORRER PARA LONGE, DESAPARECENDO NA ESCURIDÃO DA NOITE.
ANIELKA SUSPIROU DE ALÍVIO E CONTINUOU SEU CAMINHO PARA CASA. QUANDO CHEGOU, CONTOU A TODOS SOBRE SEU ENCONTRO COM O ESPANTALHO AZUL. AS CRIANÇAS FICARAM MARAVILHADAS COM SUA CORAGEM E OS ADULTOS RIRAM, SATISFEITOS DE SABER QUE O TRUQUE DO KETCHUP FUNCIONAVA.
DESDE AQUELE DIA, ANIELKA SE TORNOU UMA PEQUENA HEROÍNA EM SUA CIDADE. E SEMPRE QUE ALGUÉM VIA AZULINO VAGANDO PELAS ESTRADAS, ELES SE LEMBRAVAM DA HISTÓRIA DE SOFIA E DO ESPANTALHO AZUL QUE, APESAR DE SUA APARÊNCIA ASSUSTADORA E DAS CHAMAS QUE EXALAVA, TINHA UM MEDO PECULIAR QUE O TORNAVA MENOS AMEAÇADOR DO QUE PARECIA.