ERA UMA VEZ, EM UMA VILA PEQUENA NO JAPÃO, UM GATO CHAMADO TOSHI. TOSHI ERA UM GATO ESPECIAL COM UMA CAUDA MUITO LONGA E FOFINHA, QUE TODOS NA VILA ADORAVAM ACARICIAR. AS CRIANÇAS BRINCAVAM COM ELE, E OS ADULTOS O ALIMENTAVAM COM PETISCOS DELICIOSOS. MAS TOSHI TINHA UM SEGREDO: ELE SABIA SOBRE A LENDA DO BAKENEKO, O GATO DE CAUDA BIFURCADA QUE SE TRANSFORMAVA EM UM MONSTRO ASSUSTADOR.
A LENDA DIZIA QUE, SE A CAUDA DE UM GATO CRESCESSE MUITO LONGA E SE DIVIDISSE EM DUAS, ELE SE TRANSFORMARIA EM UM BAKENEKO, UM SER PODEROSO CAPAZ DE FAZER MAGIA E CAUSAR TRAVESSURAS. POR ISSO, MUITOS NA VILA TEMIAM DEIXAR AS CAUDAS DOS GATOS CRESCEREM DEMAIS E CORTAVAM-NAS ANTES QUE FOSSE TARDE DEMAIS.
TOSHI, PORÉM, AMAVA SUA CAUDA LONGA. ELE PROMETEU A SI MESMO QUE NUNCA DEIXARIA QUE A CORTASSEM. "EU JAMAIS ME TORNAREI UM MONSTRO", PENSAVA ELE. "MINHA CAUDA É PARTE DE QUEM EU SOU."
CERTO DIA, UM VELHO SÁBIO CHAMADO HIDEO CHEGOU À VILA. ELE CONHECIA MUITAS LENDAS ANTIGAS E SABIA COMO LIDAR COM OS PERIGOS QUE ELAS TRAZIAM. QUANDO HIDEO OUVIU FALAR DE TOSHI E SUA CAUDA LONGA, DECIDIU QUE PRECISAVA CONVERSAR COM O GATO.
"OLÁ, TOSHI", DISSE HIDEO AO ENCONTRÁ-LO NO JARDIM. "OUVI FALAR SOBRE SUA CAUDA. VOCÊ SABE O QUE A LENDA DIZ, NÃO SABE?"
TOSHI ASSENTIU COM A CABEÇA. "SIM, SEI. MAS NÃO QUERO QUE MINHA CAUDA SEJA CORTADA. EU PROMETO QUE NÃO VOU ME TRANSFORMAR EM UM MONSTRO."
HIDEO SORRIU GENTILMENTE. "EU ACREDITO EM VOCÊ, TOSHI. MAS HÁ ALGO QUE VOCÊ PRECISA SABER. A LENDA DO BAKENEKO NÃO É APENAS SOBRE A CAUDA. É SOBRE O CORAÇÃO DO GATO. UM CORAÇÃO PURO E BONDOSO NUNCA SE TORNARÁ UM MONSTRO, INDEPENDENTEMENTE DO TAMANHO DA CAUDA."
TOSHI FICOU ALIVIADO AO OUVIR ISSO, MAS AINDA TINHA UMA DÚVIDA. "ENTÃO, COMO POSSO GARANTIR QUE MEU CORAÇÃO PERMANEÇA PURO E BONDOSO, HIDEO?"
O VELHO SÁBIO RESPONDEU: "AJUDE AS PESSOAS DA VILA, TOSHI. USE SUA CAUDA LONGA PARA FAZER O BEM. PROTEJA AQUELES QUE PRECISAM E MOSTRE QUE UM CORAÇÃO BOM É MAIS PODEROSO DO QUE QUALQUER LENDA."
TOSHI DECIDIU SEGUIR O CONSELHO DE HIDEO. USOU SUA CAUDA LONGA PARA AJUDAR A CARREGAR CESTAS DE FRUTAS, AFASTAR RATOS DAS CASAS E ATÉ PARA ACALMAR BEBÊS CHORÕES COM SUAS SUAVES CARÍCIAS. TODOS NA VILA FICARAM MARAVILHADOS COM A BONDADE DE TOSHI E PASSARAM A VÊ-LO COMO UM VERDADEIRO HERÓI.
COM O TEMPO, A CAUDA DE TOSHI FICOU AINDA MAIS LONGA E ACABOU SE DIVIDINDO EM DUAS. MAS, AO INVÉS DE SE TORNAR UM MONSTRO, ELE SE TORNOU AINDA MAIS SÁBIO E PODEROSO, USANDO SUAS NOVAS HABILIDADES PARA PROTEGER E AJUDAR A VILA DE MANEIRAS QUE NINGUÉM JAMAIS IMAGINOU.
E ASSIM, A LENDA DO BAKENEKO GANHOU UM NOVO SIGNIFICADO NA PEQUENA VILA JAPONESA. GRAÇAS A TOSHI, TODOS APRENDERAM QUE NÃO ERA O TAMANHO DA CAUDA QUE IMPORTAVA, MAS SIM A BONDADE DO CORAÇÃO. E TOSHI VIVEU FELIZ PARA SEMPRE, COM SUA CAUDA BIFURCADA, SENDO AMADO E RESPEITADO POR TODOS.
E SEMPRE QUE ALGUÉM PERGUNTAVA SOBRE A LENDA, OS ALDEÕES SORRIAM E CONTAVAM A HISTÓRIA DO GATO DE CAUDA BIFURCADA QUE, COM UM CORAÇÃO PURO, SE TORNOU UM HERÓI E NÃO UM MONSTRO.