NA FAZENDA SORRISO AMARELO, HAVIA MUITOS ANIMAIS FELIZES QUE VIVIAM EM HARMONIA. ENTRE ELES ESTAVA CABEÇA DE PORCO, UM PORQUINHO ESPERTO E CURIOSO, QUE ADORAVA RESOLVER MISTÉRIOS. ELE ERA CONHECIDO POR SUA INTELIGÊNCIA E CAPACIDADE DE DESVENDAR ENIGMAS QUE DEIXAVAM TODOS INTRIGADOS.
UM BELO DIA, A FAZENDA FOI TOMADA POR UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO. O GALO ÍNDIO GIGANTE, CHAMADO PEDRO, HAVIA DESAPARECIDO MISTERIOSAMENTE. PEDRO ERA O DESPERTADOR DA FAZENDA, SEU CANTO FORTE E PODEROSO ANUNCIAVA O INÍCIO DE CADA NOVO DIA. SEM ELE, TODOS OS ANIMAIS ESTAVAM DESORIENTADOS E A FAZENDA ESTAVA EM COMPLETO CAOS.
PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO, CABEÇA DE PORCO DECIDIU INVESTIGAR O SUMIÇO DE PEDRO. ELE COLOCOU SEU CHAPÉU DE DETETIVE, PEGOU UMA LUPA E COMEÇOU A PROCURAR PISTAS PELA FAZENDA.
PRIMEIRO, CABEÇA DE PORCO FOI ATÉ O GALINHEIRO. LÁ, ELE ENCONTROU ALGUMAS PENAS COLORIDAS DE PEDRO. "ESTA ISSO É UM BOM COMEÇO", PENSOU ELE. SEGUINDO AS PENAS, ELE ENCONTROU UMA TRILHA QUE LEVAVA ATÉ O CELEIRO.
NO CELEIRO, CABEÇA DE PORCO ENCONTROU MAIS PISTAS. HAVIA MARCAS DE PATAS GRANDES NO CHÃO, E ELE SABIA QUE NÃO PERTENCIAM A NENHUM DOS ANIMAIS DA FAZENDA. "ESSAS PATAS SÃO DE ALGUM VISITANTE NÃO CONVIDADO", MURMUROU ELE PARA SI MESMO. ELE SEGUIU AS PEGADAS ATÉ O CAMPO DE MILHO.
NO CAMPO DE MILHO, CABEÇA DE PORCO ENCONTROU UMA ESPIGA MORDIDA. ISSO ERA ESTRANHO, POIS PEDRO NÃO COMIA MILHO. ELE PENSOU UM POUCO E PERCEBEU QUE O CULPADO DEVERIA SER ALGUÉM QUE GOSTAVA DE MILHO. "QUEM SERÁ QUE GOSTA TANTO DE MILHO ASSIM?", PENSOU ELE.
DE REPENTE, CABEÇA DE PORCO OUVIU UM BARULHO ESTRANHO VINDO DO FUNDO DO CAMPO DE MILHO. ELE CAMINHOU CUIDADOSAMENTE ATÉ LÁ E, PARA SUA SURPRESA, ENCONTROU UMA FAMÍLIA DE GUAXININS QUE HAVIA SE MUDADO RECENTEMENTE PARA A FAZENDA. ENTRE ELES, ESTAVA PEDRO, O GALO ÍNDIO GIGANTE, CISCANDO FELIZ NO CHÃO.
"CABEÇA DE PORCO! QUE BOM TE VER!", DISSE PEDRO. "EU ME PERDI QUANDO VIM EXPLORAR O CAMPO DE MILHO E ESSES GUAXININS ME ENCONTRARAM. ELES FORAM MUITO GENTIS E ME OFERECERAM ABRIGO ATÉ QUE EU PUDESSE VOLTAR PARA O GALINHEIRO."
CABEÇA DE PORCO SORRIU ALIVIADO. "QUE BOM QUE VOCÊ ESTÁ BEM, PEDRO! VAMOS VOLTAR PARA A FAZENDA. TODOS ESTÃO MUITO PREOCUPADOS COM VOCÊ."
PEDRO AGRADECEU AOS GUAXININS PELA HOSPITALIDADE E SEGUIU CABEÇA DE PORCO DE VOLTA PARA A FAZENDA. QUANDO CHEGARAM, TODOS OS ANIMAIS COMEMORARAM O RETORNO DE PEDRO. O GALO VOLTOU A CANTAR NO AMANHECER, E A FAZENDA SORRISO AMARELO VOLTOU À SUA ROTINA FELIZ.
CABEÇA DE PORCO FOI ACLAMADO COMO UM HERÓI E TODOS O AGRADECERAM POR SUA INTELIGÊNCIA E CORAGEM. E ASSIM, ELE CONTINUOU A SER O DETETIVE OFICIAL DA FAZENDA, SEMPRE PRONTO PARA RESOLVER QUALQUER MISTÉRIO QUE SURGISSE.
E TODOS OS BICHOS DA FAZENDA SORRISO AMARELO VIVERAM EM PAZ PARA SEMPRE, GRAÇAS AO DESTEMIDO CABEÇA DE PORCO.