ERA UMA VEZ, NO CORAÇÃO DA GRANDE FLORESTA AMAZÔNICA VIVIA UM ÍNDIO GIGANTE CHAMADO GUARANTÃ. ELE ERA CONHECIDO EM TODA A ALDEIA COMO O GUERREIRO GUARDIÃO DAS ENTRADAS DAS CASAS. DESDE MUITO JOVEM, GUARANTÃ MOSTRAVA CORAGEM E SABEDORIA, QUALIDADES QUE FIZERAM DELE UM PROTETOR QUERIDO POR TODOS.
GUARANTÃ TINHA UMA TAREFA MUITO IMPORTANTE: ELE GUARDAVA AS PORTAS DAS CASAS DE SUA ALDEIA CONTRA QUALQUER PERIGO QUE PUDESSE SURGIR. ELE NÃO FAZIA ISSO SOZINHO, POIS TINHA A AJUDA DE SEUS AMIGOS ANIMAIS. HAVIA A ÁGIL ARARA VERMELHA, CHAMADA ARU, QUE VOAVA ALTO PARA AVISTAR QUALQUER AMEAÇA À DISTÂNCIA. O FORTE JAGUAR, JACI, QUE PATRULHAVA SILENCIOSAMENTE AO REDOR DAS CASAS, E O ESPERTO MACACO, MICO, QUE OBSERVAVA TUDO DE CIMA DAS ÁRVORES.
UM DIA, ENQUANTO GUARANTÃ FAZIA SUA RONDA, ELE PERCEBEU ALGO ESTRANHO. AS ÁRVORES AO REDOR DA ALDEIA PARECIAM ESTAR SE MOVENDO MAIS DO QUE O NORMAL, E O VENTO CARREGAVA UM SUSSURRO INQUIETANTE. ELE CHAMOU SEUS AMIGOS ANIMAIS E, JUNTOS, DECIDIRAM INVESTIGAR.
ARU VOOU ALTO E AVISTOU UMA SOMBRA ESTRANHA SE MOVENDO RAPIDAMENTE PELA FLORESTA. JACI FAREJOU O AR E SENTIU UM CHEIRO DESCONHECIDO. MICO PULOU DE ÁRVORE EM ÁRVORE, SEGUINDO A PISTA QUE LEVAVA A UMA CLAREIRA OCULTA, ONDE ELES ENCONTRARAM UM GRUPO DE HOMENS ESTRANHOS DERRUBANDO ÁRVORES E CONSTRUINDO UMA GRANDE MÁQUINA.
GUARANTÃ E SEUS AMIGOS SABIAM QUE PRECISAVAM AGIR RÁPIDO PARA PROTEGER SUA ALDEIA E A FLORESTA. COM CORAGEM E INTELIGÊNCIA, ELES TRAÇARAM UM PLANO. GUARANTÃ, COM SEU ARCO E FLECHAS, SE APROXIMOU SILENCIOSAMENTE. ARU DISTRAIU OS HOMENS COM SEUS GRITOS ALTOS, ENQUANTO MICO DESAMARROU AS CORDAS QUE SEGURAVAM A MÁQUINA. JACI, COM SUA FORÇA, EMPURROU A MÁQUINA PARA LONGE, FAZENDO-A TOMBAR E QUEBRAR.
OS HOMENS, ASSUSTADOS COM A UNIÃO E A FORÇA DOS GUARDIÕES DA FLORESTA, FUGIRAM RAPIDAMENTE, PROMETENDO NUNCA MAIS VOLTAR. GUARANTÃ E SEUS AMIGOS COMEMORARAM A VITÓRIA, SABENDO QUE A FLORESTA E A ALDEIA ESTAVAM SEGURAS MAIS UMA VEZ.
A NOTÍCIA DA CORAGEM DE GUARANTÃ E SEUS AMIGOS SE ESPALHOU POR TODA A FLORESTA. OS OUTROS ANIMAIS E HABITANTES DA ALDEIA COMEÇARAM A CHAMÁ-LO DE "GUARANTÃ, O GUARDIÃO DA FLORESTA". ELE CONTINUOU A PROTEGER AS ENTRADAS DAS CASAS, GARANTINDO QUE TODOS VIVESSEM EM PAZ E HARMONIA COM A NATUREZA.
E ASSIM, A LENDA DE GUARANTÃ, O ÍNDIO GUERREIRO GUARDIÃO DAS ENTRADAS DAS CASAS DA FLORESTA, FOI CONTADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, INSPIRANDO CORAGEM, AMIZADE E A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER A NATUREZA.