ERA UMA VEZ, EM UM REINO ENCANTADO CHAMADO FLORESTA DOS SONHOS, ONDE MORAVAM ANIMAIS FALANTES, ÁRVORES QUE CONTAVAM HISTÓRIAS E FLORES QUE DANÇAVAM AO SOM DO VENTO. NO CORAÇÃO DESTE REINO, HAVIA UMA PEQUENA VILA CHAMADA ALEGRIA, ONDE TODAS AS MENINAS SONHAVAM EM SE TORNAR PRINCESAS.
CERTA MANHÃ, A VILA ESTAVA EM ALVOROÇO. UM GRANDE ANÚNCIO HAVIA SIDO FEITO: A RAINHA CLARA, A SOBERANA BONDOSA E SÁBIA DO REINO, IRIA VISITAR A VILA. TODOS ESTAVAM ANSIOSOS, ESPECIALMENTE AS MENINAS, QUE ESPERAVAM SECRETAMENTE QUE A RAINHA CLARA AS ESCOLHESSE PARA SE TORNAREM PRINCESAS DE VERDADE.
ENTRE ESSAS MENINAS, HAVIA TRÊS GRANDES AMIGAS: LIA, UMA MENINA CORAJOSA QUE ADORAVA AVENTURAS; SOFIA, UMA ARTISTA TALENTOSA QUE PINTAVA BELÍSSIMOS QUADROS; E ANA, UMA MENINA GENTIL QUE SEMPRE AJUDAVA OS OUTROS. ELAS ERAM INSEPARÁVEIS E SONHAVAM JUNTAS COM O DIA EM QUE SERIAM PRINCESAS.
QUANDO A RAINHA CLARA CHEGOU, A VILA INTEIRA SE REUNIU NA PRAÇA PRINCIPAL. A RAINHA, COM SUA COROA BRILHANTE E SORRISO ACOLHEDOR, OLHOU PARA A MULTIDÃO E DISSE: "HOJE, ESTOU AQUI PARA ESCOLHER UMA PRINCESA. MAS A VERDADEIRA PRINCESA NÃO É AQUELA QUE USA UMA COROA, E SIM AQUELA QUE TEM UM CORAÇÃO PURO E NOBRE."
AS MENINAS FICARAM AINDA MAIS ANSIOSAS. A RAINHA CLARA COMEÇOU A CAMINHAR PELA VILA, OBSERVANDO CADA DETALHE E CONVERSANDO COM TODOS. ELA PERCEBEU A CORAGEM DE LIA QUANDO A VIU AJUDAR UM PASSARINHO QUE HAVIA CAÍDO DO NINHO. VIU A CRIATIVIDADE DE SOFIA QUANDO ADMIROU SEUS QUADROS CHEIOS DE VIDA E COR. E PERCEBEU A BONDADE DE ANA QUANDO A VIU DIVIDIR SEU LANCHE COM UMA CRIANÇA QUE ESTAVA COM FOME.
NO FINAL DO DIA, A RAINHA CLARA REUNIU NOVAMENTE A VILA E DISSE: "LIA, SOFIA E ANA, POR FAVOR, VENHAM AQUI." AS TRÊS AMIGAS SE ENTREOLHARAM, SURPRESAS, E CAMINHARAM ATÉ A RAINHA. "VOCÊS TRÊS DEMONSTRARAM QUE POSSUEM QUALIDADES QUE FAZEM DE UMA VERDADEIRA PRINCESA: CORAGEM, CRIATIVIDADE E BONDADE. PORTANTO, DECLARO QUE, A PARTIR DE HOJE, TODAS VOCÊS SÃO PRINCESAS DE NOSSO REINO!"
A VILA APLAUDIU E AS MENINAS SE ABRAÇARAM, FELIZES. A RAINHA CLARA SORRIU E CONTINUOU: "MAS LEMBREM-SE, SER PRINCESA NÃO É SOBRE USAR UMA COROA OU VIVER EM UM CASTELO. É SOBRE FAZER O BEM, SER CORAJOSA DIANTE DOS DESAFIOS E ESPALHAR AMOR E ALEGRIA ONDE QUER QUE VOCÊS VÃO. TODAS NÓS SOMOS PRINCESAS, POIS TODAS TEMOS UM CORAÇÃO CAPAZ DE GRANDES FEITOS."
E ASSIM, LIA, SOFIA E ANA SE TORNARAM AS PRINCESAS DA FLORESTA DOS SONHOS, NÃO PORQUE USAVAM COROAS OU VIVIAM EM PALÁCIOS, MAS PORQUE FAZIAM DO MUNDO UM LUGAR MELHOR COM SUAS AÇÕES. E A VILA NUNCA MAIS FOI A MESMA, POIS TODAS AS MENINAS ENTENDERAM QUE, COM UM CORAÇÃO NOBRE, TODAS PODIAM SER PRINCESAS DE SEUS PRÓPRIOS CAMINHOS.
E VIVERAM AS PRINCESAS ESPALHANDO AMOR E BONDADE POR TODO O REINO.