Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

COLEÇÃO CONTOS DO TIO- AVÔ NA COPA DO MUNDO DO CATAR 2022

O SEGREDO DO TURBANTE DO SULTÃO DE AL ZUBARAH

CONTO DO CATAR

 

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM SULTÃO MUITO PODEROSO QUE REINANA NUM LUXUOSO PALÁCIO NA BELÍSSIMA CIDADE DE AL ZUBARAH COMEÇOU A TER SEGUIDOS PESADELOS.

DURANTE UM MÊS SEGUIDO, O SULTÃO AMIM ALI AZIZ PASSOU A SONHAR QUE HAVIDO PERDIDO TODOS OS SEUS DENTES.

CADA NOITE CAÍA UM DENTE DA BOCA DE SUA ALTEZA REAL E AO FIM DO TRIGÉSSIMO DIA DO MÉS, ELE HAVIA FICADO COMPLETAMENTE BANGUELO, POIS, NÃO HAVIA SOBRADO UM DENTE PARA CONTAR HISTÓRIA.

E O PIOR AINDA ESTAVA POR VIR, POIS, O SONHO DO SULTÃO DE AL ZUBARAH COMEÇOU A SE TORNAR REALIDADE E ISSO DEIXOU VOSSA ALTEZA MUITO IRRITADIÇO.

ENTÃO MOTIVADO PELA GRANDE PREOCUPAÇÃO COM A SUA SAÚDE, ELE MANDOU CHAMAR UM DOS GRANDES SÁBIOS DE SEU REINO PARA QUE INTERPRETASSE O SIGNIFICADO DESSE SONHO SEM PÉ E SEM CABEÇA QUE ESTAVA ATORMENTANDO ELE HÁ UM MÊS.

O MAIOR ENTRE Os SÁBIOS DO REINO DE AL ZUBARAH SE APRESENTOU DIANTE DO PODEROSO SULTÃO E FOI LOGO INTERPRETANDO O SONHO DO PODEROSO SULTÃO AMIM ALI AZIZ.

- SINTO MUITO PODEROSO AZIZ, MAS O QUE EU VEJO , É MUITO RUIM PARA VOSSA ALTEZA, POIS, CADA DENTE CAÍDO DE VOSSA BOCA, SIGNIGFICA A PERDA DE UM PARENTE MUITO QUERIDO.

O PODEROSO SULTÃO DE AL ZUBARAH, LOGO APÓS A REVELAÇÃO DO SEU SONHO, ENFURECEU-SE E COM SEUS OLHOS BRILHANDO E SOLTANDO FAÍSCAS NA DIREÇÃO DO GRANDE SÁBIO DO REINO, DISSE:

- COMO OUSA AFRONTAR-ME DESSA MANEIRA! FORA DAQUI!

ENTÃO, O SULTÃO AMIM ALI AZIZ ORDENOU AOS GUARDAS PALÁCIANOS QUE APLICASSEM CEM CHIBATADAS NO GURU IMPOSTOR.

DEPOIS DE ALGUNS DIAS DESSA ESTRANHA REVELAÇÃO, O SULTÃO COMEÇOU A SENTIR UM PESO ALÉM DO NORMAL NA SUA CABEÇA, POIS, O TURBANTE QUE ELE USAVA NÃO SAÍA DA SUA CABEÇA DE JEITO NENHUM, POIS, PARECIA ESTAR COLADO NO SEU COURO CABELUDO E QUANDO ELE MOVIA A SUA CABEÇA ALGO DENTRO DO TURBANTE CHACOALHAVA COMO SE FOSSEM DADOS SENDO ARREMESSADOS.

O GRANDE AZIZ ESTAVA PERTO DE ENLOUQUECER, POIS, ALÉM DE PERDER SEUS PRECIOSOS DENTES DOURADOS, ELE NÃO CONSEGUIA DESCOLAR O SEU TURBANTE DA SUA CABEÇA.

ENTÃO, ELE DESESPERADO, TEMENDO QUE ALÁ HOUVESSE SE DECEPCIONADO COM O JEITO EM QUE ELE ESTAVA GOVERNANDO O POVO CATARIANO, MANDOU CHAMAR O MAIOR SÁBIO DA CIDADE DE DOHA, CAPITAL DO CATAR.

LÁ QUE FOI O SÁBIO DE DOHA NA PRESENÇA DO SULTÃO E VENDO O SEMBLANTE ENFURECIDO DO PODEROSO SULTÃO DE AL ZUBARAH, DISSE:

- EU TRAGO BOAS NOTÍCIAS PARA VOSSA ALTEZA!  GRANDE AZIZ, ANIME-SE, POIS, CADA DENTE PERDIDO NESSES TRINTE DIAS, É MOTIVO DE FELICIDADE E NÃO DE PREOCUPAÇÃO, POIS, ESSE SONHO SIGNIFICA QUE HÁ DE SOBREVIVER A TODOS OS SEUS PARENTES.

- VIDA LONGA AO PODEROSO SULTÃO AZIZ!

O SEMBLANTE DO SULTÃO MUDOU REPENTINAMENTE DA ÁGUA PARA O VINHO, ILUMINANDO-SE FEITO RAIOS DE SOL EM DIAS DE VERÃO.

ASSIM, DE BEM COM A VIDA NOVAMENTE, ORDENOU AO TESOUREIRO REAL QUE DESSE A ELE CEM MOEDAS DE OURO AO GRANDE E MAGNÍFICO SÁBIO DE DOHA.

QUANDO O GRANDE SÁBIO JÁ SE PREPARAVA PARA A SUA LONGA VIAGEM DE VOLTA A DOHA, O PODEROSO AZIZ, DISSE:

- SÓ MAIS UM PERGUNTA AO MANÍFICO SÁBIO DE DOHA. QUAL É O SEGREDO QUE EXISTE DENTRO DO MEU TURBANTE QUE ESTÁ CHACOALHANDO A MINHA CABEÇA SEM DAR UMA TRÉGUA AOS MEUS PENSAMENTOS?

ENTÃO, O GRANDE GURU DE DOHA, DISSE:

- VOSSA ALTEZA POSSUI UM TURBANTE MÁGICO QUE TEM O DOM DE TRAZER DE VOLTA O QUE VOSSA ALTEZA QUISER.

ENTÃO, O GURU DE DOHA, APONTANDO UMA VARINHA DE MADEIRA PONTIAGUDA PARA A CABEÇA DO PODEROSO SULTÃO DE AL ZUBARAH FEZ COM QUE O TURBANTE SE DESCOLASSE DA SUA CABEÇA E PARA A SUA SURPRESA LÁ DENTRO ESTAVAM TODOS OS DENTES DOURADOS QUE ELE HAVIA PERDIDO AO LONGO DO MÊS.

ASSIM MAIS UMA VEZ, O PODEROSO SULTÃO ORDENOU AO TESOUREIRO REAL QUE DESSE A ELE MAIS TREZENTAS MOEDAS DE OURO AO SÁBIO DE DOHA, QUE MAIS UMA VEZ TAMBÉM AGRADECEU AO GRANDE AZIZ.

- QUE O BOM ALÁ ABENÇOE O GENEROSO SULTÃO DE AL ZUBARAH COM VIDA LONGA.

ASSIM QUE O SÁBIO DE DOHA PARTIU PARA A SUA LONGA VIAGEM DE VOLTA PARA A SUA CASA, O PODEROSO SULTÃO, DISSE:

- VÃO-SE OS MEUS DENTES DA MINHA BOCA, MAS FICAM-SE GUARDADOS NO MEU ESTIMADO TURBANTE.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 06/10/2022
Alterado em 17/02/2024
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos