Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE A DOCE IMPERATRIZ LEOPOLDINA DO BRASIL TEVE QUE GOVERNAR O BRASIL POR ALGUNS DIAS PORQUE O IMPERADOR DOM PEDRINHO TEVE QUE FAZER UMA VIAGEM ATÉ SÃO PAULO PARA RESOLVER PROBLEMAS DO REINO.

ENTÃO ELA DECIDIU FAZER UM VESTIDO BELÍSSIMO PARA A CERIMÔNICA DE POSSE PROVISÓRIA DO REINO DO BRASIL,

APESAR DE SER UMA MOCINHA HUMILDE PARA A IMPORTÂNCIA QUE ESSE POSTO REPESENTAVA PARA UMA MULHER DA SUA ÉPOCA, ELA ERA MUITO VAIDOSA.

ASSIM A IMPERATRIZ DECIDIU SE VESTIR COM UM BELÍSSIMO VESTIDO VERDE CINTILANTE ESTANDO TRAJADA Á ALTURA DE IMPERATRIZ REGENTE DO BRASIL, E COM ADEREÇOS RICAMENTE ADORNADOS POR TECIDOS FINOS, FLORES, PENAS, FITAS E PARA COMBINAR COM TANTA GRAÇA E BELEZA COLOCOU NO SEU DELICADO PESCOCINHO A SUA BELA GARGANTILHA DE ESMERALDAS QUE DOM PEDRINHO DEU-LHE DE PRESENTE DE CASAMENTO.

SUA IRMÃ MARIA LUÍSA COM INVEJA DA IRMÃ FICOU MUITO IRRITADA COM O SUCESSO DA IRMÃ PERANTE A NOBRE CORTE QUE ASSISTIA ATENTA A IRMÃ SUBIR AO POSTO MÁXIMO DE UM REINO.

ENTÃO ORDENOU QUE A GUARDA REAL CACASSE UM BICHO PREGUIÇA E COM A INDELICADEZA DE SEMPRE PRESENTEOU A IMPERATRIZ COM O VAGAROSO ANIMAL.

A IMPERATRIZ FICOU SURPRESA COM O INESPERADO PRESENTE DADO PELA SUA IRMÃ, MAS PRONTAMENTE ACEITOU O BICHINHO DE CORAÇÃO.

ALGUNS DIAS SE PASSARAM E A IMPERATRIZ COMPLETAMENTE ATAREFADA COM OS PROBLEMAS DO REINO ESQUECEU-SE DO BICHINHO QUE TOMOU POSSE DOS ALTOS COQUEIROS DO PAÇO IMPERIAL.

NESSES DIAS EM QUE ERA A REGENTE DO BRASIL, ELA FOI INFORMADA QUE DOM PEDRINHO REGRESSASSE IMEDIATAMENTE A PORTUGAL, MAS NEM A MEIGA IMPERATRIZ E NEM O JÁ BRASILEIRO DOM PEDRINHO QUERIAM DEIXAR O REINADO NO BRASIL, SENDO ASSIM LEOPOLDINA FAZENDO USO DO IMPONENTE CARGO QUE OCUPAVA ASSINOU A LEI QUE ROMPIA OS LAÇOS DO BRASIL COM PORTUGAL E EM SEGUIDA ENVIOU UM CARTA CONTANDO OS FATOS QUE A LEVARAM A DECLARAR A INDEPÊNCIA DO BRASIL, RESTANDO A DOM PEDRINHO CUMPRIR O ATO DE ROMPIMENTO OFICIAL DOS LAÇOS QUE MANTINHA O BRASIL COMO COLÔNIA DE PORTUGAL.

MAS, ENQUANTO A VALENTE E DETERMINADA IMPERATRIZ DO BRASIL ASSINAVA O DECRETO DO BRASIL EM PLENA MADRUGADA, UM FATO INESPERADO ACONTECEU, COMEÇOU A VENTAR FORTEMENTE NA REGIÃO DE PETRÓPOLIS ONDE FICAVA O PAÇO IMPERIAL, FAZENDO COM QUE A JANELA DO APOSENTO DE LEOPOLDINA FICASSE COMPLETAMENTE ESCANCARADA E IMEDIATAMENTE ELA SENTIU UM ARREPIO NO PESCOÇO.

MAS ESSE SOPRO DE ARREPIO FOI TÃO RÁPIDO QUE A JOVEM IMPERATRIZ REGENTE DO BRASIL NÃO TEVE TEMPO PARA RACIOCINAR E VER O QUE TINHA PROVOCADO AQUELE SOMBRIO ARREPIO NO SEU POSCOÇO, POIS, O SEU A ILUMINAÇÃO DO APOSENTO IMPERIAL ESTAVA COM LUZ DE VELAS.

QUANDO ELA SE APROXINOU DA JANELA PARA FECHÁ-LA NOVAMENTE, PASSANDO AS SUAS MÃOS DELICADAS PELO PESCOÇO DEU PELA FALTA DA BELÍSSIMA GARGANTILHA DE ESMERALDAS QUE O AMADO PEDRINHO HAVIA DADO A ELA NA CERIMÔNIA DE CASAMENTO.

A IMPERATRIZ SE DEU CONTA DO SUMIÇO DA VALIOSA GARGANTILHA DE ESMERALDAS E SOLOTOU UM GRITO DE HORROR QUE ECOOU POR TODOS OS CANTOS DO PAÇO IMPERIAL QUE ACORDOU ATÉ O DORMINHOCO DO FREI FRANCISCO QUE RONCAVA TRANQUILAMENTE NA CAPELA IMPERIAL QUE TROPEÇANDO SAIU EM DISPARADA AO ENCONTRO DA IMPERATRIZ.

LEOPOLDINA AINDA ATORDOADA PELO SUMIÇO DA VALIOSA GARGANTILHA DE ESMERALDAS, LOGO PENSOU QUE A INVEJOSA DA SUA IRMÃ HAVIA SURRUPIADO A VALIOSA JÓIA DE SEU PESCOÇO E PULADO A JANELA, MAS FOI AVISADO QUE A SUA IRMÃ JÁ HAVIA PARTIDO JUNTO DE SEU MARIDO NAPOLEÃO BONAPARTE PARA A FRANÇA.

ENQUANTO ISSO, AO AMANHECER DO DIA SETE DE SETEMBRO DE 1822, DOM PEDRINHO ÁS MARGENS DO RIACHO IPIRANGA EM SÃO PAULO CUMPRIA O DECRETO ASSINADO PELA IMPERATRIZ GRITANDO INDEPENDÊNCIA OU MORTE SEPARANDO DEFINITIVAMENTE O BRASIL DAS ASAS DE PORTUGAL.

SENÃO FOSSE PELO SUMIÇO DE SUA GARGANTILHA, O DIA TERIA SIDO MAGNÍFICO PARA A VALENTE E DETERMINADA IMPERATRIZ DO BRASIL.

ALGUNS DIAS DEPOIS DO ENIGMÁTICO DESAPARECIMENTO DA GARGANTILHA DA IMPERATRIZ, DOM PEDRINHO REGRESSOU PARA A CASA.

ENTÃO NOTANDO A TRISTEZA NO OLHAR DA IMPERATRIZ, SAIU A PASSEAR COM ELA PELOS JARDINS DO PAÇO IMPERIAL DE PETRÓPOLIS E CASUALMENTE AO OLHAR NA DIREÇÃO DE UM DOS COQUEIROS IMPERIAIS QUE ENFEITAVAM UMA DAS ALEMEDAS DOS JARDINS, ELE AVISTOU O BICHO PREGUIÇA TOMANHO BANHO DE SOL E OSTENTANDO A PRECIOSA GARGANTILHA QUE HAVIA DADO A ESPOSA ANOS ATRÁS.

IMEDIATAMENTE PEDRINHO DEU UMA SONORA GARGALHADA E DISSE A AMADA IMPERATRIZ.

ISSO DEVE SE TRATAR DE UMA GALHOFA, UMA BRINCADEIRA PORTUGUESA COM A CARA DOS REGENTES DESTE AMADO BRASIL, POIS, QUANDO EU ME PREPARAVA PARA GRITAR A INDEPENDÊNCIAS ÁS MAGENS DO IPIRANGA, UM MATREIRO MACACO-PREGO SURRUPIUOU A MINHA COROA E AGORA VEJO QUE UM BICHO PREGUIÇA SE ESPREGUIÇANDO AO SOL  E OSTENTANDO NO SEU PESCOÇO A SUA BELÍSSIMA GARGANTILHA DE ESMERALDAS.

ISSO SIGNIFICA QUE TEMOS UM COMPLÔ CONTRA O SENHOR IMPERADOR E A SENHORA IMPERATRIZ DO BRASIL

 DOM PEDINHO BEIJANDO A TESTA DA CORAJOSA IMPERATRIZ, GRITOU:

- OU FICAR A PÁTRIA LIVRE OU MORRER PELO BRASIL!

E LEOPOLDINA RETRIBUINDO O CARINHO DO MARIDO PARA COM ELA TAMBÉM BEIJOU A TESTA DO IMPERADOR E DISSE:

- VOCÊ RECEBEU OS LOUROS DA FAMA, MAS QUEM DE FATO E DE DIREITO LIBERTOU ESSA NAÇÃO DAS ASAS PORTUGUESAS FUI EU, POIS ATRÁS DE UM GRANDE HOMEM SEMPRE EXISTIRÁ UMA GIGANTESCA MULHER!

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 08/09/2022
Alterado em 17/02/2024
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos