Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE O REI ABACAXI, O SOBERANO ENTRE TODAS AS FRUTAS PASSOU A ENFRENTAR PROBLEMAS DE SAÚDE NA SUA FAMÍLIA.

ELE TINHA TRÊS FILHAS, AS DUAS MAIS VELHAS FICARAM GRAVEMENTE DOENTES E PASSARAM A NECESSITAR DE AJUDA TODOS OS DIAS, POIS, NÃO CONSEGUIAM MAIS ANDAR.

A RAINHA JÁ VELHINHA JÁ NÃO DAVA CONTA DE CUIDAR DAS DUAS FILHAS E VIVIA IMPLORANDO PARA QUE PINA, A FILHA CAÇULA A AJUDASSE A CUIDAR DAS SUAS IRMÃS, MAS, ELA NÃO LHE DAVA OUVIDOS, POIS, ERA UMA MENINA EGOÍSTA QUE SÓ SE PREOCUPAVA EM SE DIVERTIR E FOFOCAR COM AS AMIGAS O DIA INTEIRO

PINA ERA UMA MENINA MALVADA QUE SE BENEFICIAVA DA SUA BELEZA PARA CONQUISTAR TUDO O QUE QUERIA NA VIDA, POIS, ELA ERA MUITO BONITA POR FORA, MAS POR DENTRO ERA SEM GRAÇA, POIS, ERA INVEJOSA E ARROGANTE.

A RAINHA VIVIA SE QUEIXANDO PARA O REI ABACAXI, POIS, NÃO AGUENTAVA MAIS AS MALCRIAÇÕES DE PINA, QUANDO ELA PEDIA QUE A AJUDASSE A CUIDAR DAS IRMÃS DOENTES.

ENTÃO SUA MAJESTADE, O ABACAXI TEVE UM CONVERSA MUITO SÉRIA COM PINA, NA QUAL ELE DISSE A ELA QUE SE ELA NÃO MUDASSE O SEU JEITO DE SER, ELE IRIA OBRIGÁ-LA A SER CASAR COM O MAIS AZEDO DOS FIDALGOS DO REI DAS FRUTAS, O TEMIDO DOM LIMÃO.

MAS PINA NÃO SE ABALOU COM A AMEAÇA FEITA POR SEU PAI, POIS, A AMEAÇA DELE HAVIA ENTRADO POR UM OUVIDO E SAÍDO PELO OUTRO.

ASSIM ELA CONTINUOU NÃO OBEDECENDO A RAINHA, POIS, A PREGUIÇA HAVIA TOMADO O SEU CORPO DESDE CRIANÇA.

PINA SÓ QUERIA SOMBRA E ÁGUA FRESCA, POIS, AO INVÉS DE AJUDAR A MÃE A CUIDAR DAS IRMÃS DOENTES, ELA SE AGARRAVA A LER UM LIVRO ATÉ O ANOITECER.

A RAINHA VENDO QUE PINA NÃO QUERIA AJUDÁ-LA A CUIDAR DAS IRMÃS TOMOU UMA DECISÃO QUE MUDARIA RADICALMENTE O DESTINO DA FAMÍLIA PARA SEMPRE, POIS, IRRITADA COM AS CONSTANTES MALCRIAÇÕES E COM A REBELDIA DA FILHA, ELA NUM MOMENTO DE FÚRIA, DESEJOU QUE A SUA FILHA GANHASSE UNS CEM OLHOS PARA QUE ELA PUDESSE VER COM MAIS CLAREZA AS MALDADES QUE PRATICAVA COM AS SUAS IRMÃS QUE ESTAVAM CONDENADAS A VIVER NUMA CAMA PARA SEMPRE.

ESSE DESENTENDIMENTO ENTRE MÃE E FILHA FOI A GOTA D’ÁGUA QUE FALTAVA PARA O REI CUMPRIR A AMEAÇA DE CASAR A SUA CAÇULA COM DOM LIMÃO.

PINA FICOU MUITO IRRITADA COM A DECISÃO DO PAI EM CASÁ-LA COM DOM LIMÃO CONTRA A SUA VONTADE, ASSIM ELA FOI PARA O SEU APOSENTO PISANDO EM BRASAS, SOLTANDO FAÍSCAS DE FOGO PELOS OLHOS E DESABOU NA CAMA DORMINDO PROFUNDAMENTE.

NO DIA SEGUINTE, O REI ORDENOU QUE DOM LIMÃO VIESSE AO SEU ENCONTRO PARA OFICIALIZAR O CASAMENTO DA FILHA COM ELE.

QUANDO DOM LIMÃO CHEGOU, O SOBERANO ABACAXI MANDOU CHAMAR A FILHA PARA QUE VIESSE CONHECER O SEU FUTURO MARIDO, MAS, QUANDO, A RAINHA ABRIU A PORTA DO APOSENTO DA FILHA, ELA NÃO ESTAVA LÁ.

A RAINHA SE SENTIU CULPADA PELO SUMIÇO DA FILHA, POIS, DEPOIS DAQUELE DIA EM DIANTE NEM ELA E SEM O REI NUNCA MAIS A VIRAM NOS ARREDORES DO REINO DAS FRUTAS.

A RAINHA NÃO CONSEGUIU SUPERAR O SUMIÇO DA SUA CAÇULA E ALGUNS MESES DEPOIS ELA ADOECEU E FOI MORAR NAS ESTRELAS.

O REI ABACAXI FICOU VIÚVO E AS SUAS FILHAS DOENTES FICARAM SOLITÁRIAS E SEM AJUDA, POIS, A RAINHA ERA QUEM LHES DAVA ATENÇÃO, CARINHO E AMOR.

O REI JÁ NÃO CONSEGUIA GOVERNAR O REINO DAS FRUTAS, POIS, SÓ PENSAVA EM PINA, SUA FILHA REBELDE.

ASSIM, ELE ORDENOU QUE OS SOLDADOS DA GUARDA REAL A PROCURASSE POR TODOS OS REINOS DA VIZINHANÇA E A TROUXESSE DE VOLTA PARA O PALÁCIO, POIS, ELE JÁ ESTAVA VELHO E CANSADO.

OS SOLDADOS DO REI CAMINHARAM POR MUITOS LUGARES E NÃO CONSEGUIRAM ENCONTRAR A PRINCESA PINA.

ENTÃO, O SOBERANO REI ABACAXI NÃO SUPORTANDO A TRISTEZA DE VER DUAS FILHAS PARA SEMPRE DEITADAS NUMA CAMA E A CAÇULA DESAPARECIDA TAMBÉM ADOECEU GRAVEMENTE.

ASSIM O REI ABACAXI FICOU CAISBAIXO DURANTE MUITOS ANOS ATÉ QUE UM DIA, QUANDO ESTAVA NOS SEUS ÚLTIMOS DIAS DE VIDA, A PRINCESA PINA REGRESOU AO REINO DAS FRUTAS, ELA HAVIA PERDIDO A BELEZA DOS SEUS TEMPOS DE MOCINHA E AGORA ESTAVA IRRECONHECÍVEL, POIS, HAVIA NASCIDO MAIS CEM OLHOS NAS SUAS VISTAS, COMO SUA MÃE UM DIA HAVIA DESEJADO.

O SOBERANO ABACAXI AO VÈ-LA FICOU HORRORIZADO COM O QUE HAVIA ACONTECIDO COM A MAIS BELA DE SUAS FILHAS. PINA COMOVIDA AO VER O PAI PRESTES A PARTIR PARA AS ESTRELAS, HUMILDEMENTE PEDIU PERDÃO AO PAI POR TODO O MAL QUE HAVIA FEITO PARA A SUA FAMÍLIA E PROMETEU QUE IRIA CUIDAR DAS SUAS IRMÃS COM MUITO AMOR E CARINHO DAQUELE DIA EM DIANTE, O VELHO REI ABACAXI DANDO O SEU ÚLTIMO SOPRO DE VIDA, ABRAÇOU PINA E A PERDOOU E EM SEGUIDA PARTIU EM PAZ RUMO AS ESTRELAS AO ENCONTRO DE SUA RAINHA.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 12/08/2022
Alterado em 17/02/2024
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos