Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM GUERREIRO DA TRIBO DOS XAVANTES PERSEGUIU E ABATEU O CACIQUE.

O GUERREIRO XAVANTE ESTAVA MUITO DESAPONTADO COM YAKECAN PORQUE ELE SE NEGOU A ABENÇOAR O CASAMENTO DELE COM A SUA FILHA.

ENTÃO TIPUARÃ TOMADO PELA RAIVA, ENTROU NA OCA DO CACIQUE NO MEIO DA NOITE E APONTANDO UMA FLECHA PARA ELE, EXIGIU QUE ELE PERMITISSE O CASAMENTO.

O CACIQUE AMEDRONTADO SAIU CORRENDO PARA FORA DA OCA FAZENDO COM QUE TUPIARÃ O PERSEGUISSE.

O CACIQUE JÁ ERA VELHINHO E LOGO SUAS PERNAS NÃO AGUENTARAM E ELE CAIU NO GRAMADO PERMITINDO A APROXIMAÇÃO DO GUERREIRO SEDENTO POR VINGANÇA.

NESSE MOMENTO O CACIQUE DOS XAVANTES COMEÇOU A ORAR PARA QUE DEUS O AJUDASSE A SAIR DAQUELA SITUAÇÃO EMBARAÇOSA, MAS TUPIARÃ DISPAROU UMA FLECHADA CERTEIRA FAZENDO COM QUE O CACIQUE PERDESSE A VIDA.

NA MANHÃ SEGUINTE A TRIBO ACORDOU CHOCADA COM A NOTÍCIA DA PARTIDA DE YAKECAN PARA O CÉU.

ENTÃO OS GUERREIROS XAVANTES DECIDIRAM CAPTURAR TIPUARÃ. MAS JÁ ERA TARDE, POIS, ELE HAVIA FUGIDO.

TUPÃ QUE HAVIA ESCUTADO A ORAÇÃO DE YAKECAN PEDINDO AJUDA PARA ELE DECIDIU INTERVIR PARA DAR UM BASTA NAQUELA SITUAÇÃO DE VINGANÇA ENTRE OS IRMÃOS DE TRIBO.

ASSIM, O SÁBIO TUPÃ QUE TUDO VÊ E OUVE, ESPEROU QUE TIPUARÃ ADORMECESSE PARA ENTÃO TRANSFORMÁ-LO NUMA FRONDOSA GOIABEIRA CARREGADA DE GOIABAS PARA ASSIM FREIAR A IRA DO JOVEM GUERREIRO CONTRA O SEU POVO.

TUPÃ RESOLVEU DAR MAIS UMA CHANCE PARA QUE TIPUARÃ SE REDIMISSE DOS ATOS QUE ELE HAVIA PRATICADO CONTRA OS XAVANTES E PERMITIU QUE ELE CONTINUASSE FALANDO MESMO QUE TRANSFORMADO NUMA GOIABEIRA.

OS ANOS SE PASSARAM E TIPUARÃ CONTINUAVA ENRAIZADO NO CAMPO DE PLANTAÇÃO DA TRIBO, NA FORMA DA GOIABEIRA.

OS ÚNICOS QUE SE IMPORTAVAM COM A GOIABEIRA FALANTE ERAM OS CURUMINS QUE COLHIAM MUITAS GOIABAS POR DIA PARA SABOREÁ-LAS.

MAS, COM O TEMPO, AS GOIABAS SE CONTAMINARAM PELO SENTIMENTO DE IRA DE TUPIARÃ E APODECERAM E DENTRO DELAS NASCERAM INFINITOS CONHECIDOS COMO BIGATOS.

QUANDO TIPUARÃ PERCEBECEU QUE SEUS FRUTOS ESTAVAM INFESTADOS DE LARVAS ESBRANQUIÇADAS SENTIU QUE SUA RAMIFICAÇÃO ESTAVA COMPLETAMENTE APODRECIDA.

ELE VIA MUITAS LARVAS SAINDO DE DENTRO DAS SUAS GOIABAS GRAÚDAS FAZENDO COM QUE ELE FICASSE AINDA MAIS IRADO.

OS BICHOS MARCHAVAM PARA O TOPO DA GOIABEIRA E RECLAMAVAM QUESTIONANDO TUPIARÃ SOBRE A MALDADE QUE HAVIA FEITO A YAKECAN.

- POR QUE VOCÊ CEIFOU A VIDA DO CACIQUE?  TUPIARÃ FIQUE SABENDO QUE O QUE VOCÊ FEZ É MUITO FEIO, POIS, ELE NÃO ERA OBRIGADO A PERMITIR A SUA UNIÃO COM A FILHA DELE.

MAS, TIPUARÃ NÃO COMPREENDIA DESSA FORTA E SE REVOLTOU AINDA MAIS CONTRA TUPÃ E CADA VEZ QUE ELE BLASFEMAVA, MAIS A GOIABEIRA ENFREQUECIA SUAS RAÍZES ATÉ QUE UM DIA ELA SECOU COMPLETAMENTE PARANDO DE DAR GOIABAS.

UM DIA, JUREMA, A FILHA DO CACIQUE YAKECAN ESTAVA PASSEANDO PELA MATA E AO VER A GIGANTESCA GOIABEIRA SECA, ENCOSTOU-SE A E NO SEU TRONCO SEM VIDA E COMEÇOU A CHORAR, POIS, ESTAVA SENTINDO MUITA PENA DAQUELA ÁRVORE QUE HÁ ANOS ATRÁS ERA SAUDÁVEL E FRONDOSA.

ASSIM, AS LÁGRIMAS DA FILHA DO CACIQUE FORAM CAINDO NO SOLO E ISSO FEZ COM QUE AS RAÍZES DA GOIABEIRA FICASSEM UMIDECIDAS PROVOCANDO A RESSURREIÇÃO DA ÁRVORE E DE SUAS GOIABAS BICHADAS.

DE VOLTA A VIDA, TIPUARÃ, A GOIABEIRA, DISSE:

- EU CEIFEI A VIDA DO SEU PAI PORQUE ELE NÃO PERMITIU QUE EU CASASSE COM VOCÊ E ANOS DEPOIS, JUREMA, A MAIS BELA ÍNDIA DA TRIBO DOS XAVANTES, COM SUAS LÁGRIMAS, FAZ COM QUE EU VOLTE A VIVER NOVAMENTE. EU NÃO SEI SE UM DIA VOU SER UM HOMEM NOVAMENTE, MAS, PEÇO QUE SE CASE COMIGO, MESMO QUE EU NUNCA MAIS VOLTE A SER UM HOMEM.

A FILHA DO CACIQUE FICOU COMOVIDA COM AS PALAVRAS SINCERAS DE TUPIARÃ E ACEITOU SE CASAR COM ELE, MESMO QUE ENCERRADO NUMA GIGANTESCA GOIABEIRA ATORMENTADA PELOS BICHOS DAS SUAS GOIABAS QUE SEMPRE O ACUSARAM DE TER CEIFADO A VIDA DE YAKECAN.

MAS, TUPÃ QUE OUVIA AS PALAVRAS DE ARREPENDIMENTO DE TUPIARÃ DECIDIU DAR UMA NOVA CHANCE PARA ELE.

ENTÃO FEZ COM QUE O GUERREIRO SE TORNASSE GENTE NOVAMENTE PARA A ALEGRIA DE JUREMA QUE DESDE MENINA SEMPRE SONHAVA EM SER A ESPOSA DE TUPIARÃ.

O CASAMENTO FOI ABENÇOADO POR TUPÃ E A TRIBO DOS XAVANTES COMEMOROU A UNIÃO DO JOVEM CASAL POR NOVE LONGAS LUAS ATÉ QUE NASCESSE O PRIMEIRO CURUMIM QUE RECEBEU O NOME DE YAWARA GUAIABA QUE SIGNIFICA BICHO DE GOIABA NA LÍNGUA DOS ÍNDIOS.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 03/06/2022
Alterado em 17/02/2024
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos