Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM GUERREIRO SE APAIXONOU POR UMA LINDA ÍNDIA DA SUA TRIBO QUE FICAVA NUM ARQUIPÉLOGO CHAMADO A ILHA DO SOL.

IGTÁ FICOU ENCANTADO POR PICAZÚ ASSIM QUE A VIU PELA PRIMEIRA VEZ, POIS, ELA ERA A MOÇA MAIS BONITA DA ILHA DO SOL.

PICAZÚ TAMBÉM TINHA UM GRANDE AFETO POR IGTÁ, POIS, ALÉM DE SER UM VALENTE GUERREIRO, ELE TAMBÉM ERA UM ATLETA.

O TEMPO FOI PASSANDO E A MEDIDA QUE ELES IAM SE CONHECENDO MELHOR, LOGO DECIDIRAM PARTIR PARA O CASAMENTO.

AS FAMÍLIAS ESTAVAM DE ACORDO COM A UNIÃO DE IGTÁ E PICAZÚ E NÃO COLOCARAM NENHUM OBSTÁCULO QUE PUDESSE IMPEDIR O ENLACE DO JOVEM CASAL.

MAS, NÃO BASTAVA APENAS O APOIO DA FAMÍLIA PARA QUE O CASAMENTO SE REALIZASSE, POIS, ELES PRECISAVAM TER A PERMISSÃO DA LUA PARA QUE A UNIÃO SE CONSUMASSE.

ENTÃO IGTÁ E PICAZÚ FOI FALAR COM TUYÁ, O ANCIÃO MAIS VELHO DA ILHA DO SOL, POIS, ELE ERA UM HOMEM MUITO SÁBIO, PARA QUE INTERCEDESSE JUNTO A LUA PARA QUE ELA PERMITISSE A REALIZAÇÃO DO CASAMENTO DOS JOVENS APAIXONADOS.

O SÁBIO ANCIÃO FOI CONVERSAR COM A LUA E FELIZMENTE A LUA DEU A SUA APROVAÇÃO.

MAS, APESAR DA BENÇÃO DA LUA PARA QUE A UNIÃO DO CASAL SE CONSUMASSE, ELES AINDA TINHAM QUE SUPERAR MUITAS PROVAÇÕES PARA QUE O CASAMENTO ACONTECESSE, POIS, O CACIQUE DA TRIBO TAMBÉM ERA APAIXONADO POR PICAZÚ E DECIDIU ATRAPALHAR OS PLANOS DO VALENTE IGTÁ FAZENDO COM QUE ELE PASSASSE POR UM DOLOROSO TESTE DE CAPACIDADE.

SENDO ASSIM IGTÁ TEVE QUE NADAR POR UM LONGO TEMPO NUMA LAGOA LOGO EM SEGUIDA O CACIQUE INVEJOSO EXIGIU QUE ELE FOSSE PARA A MATA CAÇAR PORCOS SELVAGENS PARA ALIMENTAR TODOS OS HABITANTES DA TRIBO DA ILHA DO SOL.

ENTÃO, IGTÁ QUE JÁ ESTAVA NO LIMITE DAS SUAS FORÇAS FÍSICAS E MENTAIS RESOLVEU NÃO ABORTAR A SUA MISSÃO DE SE CASAR COM A BELA PICAZÚ, ENTROU NA MATA E CAÇOU CEM PORCOS SELVAGENS QUE ALIMENTOU TODOS OS HABITANTES DA ILHA DO SOL VPOR MUITOS DIAS.

ASSIM ELE HAVIA CUMPRIDO TODAS AS EXIGÊNCIAS QUE O CACIQUE INVEJOSO TINHA ESTABELECIDO.

ENFIM, IGTÁ E PICAZÚ SE CASARAM NA ILHA DO SOL, FAZENDO COM QUE A TRIBO FICASSE EM FESTA POPR MUITOS DIAS, MAS INFELIZMENTE A UNIÃO DE IGTÁ COM PICAZÚ NÃO SIGNIFICAVA QUE ELES TERIAM UM DESTINO FELIZ, POIS, TANTO O SÁBOIO ANCIÃO E O INVEJOSO CACIQUE ESQUECERAM DE CONSULTAR TUPÃ, O CRIADOR DO CÉU E DA TERRA QUE FICOU FURIOSO POR NÃO TER SIDO CONSULTADO.

ENTÃO TUPÃ DEMONSTRANDO TODA A SUA INDIGNAÇÃO, POR TER SIDO DEIXADO DE LADO, EXPRESSOU SUA DESAPROVAÇÃO DA UNIÃO COM UMA FORTE CHUVA QUE TODOS INTERPRETARAM COMO SENDO SEU CHORO.

ASSIM IGTÁ E PICAZÚ FORAMEXPULSOS DA BELÍSIMA ILHA DO SOL E FORAM MORAR NUMA OUTRA ILHA NO MESMO ARQUIPÉLOGO, CHAMADA ILHA DA ESCURIDÃO, ONDE HABITAVAM OS CASAIS, CUJO O CASAMENTO NÃO TINHA SIDO APROVADO POR TUPÃ.

IGTÁ E PICAZÚ FORAM OBRIGADOS A IREM NADANDO ATÉ A ILHA DA ESCURIDÃO, ENQUANTO O POVO DA SUA TRIPO, INSULTAVA-OS PARA ASSIM CONSEGUIR O PERDÃO PARA OS HABITANTES DA ILHA DO SOL.

O CASAL FOI ALVO DE MUITAS FLECHADAS QUE INFELIMENTE ATIGIRAM O CASAL APAIXONDO.

COM ISSO, O SOL DO ENTARDECER FOI TINGIDO DE UM VERMELHO VIVO FAZENDO COM QUE A TERRA E O CÉU TAMBÉM FOSSE TIGIDO DESSA MESMA COR.

ASSIM OS HABITANTES DA ILHA DO SOL, AMENDRONTADOS COM A FÚRIA DE TUPÃ, FUGIRAM, POSSIBILITANDO QUE IGTÁ E PICAZÚ, MESMO FERIDOS, ESCAPASSEM COM VIDA.

ENTÃO, ELES CONTINUARAM NADANDO ATÉ CHEGAREM AO SEU EXÍLIO NA ILHA DA ESCURIDÃO, ONDE SÓ HAVIA NOITE.

APESAR DE IGTÁ E PICAZÚ NUNCA MAIS TER CONTATO COM A LUZ DO SOL E VIVEREM NA ESCURIDÃO PARA SEMPRE, ELES CONSEGUIRAM A PAZ NECESSÁRIA PARA FINALMENTE VIVEM O GRANDE AMOR QUE UM SENTIA PELO OUTRO E MESMO EXILADOS NAQUELA ILHA SOMBRIA E CERCADA DE MORGEGOS POR TODOS OS CANTOS, ELES VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 30/05/2022
Alterado em 17/02/2024
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos