Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

AS PEDRAS VERDES E O CABO DA ENXADA

 

HOUVE UM TEMPO EM QUE MATUNDE, UM HUMILDE AGRICULTOR QUE VIVIA NO ARQUIPÉLAGO DE CABO VERDE PASSAR A TRABALHAR PLANTAÇÃO DE QUIABO QUE PERTENCIA AO SEU PATRÃO.

ELE ACORDAVA TODOS OS DIAS COM O CANTAR DO GALO QUE ERA O SEU DESPERTADOR.

A PARTIR DESSE MOMENTO ELE TOMAVA UM XÍCARA DE CAFÉ COM UM PEDAÇO DE PÃO AMANHECIDO COM MANTEIGA DE LEITE DE CABRA.

DEPOIS ELE PREPARAVA OS SEUS APETRECHOS PARA LEVAR ATÉ O CAMPO DE PLANTAÇÃO EM QUE TRABALHAVA.

ELE SEMPRE LEVAVA SUA INSEPARÁVEL ENXADA QUE TINHA UMA LÂMINA COM ÂNGULO INTERMEDIÁRIO EM RELAÇÃO AO CABO QUE ERA IDEAL PARA REVOLVER O SOLO DE FORMA SUPERFICIAL, PROMOVENDO PEQUENOS SULCOS E INCORPORARANDO OS ADUBOS.

MATUNDE ERA O MELHOR ENTRE TODOS OS AGRIGULTORES DAQUELA PLANTAÇÃO DE QUIABO.

ELE ERA UMA FONTE DE ENERGIA E VITALIDADE. POIS, NÃO TINHA MEDO DE TRABALHAR INTENSAMENTE, POIS, ERA O PRIMEIRO A CHEGAR E O ÚLTIMO A SAIR DA PLANTAÇÃO.

CERTO DIA, ENQUANTO ELE PREPARAVA A TERRA CAVOCANDO COM A SUA ENXADA PARA DEPOIS DEPOSITAR AS SEMENTES DE QUIABO EM CANTEIRO COM ESPAÇAMENTO DE 30 CENTTÍMETROSM A 40 CENTÍMETROSM ENTRE PLANTAS E 1, 2 METROS ENTRE LINHAS, ELE PRECISOU SAIR DA PLANTAÇÃO PARA RESOLVER UMA ASSUNTO FAMILIAR E ACABOU ESQUECENDO A SUA ENXADA ENCRAVADA NA TERRA PRÓXIMO AOS OUTRÓS QUIABEIROS.

O PATRÃO DE MUTUNDE NÃO GOSTOU DA SUA SAÍDA EM PLENA MANHÃ DE TRABALHO, POIS NÃO FOI COMUNICADO COM ANTECEDÊNCIA E COM ISSO, O PATRÃO NÃO PENSOU DUAS VEZES PARA DEMITÍ –LO.

A VIDA DO HUMILDE AGRICULTOR VIROU DE CABEÇA PARA BAIXO DEPOIS DA SUA SAÍDA DA PLANTAÇÃO DE QUIABO, POIS, ELE NÃO TEVE MAIS OFERTAS DE EMPREGO. E PASSOU A VIVER DA CARIDADE DE OUTRAS PESSOAS QUE AJUDAVAM DOANDO ALGUNS ALIMENTOS PARA QUE ELE PUDESSE SACIAR A FOME.

OS ANOS FORAM PASSANDO E O HUMILDE AGRICULTOR FOI ENVELHECENDO E NUNCA MAIS COLOCOU OS PÉS NA PLANTAÇAO DE QUIABOS QUE ELE HAVIA AJUDADO A PROSPERAR.

UM DIA, MATUNDE RECEBEU A NOTÍCIA QUE O SEU EX-PATRÃO HAVIA PERDIDA A VIDA AO CAIR DE UM CAVALO.

ENTÃO, O AGRICULTOR RESOLVEU IR ATÉ O CAMPO EM QUE FICAVA A PLANTAÇÃO DE QUIABO POARA MATAR A SAUDADE DOS BONS TEMPOS EM QUE ELE TRABALHAVA LÁ.

QUANDO MATUNDE CHEGOU LÁ, ELE PERCEBEU QUE A SUA VELHA ENXADA AINDA CONTINUAVA ENCRAVADA NA TERRA DESDE AQUELA ÉPOCA DE OURO EM QUE HAVIA CULTIVADO DEZENAS DE QUIABEIROS QUE AINDA CONTINUAVAM FORTES E VIÇOSOS ATÉ HOJE.

ASSIM QUE ENTROU NO CORAÇÃO DA PLANTAÇÃO, MATUNDE DECIDIU DESENCRAVAR A SUA VELHA ENXADA DA TERRA, POIS ELE HAVIA FICADO MUITO CURIOSO, POIS, COM A AÇÃO DO TEMPO, NOTOU QUE A PONTA DO CABO DA SUA INSEPARAVEL ENXADA ESTAVA ESVERDEADO E QUE TAMBÉM O CABO HAVIA BROTADO.

ENTÃO O HUMILDE AGRICULTOU PASSOU DE CURIOSO PARA ESPANTADO COM TAMANHO CAPRICHO DA NATUREZA.

ENTÃO, O VELHO MATUNDE MAIS QUE DEPRESSA COMEÇOU A DESESCRAVAR O CADO DA ENXADA ESQUECIDA POR MUITOS ANOS ENTRE OS QUIABEIROS E CONFORME  ELE CAVAVA A TERRA COM MUITA RAPIDEZ E ANSIEDADE, TEVE UMA SURPESA BRILHANTE, POIS, AO RETIRAR O CABO DA SUA VELHA ENXADA, ELE  FICOU MARAVILHADO COM O QUE OS SEUS OLHOS ARREGALADOS ESTAVAM VENDO, O HUMILDE AGRICULTOR HAVIA ENCONTRADO AO PÉ DE UMA QUIABEIRO, UM VELHO BAÚ ENFERRUJADO E AO ABRÍ –LO DEU DE CARA COM DEZENAS DE PEDRAS VERDES DE INCALCULÁVEL VALOR, AS PRECIOSAS QUE TANTOS HOMENS PROCURARAM E NÃO ACHARAM, CONHECIDAS COMO ESMERALDAS.

ASSIM O HUMILDE AGRICULTOR SE TORNOU RICO DO DIA PARA NOITE E SUA VIDA MUDOU DA ÁGUA PARA O VINHO, POIS, AS ESMERALDAS ESCONDIDAS NA TERRA FIZERAM COM QUE ELE SE TORNASSE UM DOS AGRICULTORES MAIS RICOS DO BELÍSSIMO ARQUIPÉLAGO DE CABO VERDE.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 18/05/2022
Alterado em 17/02/2024
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos