Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE UMA MÃE DEU A LUZ A UMA LINDA MENINA QUE GANHOU O NOME DE BRENDA.

A MENINA NASCEU SAUDÁVEL, MAS, SUA MÃE NÃO RESISTIU E PERDEU A VIDA LOGO APÓS O NASCIMENTO DA PEQUENA BRENDA.

ASSIM A MENINA PASSOU A SER CRIADA POR SEU PAI. O TEMPO PASSOU E A MENINA CRESCEU E LOGO SE TORNOU UMA BELA SENHORITA.

O PAI QUE JÁ ESTAVA BEM VELHINHO PASSOU A PROCURAR ALGUÉM PARA SE CASAR COM A SUA FILHA, POIS, ELE QUERIA PARTIR DESSE MUNDO EM PAZ, DEIXANDO A FILHA NA COMPANHIA DE UM BOM HOMEM.

A SENHORITA BRENDA E SEU PAI VIVIA NA PROVÍNCIA DE TETE NA ENCANTADORA TERRA DE MOÇAMBIQUE.

ASSIM QUE O PAI ADOECEU, UM PRIMO DISTANTE VEIO DA CAPITAL MAPUTO PARA VISITÁ-LO.

O PAI DA SENHORITA BRENDA FICOU MUITO FELIZ EM REENCONTRAR O PRIMO QUE NÃO VIA HÁ ANOS E APROVEITOU A OPORTUNIDADE PARA DAR A MÃO DA FILHA EM CASAMENTO PARA ELE.

JOSÉ ERA UM HOMEM MUITO RICO E DARIA UMA VIDA CONFORTÁVEL PARA A SUA FILHA BRENDA.

MAS, ELA SE RECUSAVA A SE CASAR COM O PRIMO JOSÉ, POIS, DIZIA QUE ERA PECADO.

O PAI FICOU DECEPCIONADO COM A RECUSA DA FILHA DE NÃO SE CASAR COM O ENDINHEIRADO PRIMO JOSÉ.

ENTÃO, A SENHORITA BRENDA EXPLICOU AO PAI QUE SE ELA ACEITASSE SE CASAR COM O JOSÉ, LOGO TODAS AS PESSOAS DA PROVÍNCIA DE TETE DESCOBRIRIAM, POIS, NO MUNDO NÃO EXISTE SEGREDO E O PAI RETRUCAVA DIZENDO QUE NO MUNDO PODIA ACONTECER DE TUDO, POIS, ENTRE AS PESSOAS. ENTÃO EU QUERO DESCOBRIR SE HÁ MESMO SEGREDOSQUE PERMANECEM ESCONDIDOS.

EM SEGUIDA O PAI FOI BUSCAR UM PACOTE DE ARROZ E COLOCOU O ARROZ NUMA PANELA E COZINHOU.

LOGO DEPOIS ELE ENTERROU A PANELA DE ARROZ NO MATO. SÓ ELE E A SENHORITA BRENDA SABIA DA PANELA ENTERRADA NO MATO.

O PRIMO JOSÉ, TODAS AS VEZES QUE VIAJAVA PARA A PROVÍNCIA DE TETE, INSISTIA PARA QUE ELA SE CASSASSE COM ELE, MAS, ELE SEMPRE RECUSAVA O PEDIDO.

O TEMPO FOI PASSANDO COM MUITA RAPIDEZ E CERTO DIA ALGUNS CAÇADORES ENTRARAM NO CORAÇÃO DA MATA. ELES COMEÇARAM A CAÇAR E QUANDO PARARAM PARA DESCANÇAR DEBAIXO DE UMA ÁRVORE, NOTARAM QUE ADMIRADOS QUE UMAS FORMIGAS BRANÇAS COMEÇARAM A SAIR DA TERRA QUE FICAVA JUNTO DAQUELA ÁRVORE TRANSPORTANDO GRÃOS DE ARROZ.

OS CAÇADORES COMEÇARAM A DESMONTAR O FORMIGUEIRO PARA PODER CAVAR A TERRA, POIS, ELES ESTAVAM INTRIGADOS QUERENDO SABER O MISTÉRIO QUE HAVIA DEBAIXO DAQUELA ÁRVORE.

ENTÃO IMEDIATAMENTE COMEÇARAM A CAVAR UM BURACO E PARA A SURPRESA DE TODO O BANDO DE CAÇADORES ENCONTRARAM UMA PANELA CHEIA DE ARROZ. COZIDO.

A SENHORITA BRENDA QUE ESTAVA VARRENDO O QUINTAL VIU OS CAÇADORES DESENTERRANDO A PANELA COM O ARROZ COZIDO PREPARADO PELO PAI E LOGO CORREU PARA O QUARTO DO PAI E DISSE:

- EU JÁ FALEI MAIS DE MIL VEZES QUE O MUNDO NÃO GUARDA SEGREDOS, POIS, COM O PASSAR DO TEMPO, OS SEGREDOS SÃO DESVENDADOS.

ENTÃO O PAI JÁ MUITO DEBILITADO PELA VELHICE, DÁ O BRAÇO A TORCER E RESPONDE:

- NO MUNDO NÃO EXISTE SEGREDO QUE DURE ETERNAMENTE, E TENHO QUE CONCORDAR QUE VOCÊ ESTAVA O TEMPO TODO COM A RAZÃO.

ASSIM QUE TERMINOU DE FALAR, O PAI DA SENHORITA BRENDA DESCANSOU EM PAZ.

DEPOIS QUE O PAI PARTIU PARA MORAR NO CÉU, BRENDA PREFERIU FICAR SÓ A CARREGAR A CULPA DE UM PECADO NOS SEUS OMBROS SE TIVESSE CASADO COM SEU PRIMO JOSÉ TANTO QUE ELA NUNCA MAIS TEVE NOTÍCIAS DELE.

MUITOS ANOS DEPOIS DO EPISÓDIO DO MISTÉRIO ENVOLVENDO A PANELA DE ARROZ, ELA ENCONTROU UM BOM HOMEM COMO ERA O DESEJO DO PAI E FINALMENTE SE CASOU SEM TER QUE CARREGAR A CULPA DO PECADO NOS SEUS OMBROS.

 

 

                                                                                                

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 15/05/2022
Alterado em 17/02/2024
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos