Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM KIANDA, UMA BELÍSSIMA SEREIA NOS MARES DE LUANDA, ATRAÍA A ATENÇÃO DAS PESSOAS PELO SEU AFINADÍSSIMO CANTO.

KIANDA ERA UMA SEREIA DE PELE NEGRA, FAZENDO COM QUE A SUA BELEZA REALÇASSE AINDA MAIS, POIS, O SOL DE LUANDA DAVA UM TOM AINDA MAIS BELO A SUA PELE DE ORIGEM AFRICANA.

A MORENA DE ANGOLA COSTUMAVA FICAR SENTAVA NUMA ROCHA APRECIANDO A BELA PAISAGEM DA PRAIA DO BISPO ONDE ELA VIVIA DESDE PEQUENA.

UM DIA, ENQUANTO ELA TOMAVA SEU BANHO DE SOL E RETOCAVA A MAQUIAGEM SE VENDO NUM ESPELHINHO QUE SEGURAVA EM UM DAS MÃOS, ELA OBSERVOU A IMAGEM DE UM PESCADOR REFLETIDA ATRAVÉS DELE.

O PESCADOR ERA UM HOMEM POBRE QUE TRAJAVA UMA CAMISA E UMA BERMUDA ESFARRAPADA.

ELE ERA UM MALTRAPILHO QUE VIVIA SOMENTE DA PESCA PARA SOBREVIVER E QUANDO NÃO ESTAVA PESCANDO ANDAVA FALANDO SOZINHO E A EXPRESSÃO SOFRIDA QUE ELE CARREGAVA NO ROSTO FAZIA DELE UM HOMEM TRISTONHO E CABISBAIXO.

ENTÃO, KIANDA FICOU COM PENA DA SITUAÇÃO DAQUELE POBRE PESCADOR E DECIDIU NUM GESTO DE BONDADE QUE IRIA AJUDÁ-LO OPARA QUE ELE TIVESSE UMA VIDA MELHOR DO QUE A QUE VIVIA JÁ QUE ELA ERA MUITO RICA E POSSUÍA MUITOS TESOUROS QUE HAVIA ENCONTRADO NO FUNDO DO MAR NA ÉPOCA EM QUE PIRATAS NAVEGARAM PELOS MARES DE LUANDA.

ASSIM A SEREIA  AFRICANA COMEÇOU A ENTOAR O SEU CANTO AFINADÍSSIMO PARA ATRAIR A ATENÇÃO DAQUELE PESCADOR QUE VAGAVA SEM RUMO NA BEIRA MAR COMO SE FOSSE UM NÔMADE.

AO OUVIR O DOCE CANTO DE KIANDA, O PESCADOR FOI FICANDO CADA VEZ MAIS ENCANTADO PELA MELODIA QUE ELA SUAVEMENTE SAÍA DOS LÁBIOS DELICADOS DA SEREIA DE ANGOLA.

ENTÃO, O PESCADOR ENTROU NO MAR E FOI SE APROXIMANDO RAPIDAMENTE DA ROCHA ONDE ELA ESTAVA SENTADA.

LOGO, O PESCADOR ESTAVA DIANTE DELA, ENTÃO ELA COMEÇOU A FALAR COM O PESCADOR QUE ESTAVA COMPLETAMENTE ENCANTADO DESDE QUE HAVIA PARADO NA FRENTE DELA, POIS, A BELEZA DE KIANDA ERA DE DEIXAR QUALQUER PESCADOR SEM REAÇÃO DIANTE DE RARA BELEZA JAMAIS VISTA  NOS MARES DE LUANDA.

KIANDA DISSE AO PESCADOR:

- EU OBSERVEI VOCÊ DURANTE TODOS ESSES DIAS EM QUE ESTEVE PERAMBULANDO POR ESSA PRAIA E NOTEI QUE NÃO TEM ONDE MORAR E VIVE SOMENTE DA PESCA PARA SOBREVIVER.

O PESCADOR BALANÇOU A CABEÇA AFIRMANDO QUE SIM.

ENTÃO, KIANDA, DISSE:

- EU VOU LHE AJUDAR, PORQUE QUANDO EU PRECISEI DE AJUDA, DEUS SEMPRE ME AMPAROU E FEZ DE MIM, UMA SEREIA MUITO RICA DANDO-ME UM GRANDE TESOURO, QUE SÓ ELE E EU SABEMOS ONDE SE ENCONTRA.

ENTÃO, ELA COMPADECIDA PELA SITUAÇÃO DE POBREZA DO PESCADOR REVELOU A ELE ONDE SE ENCONTRAVA O BAÚ COM O TESOURO ESCONDIDO.

ASSIM O PESCADOR MALTRAPILHO SEGUIU O MAPA DO TESOURO E LOGO QUE ENCONTROU O BAÚ COM O TESORO DA SEREIA DE LUANDA, ENRIQUECEU DA NOITE PARA O DIA.

O PESCADOR DESPOIS QUE SE TORNOU UM DOS HOMENS MAIS RICOS DE LUANDA, SE TRANSFORMOU NUMA PESSOA EGOISTA E GANANCIOSA, POIS, AO INVÉS DE AJUDAR OUTROS PESCADORES POBRES COMO KIANDA FEZ COM ELE, SÓ USAVA A FORTUNA QUE ELA LHE DERA PARA SATISFAZER OS SEUS DESEJOS.

ENTÃO, KIANDA QUE OBSERVAVA AS ATITUDES DO PESCADOR GANANCIOSO E EGOÍSTA, FICOU DECEPCIONADA COM ELE E DECIDIU APLICAR-LHE UMA LIÇÃO QUE JAMAIS ELE IRIA ESQUECER.

A SEREIA DE LUANDA FEZ COM QUE O TESOURO DO PESCADOR DESAPARECESSE NUM PISCAR DE OLHOS FAZENDO NOVAMENTE ELE VOLTAR A SER UM POBRE MALTRAPILHO DEPENDENDO DA PESCA E DA CARIDADE DAS PESSOAS PARA SOBREVIVER.

MAS, O PESCADOR CONTINUOU SENDO O MESMO EGOÍSTA E ARROGANTE DOS TEMPOS EM QUE ERA UM HOMEM AFORTUNADO.

ENTÃO, KIANDA FICOU AINDA MAIS DECEPCIONADA COM AQUELE QUE UM DIA ELA POR COMPAIXÃO ENTREGOU DE CORAÇÃO TODO O SEU TESOURO E DESSA VEZ FEZ COM QUE ELE ENTRASSE NO MAR E DELE NUNCA MAIS SAÍSSE, SE TORNANDO UM PRISIONEIRO NO FUNDO DO MAR PARA SEMPRE.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 14/05/2022
Alterado em 16/02/2024
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos