Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE UMA MOCINHA MUITO VAIDOSA SAIU A PASSEIO COM SEUS PAIS PARA CONHECER OS FAMOSOS ALPES DA BAVIERA, UM LUGAR ONDE TUDO É COBERTO POR GELO E NEVE.

LAVÍNIA SAIU BEM CEDO RUMO AS MONTANHAS QUE CIRCUNDAVAM OS ALPES. HAVIA UM FORTE NEVOEIRO NO CÉU DA BAVIERA E ELA NÃO ESTAVA COMPLETAMENTE VESTIDA COM ROUPAS DE INVERNO JÁ QUE ESTAVA USANDO UMA SAIA.

NO MEIO DO CAMINHO RUMO AOS ALPES, UMA GRANDE NEVASCA ATINGIU TODA A REGIÃO DA BAVIERA E ISSO FEZ COM QUE LAVÍNIA SE AFASTASSE DE SEUS PAIS, POIS, COM A FORTE NEVASCA, ELA NÃO CONSEGUIA EXERGAR UM PALMO DIANTE DO NARIZ.

JÁ HAVIA ANOITECIDO E ELA ESTAVA SOZINHA NO MEIO DAQUELA TEMPESTADE DE GELO E NEVE E NÃO SABIA MAIS O QUE FAZER, POIS NÃO ERA EXPERIENTE PARA ESCALAR AS ALTAS MONTANHAS DA BAVIERA E ALÉM DISSO, ELA TIRITAVA DE FRIO, POIS, NÃO ESTAVA DEDVIDAMENTE AGASALHADA PARA SUPORTAR O FRIO INTENSO QUE FAZIA NOS GELADOS ALPES DA BAVIERA.

ASSIM SEM TER ONDE DORMIR. A JOVEM ABRIU O SEU GUARDA –CHUVA PARA SE PROTEGER E PERMANECER COM AS SUAS ROUPAS PARA NÃO CONTRAIR UMA PNEUMONIA, POIS, LOGO QUE O DIA ROMPESSE O CÉU DA BAVIERA, ELA FARIA UMA BUSCA NO LOCAL A PROCURA DOS SEUS PAIS.

DEPOIS DE CAMINHAR MUITAS LÉGUAS E NÃO ENCONTRAR OS SEUS PAIS, LAVÍNIA ENCONTRA UMA CABANA ABANDONADA NO CORAÇÃO DA MONTANHA.

ASSIM ELA DEPOIS DE SE ACOMODAR NA CABANA, CANSADA ADORMECEU.

NO DIA SEGUINTE ELA DESPERTOU E LEVOU UM SUSTO, POIS, PARADO AO SEU LADO ESTAVA UM GAROTO DA SUA IDADE.  LAVÍNIA SE LEVANTOU E CORREU NA DIREÇÃO DA PORTA DA CABANA.

O GAROTO PERCEBENDO A AFLIÇÃO DELA, DISSE:

- NÃO TENHA MEDO! EU SOU TOMÁS E MORO NESSA HUMILDE CABANA. EU SAI PARA BUSCAR LENHA PARA FAZER UMA FOGUEIRA PARA ESPANTAR O FRIO CONGELANTE QUE FAZ NA BAVIERA.

ENTÃO, A MOCINHA SE ACALMOU E DISSE:

EU SOU LAVÍNIA E PERDI MEUS PAIS DE VISTA, QUANDO A GRANDE NEVASCA ATINGIU A MONTANHA, ENTÃO CAMINHEI MUITAS LÉGUAS PROCURANDO ELES E QUANDO SENTI O CANSAÇO, ENTREI NA SUA CABANA E LOGO ADORMECI.

TOMÁS, LOGO DEPOIS DE OUVIR O RELATO DE LAVÍNIA SOBRE O DESAPARECIMENTO DOS SEUS PAIS, SE OFERECEU PARA AJUDÁ –LA NAS BUSCAS.

ELES SAÍRAM PARA RECOMEÇAR A BUSCA POR NOTÍCIAS DOS SEUS PAIS, LOGO DEPOIS DO CAFÉ DA MANHÃ.

ELES FORAM PERGUNTANDO PARA OS MORADORES QUE HABITAVAM O CORAÇÃO DA MONTANHA, MAS, NENHUM DELES VIRA OS PAIS DE LAVÍNIA.

ELES CONTINUARAM AS BUSCAS POR MUITOS DIAS E DEPOIS DE MUITO SOFRIMENTO, UM CAÇADOR DE URSOS BRANCOS DISSE QUE ELES HAVIAM SIDO SOTERADOS POR UMA GRANDE QUANTIDADE DE NEVE.

ASSIM LAVÍNIA FICOU ENTRISTECIDA COM A PERDA DE SEUS PAIS DURANTE UMA AVALANCHE. TOMÁS CONVIDOU LAVÍNIA PARA QUE ELA FICASSE MORANDO DEFINITIVAMENTE NA MONTANHA QUE CIRCUNDAVA OS ALPES CONGELANTES E ELA QUE JÁ HAVIA SE AFEIÇOADO AO MOCINHO, ACEITOU O CONVITE, POIS, ELE TAMBÉM JÁ HAVIA SE AFEIÇOADO A ELA.

O TEMPO FOI PASSANDO E LOGO COMEÇARAM A NAMORAR E A PAZ PASSOU A REINAR NAQUELA CABANA ATÉ QUE UM DIA, UMA BRUXA NA PELE DE UMA LINHA MULHER BATEU NA PORTA DA CABANA.  A BRUXA CABELOS ESCUROS E PELE TÃO PÁLIDA QUE PARECIA TRANSPARENTE.

ASSIM QUE LAVÍNIA ABRIU A PORTA, A BRUXA INVEJOSA FEZ UM ENCANTO TRANSFORMANDO LAVÍNIA NUMA BRUXA VELHA E FEIA E ELA FICOU COM A BELA APARÊNCIA DA MOCINHA VAIDOSA.

TOMÁS ASSIM QUE VIU A HORRENDA BRUXA A EXPULSOU DA CABANA NEM SABER QUE ELA ERA A SUA NAMORADA.

COM O TEMPO, A BRUXA DISFARÇADA NA PELE DE LAVÍNIA FEZ DE TOMÁS, UM ESCRAVO E ELE LOGO DESCONFIOU QUE ELA NÃO PODERIA SER A DOCE E MEIGA LAVÍNIA.

ENTÃO APROVEITANDO QUE A FALSA LAVÍNIA HAVIA ADORMECIDOE ELE A PRENDEU E OBRIGOU A BRUXA A CONFESSAR QUE NÃO ERA A SUA AMADA.

ENTÃO TOMÁS FOI COM A BRUXA ATÉ O LUGAR EM QUE LAVÍVIA ESTAVA MORANDO AGORA. ELE ESTAVA TRANCADA NUMA CAVERNA VIGIADA POR TRÊS ENORMES URSOS BRANCOS.

- EU QUERO QUE DESFAÇA O ENCANTO E DEVOLVA A BELEZA A PELE DA MINHA NAMORADA.

ENTÃO A BRUXA INVEJOSA DISSE:

- O ENCANTO SÓ SE DESFAZ QUANDO VOCÊ ABATER OS TRÊS URSOS FEROZES E FAMINTOS. VOCÊ NUNCA VAI VENCÊ-LOS E EU VOU FICAR LINDA PARA SEMPRE.

ENTÃO OS FEROZES URSOS PARTIRAM COM TUDO PARA CIMA DE TOMÁS, MAS, TOMÁS NÃO PERDEU A FÉ E COMEÇOU A PEDIR A DEUS QUE ALGO ACONTECESSE PARA QUE LAVÍNIA RECUPERASSE A SUA VERDADEIRA PELE, ASSIM UM GRANDE NEVOEIRO TOMOU CONTA DO CÉU E LOGO UM GRANDE NEVASCA COMEÇOU A CAIR DO CÉU SOTERRANDO OS URSOS E OS CONGELANDO PARA SEMPRE. A VELHA BRUXA COMEÇOU A DERRETER ATÉ SE MISTURAR AO GELO E A NEVE.

ASSIM LAVÍNIA RECUPEROU A SUA BELA APARÊNCIA E A SUA VAIDADE DE MOCINHA.  TOMÁS TOMADO PELA EMOÇÃO, LEVANTOU AS MÃOS PARA O CÉU EM AGRADECIMENTO PELO MILAGRE OCORRIDO E COM UM LARGO SORRISO NO ROSTO PEDIU A MÃO DA JOVEM EM CASAMENTO.

ASSIM ELES VIVERAM ENTRE GELO E NEVE, MORANDO NAQUELA VELHA A CABANA NO CORAÇÃO DOS ALPES DA BAVIERA E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE ATÉ OS ÚLTIMOS DIAS DE SUAS VIDAS.


 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 05/05/2022
Alterado em 16/02/2024
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos