Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM MEXICANO BONACHÃO, SIMPÁTICO E COMILÃO RESOLVEU COMEMORAR A NOITE DE ANO NOVO NA BELÍSSIMA CIDADE DE ACAPULCO. 

ELE ERA CONHECIDO COMO MANOLITO E ERA UM GRANDE ENTENTEDOR DAS ARTES CULINÁRIAS MEXICANAS. 

MANOLITO TINHA TAMBÉM UM LONGO BIGODÃO E NÃO SE SEPARAVA POR NADA DE SEU ENORME SOMBREIRO QUE LHE AJUDAVA A NÃO ESQUENTAR A CABEÇA NO SOL CALIENTE DE ACAPULCO. 

ANTES DE PARTIR PARA ACAPULCO, O BONACHÃO COMILÃO DECIDIU PREPARAR TODA A CEIA QUE SERIA SERVIDA AOS SEUS FAMILIARES E CONVIDADOS NA NOITE QUE MARCARIA A CHEGADA DE MAIS UM NOVO ANO. 

ENTÃO LÁ FOI ELE PARA A COZINHA POR AS MÃOS NA MASSSA.  MANOLITO AMAVA COZINHAR. ELE FAZIA ISSO COM MUITO AMOR E CARINHO E NAS SUAS COMIDAS NÃO PODIA FALTAR PIMENTA MALAGUETA SECA E MOÍDA MUITO PICANTE E SABOROSA. 

PARA O BIGODÃO NÃO TINHA ECONOMIA E SIM MUITA FARTURA DE SABOROSOS PRATOS TIPICAMENTE MEXICANOS. 

ELE COM AS SUAS MÃOS DE FADA PREPAROU UMA GRANDE CEIAS COM VARIADAS COMIDAS PARA TODOS OS GOSTOS. 

ELE ESCOLHEU A DEDO AS MAIS SABOROSAS COMIDAS TRADICIONAIS DO SEU PAÍS. 

ELE ENRIQUECEU A SUA CEIA DE NOITE DE ANO NOVO COM TORTILLAS, BURRITOS, TACOS, GUACAMOLE, TAMALES E CARNES APIMENTADAS E PARA FINALIZAR EM GRANDE ESTILO FEZ SOBREMESAS DE LAMBER OS BEIÇOS COMO CHURROS, PALANQUETAS, ALEGRIAS, DOCES COBERTOS E GARAPIÑADOS. 

COM A CEIA TODA PREPARADA, O COZINHEIRO BONACHÃO TIROU O SEU VELHO CALHAMBEQUE DA GARAGEM E COLOCOU O PÉ NA ESTRADA RUMO A ENSOLARADA ACAPULCO. 

QUANDO LÁ CHEGOU JÁ ERA VÉSPERA DA NOITE DA PASSAGEM DE ANO E ELE DEPOIS DE UMA LONGA VIAGEM, CANSADO ADORMECEU E TEVE UM PROLONGADO E ASSUSTADOR SONHO. 

MANOLITO SE VIA SEM O SEU FIEL SOMBREIRO, POIS SUA CABEÇA ESTAVA PARECENDO UMA PIMENTA MALAGUETA DE TÃO VERMELHA QUE SE ENCONTRAVA E PARA PIORAR A SUA PASSAGEM DE ANO IR POR ÁGUA ABAIXO, POIS, ELE VIA QUE OS PRATOS DELICIOSOS E AS DOCES SOBREMESAS QUE HAVIA PREPARADO ESTAVA SUMINDO POUCO A POUCO MISTERIOSAMENTE. 

MANOLITO FICOU DESESPERADO COM O SUMIÇO DAS COMIDAS DO BANQUETE DA CEIA DE ANO NOVO, ELE COMEÇOU A CORRER ATRÁS DO VULTO MISTERIOSO QUE ESTAVA SURRUPIANDO AS SUAS DELICIOSAS GULOSEIMAS.  

MAS O GATUNO ERA MAIS RÁPIDO QUE ELE, E POR MAIS QUE O BONACHÃO TENTASSE ALCANÇÁ-LO NÃO CONSEGUIA, POIS PARECIA QUE A CRIATURA MISTERIOSA TINHA ASAS NOS PÉS. 

MANOLITO A ESSA ALTURA JÁ ESTAVA COM A CABEÇA FERVENDO, POIS, O SOL ESTAVA MUITO CALIENTE E SEM O SEU FIEL SOMBREIRO, O BONACHÃO NÃO CONSEGUIA FAZER MAIS NADA E JÁ NÃO ESTAVA RACIOCINANDO COM SABEDORIA. 

ENTÃO, ELE NUM ATO ENLOUQUECEDOR COMEÇOU A CHAMAR PELO SEU FIEL SOMBREIRO E DE TANTO IMPLORAR A PRESENÇA DO SEU FIEL SOMBREIRO AO SEU LADO NAQUELE DELICADO MOMENTO PELO QUAL EESTAVA PASSANDO AO VER AS SUAS PRECIOSAS COMIDAS SEREM ROUBADAS MISTERIOSAMENTE DIANTE DOS SEUS OLHOS. 

ENTÃO, EIS QUE O SEU ENORME SOMBREIRO CAI DIRETO NA SUA CABEÇA COMO NUM PASSE DE MÁGICA. 

MANOLITO FICOU DE BOCA ABERTA AO DESCOBRIR QUE O SEU FIEL SOMBREIRO DE TODAS AS HORAS, TINHA O PODER DE VOAR, POIS, O BONACHÃO NÃO TINHA A MENOR IDEIA QUE AQUELE VELHO SOMBREIRO ERA ENCANTADO. 

ASSIM O MEXICANO COMILÃO COLOCOU O ENORME SOMBRIRO NA SUA CABEÇA E NESSE MOMENTO FOI ARREBATADO DO CHÃO E COMEÇOU A SOBREVOAR O JÁ ESTRELADO CÉU DE ACAPULCO. 

NESSE MOMENTO FALTAVA MEIA HORA PARA UM NOVO ANO SE ROMPER EM TODOS OS CONTINENTES E MANOLITO JÁ VIA A SUA CEIA FARTA DESAPARECER COMO BOLHAS DE SABÃO NO AR. 

ENTÃO, MANOLITO ORDENOU AO SEU FIEL SOMBREIRO PARA QUE PUSSESSE SEBO NAS CANELAS PARA QUE ALCANÇASSE O GATUNO QUE ESTAVA SURRUPIANDO A SUA FARTA CEIA QUE ELE HAVIA FEITO COM TANTO AMOR E CARINHO PARA COMEMORAR A CHEGADA DE MAIS UM ANO NOVO. 

O GATUNO CORRIA FEITO UMA LOCOMOTIVA E CONTINUAVA A DIFICULTAR QUE O COMILÃO BONAÇÃO O CAPTURASSE. 

MANOLITO PARECIA ESTAR DENTRO DE UMA NAVE ESPACIAL, POIS, O SEU SOMBREIRO SOLTAVA FAÍSCAS AVERMELHADAS, ILUMINANDO TODO O CÉU FAZENDO COM QUE O BIGODUDO GIRASSE NO SEU FORRO COMO SE FOSSE UM SATÉLITE ENTRANDO NA ÓRBITA DA TERRA. 

ASSIM O SOMBREIRO PRONTAMENTE ATENDEU O PEDIDO DE MANOLITO E MAIS RAPIDO QUE A VELOCIDADE DE UM COMETA ACELEROU FUNDO E FINALMENTE ALÇANÇOU O GATUNO QUE ESTAVA PASSANDO A MÃO NA SUA FARTA CEIA DE NOITE DE ANO NOVO. 

ENTÃO PARA A SUA E INESPERADA SURPRESA, O COMILÃO VIU QUE O GATUNO QUE ESTAVA SURRUPIANDO AS GULOSEIMAS DA SUA CEIA DA NOITE DE ANO NOVO ERA O PIMENTINHA, O SEU CACHORRINHO DE ESTIMAÇÃO. 

QUANDO O PONTEIRO DO RELÓGIO INCAVA MEIA NOITE, O SOMBEIRO VOADOR AAREMESSOU MANOLITO DE VOLTA AO CHÃO, FAZENDO COM QUE NESSE MOMENTO, ELE DESPERTASSE DE SEU PESADO SONHO E ENCONTRAS SE TODOS OS SEUS FAMILIARES E CONVIDADOS QUE AO SOM DE FELIZ ANO NOVO SAUDAVAM O NASCER DE MAIS UM NOVO ANO DEGUSTANDO E SABORIANDO AS DELICIOSAS GULOSEIMAS PREPARADAS PELAS GENEROSAS MÃOS DE FADA DO COZINHEIRO BONACHÃO. 

QUANDO ELE APARECEU NA BEIRA DA PRAIA PARA SE JUNTAR AOS SEUS FAMÍLIARES E CONVIDADOS, TODOS GRITARAM EM CORO: 

VIVA O MÉXICO!  FELIZ ANO NOVO MANOLITO, O HOMEM DO SOMBREIRO VOADOR! 

E MANOLITO ALIVIADODE DE SABER QUE TUDO O QUE HAVIA SE PASSADO NA PASSAGEM DE ANO TINHA SIDO APENAS UM SONHO ASSUSTADOR, DISSE: 

- FELIZ ANO NOVO MEUS QUERIDOS! AGORA É HORA DE COMEMORAR MAIS UM ANO COMENDO ATÉ SE EMPATURRAR COM AS MINHAS GULOSEIMAS APIMENTADAS E SABOROSAS ADMIRANDO A LUZ DO LUAR DA MINHA BELÍSSIMA E INESQUECÍVEL ACAPULCO!

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 18/01/2022
Alterado em 16/02/2024
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos